Governo, Fundação Lemann e Instituto Natura discutem estratégias para alfabetização de crianças na idade certa

Por Lucas Silva
Fonte: ASCOM / SEED

Os institutos propuseram ao Governo de Sergipe uma parceria técnica, sem contrapartida financeira, cujo objetivo é colaborar para a implementação de uma política de Educação focada em alfabetizar os estudantes do último ano da educação infantil e do ensino fundamental I

 

Estabelecer parcerias entre o Estado e os 75 municípios sergipanos para o cumprimento adequado dos papeis definidos constitucionalmente para essas duas esferas de governo na oferta do ensino público é um dos compromissos do Governo de Sergipe.

 

Nesse sentido, a vice-governadora, Eliane Aquino, acompanhada dos titulares das pastas da Educação (Seduc) e da Inclusão Social (Seit), professores Josué Modesto e Leda Couto, discutiu nesta terça-feira, 5, com representantes da Fundação Lemann e Instituto Natura, a adoção de estratégias para alfabetizar alunos da rede pública de ensino na idade correta, a partir da implementação de uma política pública de Estado em regime de colaboração com os municípios.

 

Nesta reunião de trabalho, realizada no Gabinete da Seduc, em Aracaju, o diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, a coordenadora de projetos e a gerente de projetos da Fundação Lemann, Camila Pereira e Márcia Ferri, apresentaram à vice-governadora e aos secretários de Estado o Programa Alfabetização na Idade Certa em Regime de Colaboração com Municípios (PARC), uma iniciativa que objetiva apoiar tecnicamente governos estaduais na implementação de políticas públicas focadas na alfabetização dos alunos do último ano da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

 

De acordo com Eliane Aquino, o apoio do Estado aos municípios para oferta do ensino de nível fundamental é crucial para que os alunos da rede pública possam ter uma educação de qualidade em escolas que lhes garanta equidade social.

 

Segundo afirmou aos representantes das instituições, a alfabetização dos alunos da rede pública de Sergipe na idade correta é uma questão urgente para o Governo do Estado.

 

“Então, estamos abertos a receber o apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura, instituições que nos propuseram um acordo de colaboração para que implementemos, em colaboração com os municípios, estratégias de alfabetização voltadas ao aprendizado da língua portuguesa e da matemática, em níveis satisfatórios”, afirmou a vice-governadora.

 

No encontro, David Saad destacou que o Instituto Natura atua desde 2016 como parceiro do Governo do Estado na implantação do Programa Estadual de Ensino Integral Escola Educa Mais, e o engajamento da Seduc, ressaltou, fez com que a instituição vislumbrasse a possibilidade de tornar Sergipe um caso de sucesso em qualidade de ensino público, considerando-se suas dimensões geográficas e demográficas.

 

“O governador do Estado colocou a Educação como prioridade de sua gestão e, com isso, nós entendemos que valeria a pena complementarmos a oferta de apoio a Sergipe na implementação de políticas públicas que consideramos, todos, de grande importância, como as de alfabetização e as de ensino médio. A escolha de Sergipe para ser nosso parceiro nessa iniciativa se dá pela crença do Estado na Educação e por acreditarmos que Sergipe tem condições de melhorar rapidamente o processo de alfabetização de seus alunos”, pontuou o diretor-presidente do Instituto Natura.

 

Para Josué Modesto, embora inicial, o encontro foi produtivo e deverá avançar nos próximos dias a partir de reuniões de alinhamento que serão realizadas entre técnicos do governo estadual e das instituições propositoras da parceria. Porém, frisou o secretário estadual da Educação, “a decisão quanto à formalização desse acordo de cooperação será tomada pelo governador do Estado, em reunião a ser realizada ainda este mês com os representantes da Fundação Lemann e do Instituto Natura, pois, para o sucesso desta iniciativa é necessário que haja compromisso e empenho do governo estadual em articular junto às prefeituras a implementação desse programa nas redes municipais de ensino”, explicou.

 

Notícias Anteriores