Entrega oficial reuniu autoridades, estudantes e familiares em evento marcado por emoção, parceria institucional e novos incentivos para ampliar a inclusão digital dos jovens
Autora: Jennifer Nyrla (estagiária)
Com o objetivo de proporcionar experiências internacionais aos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), promoveu, nesta quinta-feira,17, a entrega dos kits de viagem aos 50 estudantes selecionados para a primeira turma da 2ª edição do programa ‘Sergipe no Mundo’. A cerimônia aconteceu durante a inauguração da reforma e ampliação do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, e contou com a presença de pais, estudantes, equipes técnicas da Seed e autoridades.
O kit entregue aos intercambistas é completo e pensado para garantir conforto e segurança durante os 30 dias de intercâmbio. Cada aluno recebeu uma mala de 23kg com capa, mochila, nécessaire, camiseta, conjunto de moletom, diário de bordo, garrafa térmica (squeeze), etiquetas de bagagem, bolsa lateral e broches com a identidade visual do programa. Além dos itens de viagem, os jovens receberam um aparelho celular doado pela Receita Federal.
Após inaugurar as novas instalações do centro de excelência, o governador Fábio Mitidieri destacou o ‘Sergipe no Mundo’ como uma política de futuro. “Essa é uma iniciativa que mostra, na prática, o que significa investir em educação com equidade, ampliando horizontes e garantindo que nossos jovens sonhem e realizem”, finalizou.
O governador, juntamente com o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, acompanhados de secretários de estado e autoridades, fez a entrega simbólica a alunos de cada país, ou seja, da Inglaterra, Irlanda, França e Espanha. A cada entrega, os participantes espelhavam emoção e realização.
O secretário Zezinho Sobral destacou que o programa representa a construção de uma nova geração de jovens inspiradores. “Eles embarcam com suporte completo e voltam com bagagem cultural, novos aprendizados e histórias para compartilhar. São sementes de transformação na educação sergipana”, disse.
Novidades e surpresas
Uma das novidades dessa edição é a parceria com a Receita Federal, que resultou na entrega de 100 aparelhos celulares, oriundos de apreensões realizadas pela instituição em outros estados. O delegado da Receita Federal, André Ricardo, explicou que os aparelhos foram descaminhos recolhidos no estado da Bahia e destinados aos intercambistas para fortalecer a comunicação com suas famílias durante o período fora do país. “É uma pequena, mas significativa contribuição, que mostra como a união entre instituições públicas pode transformar vidas. Foi um processo rápido, que durou cerca de uma semana para a aprovação e que agora esses celulares obtiveram um destino maior com esses estudantes, já que eles acabariam sendo destruídos”, destacou.
A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional e coordenadora do ‘Sergipe no Mundo’, Eliane Passos, ressaltou a parceria com a Superintendência da Polícia Federal e com a Receita Federal em Sergipe e destacou que a cada passo dado no intercâmbio, como a emissão do passaporte, todos vibram pelas conquistas, desde os policiais federais aos pais de alunos. “Sabemos como um intercâmbio é o sonho de gerações e qualquer avanço, todos vibram pelos alunos. Agradecemos a parceria, inclusive da Empresa de Intercâmbios Seda, que ofertará cursos de idiomas gratuitos para os pais de alunos”, destacou.
Momento único
A estudante intercambista do Colégio Estadual Almirante Barroso, Elisabeth Aragão, que embarcará para Servilha, na Espanha, afirmou estar vivendo um momento único. “Estou muito empolgada porque irei para um outro país, conhecer novas pessoas e culturas diferentes. Sinto-me muito feliz e realizada com essa oportunidade; isso é um privilégio, pois nunca sonhei viver algo assim na minha vida”, disse a estudante.
Para a estudante Raquel Cardoso, do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Góis, a qual embarcará para Cambridge, na Inglaterra, a iniciativa reforça o sentimento de inclusão. “É muito legal saber que esses aparelhos, que poderiam ficar parados, foram destinados para algo tão importante como nossa comunicação com a família. Nem todos temos condições de ter um celular adequado”, comentou.
A emoção também tomou conta das famílias. A mãe da estudante, Iolanda Cardoso, compartilhou o orgulho de ver a filha realizar um sonho. “É muito emocionante ver minha filha vivendo essa oportunidade que dá visibilidade aos estudantes e valoriza a educação pública”, afirmou.
Primeiro embarque
O embarque da primeira turma está previsto para o dia 26 de julho, com destino às cidades de Waterford e Galway (Irlanda); Brighton e Cambridge (Inglaterra); Málaga (Espanha) e Lyon (França). A segunda turma, prevista para o segundo semestre, viajará para Vancouver (Canadá), San Diego (EUA), Camberra (Austrália) e Sevilha (Espanha). Todos os estudantes recebem, gratuitamente, a documentação necessária para a viagem, como passaporte e visto.
As despesas do estudante intercambista durante a estada no país de destino serão custeadas por meio de uma bolsa de manutenção, correspondente a 1.000 vezes o valor da moeda do país de destino. Os jovens receberão apoio financeiro de R$ 1.100 para despesas pessoais e acompanhamento psicossocial por meio do Programa Acolher.
Os estudantes contemplados com o intercâmbio, ao retornarem da imersão cultural e linguística, estarão automaticamente matriculados nos devidos cursos de idiomas no Centro Estadual de Idiomas.
Fotos: Maria Odília