Governo de Sergipe qualifica a educação no agreste central sergipano

Escolas são modernizadas, recebem climatização, avançam em projetos pedagógicos com investimentos de mais de R$ 47 milhões aplicados, somente em infraestrutura

Por Jennifer Nyrla (estagiária)

Nos últimos três anos, a rede pública estadual de ensino do agreste central sergipano vive um momento de transformação. Entre obras inauguradas e em andamento, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), já investiu R$ 47.990.170,07 em infraestrutura de escolas nos municípios que compõem a Diretoria Regional de Educação (DRE) 3. As melhorias vão desde reformas estruturais e ampliação de espaços até a construção de quadras, creches e áreas recreativas, promovendo mais conforto, acessibilidade e qualidade de ensino para os estudantes e educadores da região. No total, 26 escolas estão climatizadas e outras cinco estão em processo de climatização.

As melhorias na escola contribuem diretamente para a ampliação de programas como o Acolher e a Monitoria Escolar, os quais fortalecem o vínculo entre os estudantes, os professores e a comunidade, reforçando um modelo de educação pública com mais equidade, infraestrutura e oportunidades para os alunos. “São ações para além do estrutural, mas que garantem melhoria no ambiente de trabalho e sobretudo possibilidade de uma educação mais equânime e inclusiva por meio de projetos, de atividades sociais e que melhoram os índices da educação”, destaca o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral. 

Os avanços estruturais estão por toda a região e avançam, também, no projeto pedagógico e de formação cidadã. As intervenções alcançam, praticamente, todos os 14 municípios sob responsabilidade da DRE 3. Entre as obras em andamento, o investimento total é de R$ 31.213.083,48, com destaque para o Centro de Excelência Roque José de Souza, no município de Campo do Brito, que passa por uma reforma e ampliação do prédio, com conclusão da quadra e dos vestiário, além do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, em Moita Bonita, que passa por reforma e ampliação, com a construção de nova arquibancada e vestiários, e outros locais como o Centro de Excelência Professor Gentil Tavares da Mota, em Frei Paulo, a Escola Estadual Martinho Garcez, também em Frei Paulo, e o Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, que passarão por reforma e ampliação. 

O diretor da DRE 3, Gladston dos Santos, ressalta que uma escola com uma infraestrutura adequada contribui para o bem-estar dos estudantes, criando um ambiente seguro, acolhedor e confortável, que melhora a segurança e a concentração, tornando o ambiente físico mais agradável para o desenvolvimento de competências e habilidades de que os estudantes precisam. “Esses novos espaços que nossas escolas vêm recebendo, por meio de investimentos que são caracterizados para proporcionar a aprendizagem aos nossos estudantes, melhorias como as bibliotecas, laboratórios de ciências, de informática, quadras e climatização, são essenciais e indispensáveis para que possamos ter um ambiente físico bem estruturado, melhorando assim o clima geral das nossas unidades de ensino”, ressaltou.

Em Itabaiana, sede da DRE 3, o Colégio Estadual Murilo Braga passa por um aumento de carga elétrica e adequações de ambientes para a climatização da escola, garantindo uma melhor infraestrutura e suporte para as atividades pedagógicas e tecnológicas.

No mesmo período dos últimos três anos, o Governo de Sergipe inaugurou obras que já foram finalizadas e beneficiaram milhares de estudantes, com um investimento de R$ 16.392.171,85. Entre as obras está a do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, que passou por uma reforma do ginásio e da quadra de esportes e foi inaugurado em fevereiro de 2024; a do Colégio Estadual Eduardo Silveira, que passou por reforma e ampliação e construção de quadra com vestiários, entregue em dezembro de 2023; a do Centro de Excelência Dr. Augusto César Leite, que passou pela reforma da quadra e construção de vestiários, entregue em outubro de 2024; a do Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, que passou pela reforma da quadra e construção de vestiário, entregue em maio de 2023; a do Colégio Rotary Dr. Carlos Melo, cujo prédio passou por reforma e ampliação e foi inaugurado em agosto de 2025; e a do Colégio Estadual Martinho Garcez, em Frei Paulo, que passou pela construção de quadra no padrão Seed e foi entregue em maio de 2024.

Entre as escolas da região que foram beneficiadas, o Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, representa bem o impacto dessa nova fase de escolas que já finalizaram o processo de reforma. A unidade escolar ganhou um novo ginásio e uma quadra totalmente revitalizada, além de intervenções elétricas e estruturais que modernizam o ambiente e garantem melhores condições de aprendizagem. Com essas melhorias, o Colégio Estadual Murilo Braga reafirma seu papel como polo de referência não apenas em ensino, mas, também, em esporte, ciência e cultura, que são pilares essenciais para a educação pública de qualidade.

Para os estudantes da unidade escolar, as melhorias na escola ajudaram e impactaram bastante o ambiente escolar, pois os espaços se tornaram mais organizados e agradáveis. Todos os ambientes do prédio incentivaram os alunos na participação em atividades, pois, com uma melhor estrutura e conforto, os estudantes se tornam mais dispostos, como pontua o aluno Mikael Santos da Silva. “A reforma trouxe várias melhorias para a escola. Além disso, o colégio está passando por um processo de climatização e, em breve, todas as salas estarão climatizadas. Essas mudanças melhoraram bastante o ambiente escolar e deixaram os estudantes mais confortáveis, o que influencia positivamente tanto na convivência quanto no nosso desempenho acadêmico”, ressaltou.

Já a estudante Anna Luiza da Silva destaca que as melhorias que ocorreram na escola chegaram para trazer mais conforto para os estudantes. “A reforma apresentou melhorias muito positivas. Vários ambientes da escola estavam precisando de manutenção. O pátio ficou muito bom com um novo palco, e essas melhorias impactaram bastante o ambiente escolar, pois, antes, estávamos com a infraestrutura da escola muito abalada e, agora, estamos com um ambiente escolar bem melhor”, frisou.

Transformação social

Além das reformas estruturais, programas como o Acolher, Estudante Monitor, Cuidar-se e Sergipe no Mundo e o Alfabetizar pra Valer contribuem para as melhorias pedagógicas e para a formação dos estudantes. Atualmente, cerca de 610 estudantes de 27 escolas desenvolvem o trabalho de monitoria de desempenho e busca ativa escolar. Os alunos passam por formação cidadã e são estimulados ao protagonismo juvenil e liderança, além de manter bons resultados no aprendizado.

Mensalmente, com o acompanhamento do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), acontece a oferta de absorventes higiênicos do Programa Cuidar-se nas escolas, além do desenvolvimento de ações de orientação sobre higiene e da conscientização acerca da importância desse item para as pessoas que menstruam.

Nesta edição de internacionalização da educação, o Sergipe no Mundo, quatro estudantes da rede pública estadual de ensino do agreste central sergipano foram selecionados para participar de uma experiência de intercâmbio, trazendo uma bagagem repleta de vivências que servem como referência para outras unidades de ensino.

O aluno Riquelme Dias, do Colégio Estadual Marcolino Santos, de Macambira, fez intercâmbio em Brighton, na Inglaterra. Ele é um dos quatro estudantes que ao longo dos dois anos de “Sergipe no Mundo” tiveram a oportunidade de emergir no estudo de uma língua estrangeira e conhecer novas culturas. “Nunca imagei que isso um dia poderia acontecer. Moro em um povoado que conta com apenas 62 habitantes e estudo em uma cidade pequena que é Macambira, então esse tipo de viagem seria inimaginável para mim. O programa me proporcionou um grande crescimento pessoal. Graças a ele, hoje eu consigo me expressar de uma melhor forma, por conta das várias entrevistas que dei e por dialogar com novas pessoas que não faziam parte do meu convívio. Também aprendi a me virar mais sozinho, ser um pouco mais ‘independente’. Afinal de contas, eu estava muito longe de casa e sem nenhum parente próximo, apenas eu, meu grupo e minha guia”, afirmou.

Sobre o aperfeiçoamento da língua inglesa, o intercambista destaca que teve uma grande evolução em curto período. “Antes do intercâmbio, eu só sabia contar até 10, dizer meu nome e algumas palavras soltas, como coffee ou blue, mas, após o intercâmbio, consigo traduzir vários textos, ter pequenos diálogos e consigo entender bem mais quando as pessoas falam em inglês”, destacou.

O governo também participa da transformação social por meio da educação em regime de colaboração com os municípios, por meio do Alfabetizar pra Valer e o Programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei). Com investimento geral de R$ 5,1 milhões em infraestrutura e R$ 300 mil em mobiliário, as creches do tipo 1 terão capacidade para atender a 316 crianças. Já as creches do tipo 2, com recursos de R$ 3,2 milhões para obras e R$ 200 mil para mobiliário, atenderão até 158 crianças.

Até o momento, o município contemplado na Diretoria Regional de Educação do agreste com unidades do tipo 1 é Carira, e creches do tipo 2 serão construídas em Areia Branca e Campo do Brito.  

Fotos | Ascom Seed

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