Governo do Estado participa da Formação de Instrutores de Círculo de Construção de Paz

Atividade promovida pelo Instituto Moinho de Paz objetivou promover habilidades para os técnicos atuarem em situação de conflitos

Autor: Silvio Oliveira

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), participou da formação de Instrutores de Círculos de Construção de Paz (CCP) e Justiça Restaurativa, realizada pelo Instituto Moinho da Paz. A formação teve como objetivos promover as habilidades dos (as) instrutores (as) para formar novos facilitadores (as) a fim de atuarem em situações não conflitivas de menor complexidade, aprofundar os elementos  teóricos da Justiça Restaurativa com foco nas áreas de: Educação, Criança e Adolescente, Família e Comunidade, e Proteção à mulher.

Representada pelas técnicas Ana Mércia Dantas, Cláudia Paixão, Lorena Borges e Silvaneide Vieira, a formação teve carga-horária total de 42 horas, a fim de torná-las formadoras de novos facilitadores/as em situações menos complexas, com o objetivo de promover novas ferramentas dialógicas educacionais para a Rede Estadual de Ensino de Sergipe.

“Essa formação possibilita a integração do potencial dos instrutores na articulação dos recursos de gestão da convivência e na promoção de estratégias capazes de convergir os interesses subjetivos, os valores humanos e os propósitos institucionais”, afirmou o coordenador do programa Acolher, Pedro Santana.

Por meio dos Círculos de Construção de Paz, os instrutores são qualificados para abordar conteúdos sensíveis relativos às diversidades, discriminações, violências domésticas, inter-religiosas, questão de gênero, drogadição, idosos, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas e migrantes.

De acordo com Pedro Santana, a formação de instrutores para Círculos de Construção de Paz é de suma relevância para aprimoramento das ações do Programa Acolher. “As profissionais qualificadas terão o papel de formar novos facilitadores para atuarem nas escolas da rede estadual na perspectiva de mediar conflitos e promover a cultura de paz”, disse.

O curso foi ministrado durante o mês de agosto, com seis encontros virtuais e uma imersão com duração de três dias de forma presencial, na cidade de Salvador/BA, cuja natureza serviu à vivência dos participantes nas Práticas Circulares.  

Fotos: Divulgação Seed

Notícias Anteriores