Governo investe mais de R$ 61 milhões na construção de escolas profissionalizantes

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED


Os centros estaduais de educação profissional ofertam cursos técnicos voltados para a vocação econômica da região onde estão inseridos

 

É visível o avanço na obra de construção do Centro de Educação Profissionalizante na cidade de Umbaúba, no extremo sul do estado, a 105 km da capital. Essa é uma das unidades de ensino técnico-profissionalizantes que estão sendo construídas pelo Governo de Sergipe.

 

Esse centro profissionalizante oferecerá 504 vagas voltadas para a cadeia produtiva do setor têxtil, sendo o primeiro a ofertar curso técnico de moda e vestuário no Estado, priorizando o acesso para os jovens dos municípios das regiões sul e centro-sul sergipanas.

 

Além de Umbaúba, o governo estadual está investindo em unidades profissionalizantes em Nossa Senhora das Dores e em Nossa Senhora do Socorro e já dispõe de outras unidades de educação profissionalizante em funcionamento em Itabaiana, Carmópolis, Boquim e Propriá.

 

Apenas nesta obra em Umbaúba, o Governo do Estado está investindo R$ 10.106.889,58 por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), com execução da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

 

"Estamos com aproximadamente 70% da obra realizada, já na fase de acabamentos, cobertura, estrutura metálica, instalação elétrica e pintura. É a parte final, e a previsão de conclusão é para novembro deste ano", informou o engenheiro Paulo Agra, da empresa Camel, responsável pelos serviços de edificação do Centro Profissionalizante de Umbaúba.


Mas o investimento maior é no futuro dos jovens sergipanos. É o que afirma o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho. "O ensino profissionalizante vai formar e inserir os jovens concluintes do ensino médio no mercado de trabalho", afirma. 

 

De acordo com Jorge Carvalho, a proposta é atender à demanda do mercado por mão de obra especializada e, por esse motivo, cada centro foi planejado levando-se em consideração as vocações econômicas de suas respectivas regiões.

 

Mercado de trabalho

 

Ter uma profissão é o desejo de qualquer jovem, e esta nova oportunidade, em sua cidade, é a chance que faltava, na opinião da estudante umbaubense Reniana Conceição. Aos 24 anos, ela se mostra esperançosa com a perspectiva de inauguração do Centro Profissionalizante de Umbaúba e acredita que muitos jovens poderão ser beneficiados.

 

"Fiquei feliz por saber que estão construindo uma escola técnica aqui em nossa cidade. Espero que venha a trazer melhorias porque os jovens de Umbaúba atualmente necessitam disso. Os jovens daqui infelizmente estão se perdendo, e se tiver um comprometimento sério por parte de quem administra será muito bom mesmo. Espero que eu tenha a oportunidade de entrar, terminar meus estudos e me tornar uma profissional", relatou.

 

Também moradora de Umbaúba, Maria Cleide Messias está desempregada e espera mudar esta situação com uma formação profissionalizante.

 

"Quem não quer ter uma profissão? Até eu me animaria a voltar a estudar. Espero que a nova escola traga benefícios à população, não só para Umbaúba, mas também para toda a região", torce.

 

Ensino profissionalizante


Estão em fase final de construção também outros dois centros de educação profissionalizante nos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora das Dores, além do que já foi concluído e aguarda inauguração no conjunto Jardim, também em Nossa Senhora do Socorro; este último voltado para a área da saúde.

 

Todos eles seguem um modelo padrão de escolas de educação profissional elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC). O objetivo do governo estadual é dispor de uma escola profissionalizante em cada um dos oito territórios sergipanos.

Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) já dispõe de escolas profissionalizantes em Itabaiana (Murilo Braga), Carmópolis ( unidade de Petróleo e Gás Governador Marcelo Déda), Neópolis (CEEP Agonalto Pacheco), Aracaju (CEEP José Figueiredo Barreto e Conservatório de Música), Poço Redondo (CEEP Dom José Brandão de Castro), Boquim (CEEP Maria Fontes de Faria – Dona Marieta), Propriá (Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa) e Japoatã (Escola Família Agrícola de Ladeirinhas).


Segundo a diretora do Departamento de Educação (DED/Seed), Gabriela Zelice, a decisão do Governo de Sergipe de construir centros profissionalizantes acompanha uma tendência nacional para a flexibilização do ensino médio.

 

"As discussões acerca do ensino médio entendem que não só o Enem e o acesso à faculdade devem ser o caminho para o jovem que conclui o ensino médio. Ele deve ter uma alternativa, que são os cursos técnicos profissionalizantes. Essa tendência do país está sendo atentamente observada pela Secretaria de Estado da Educação", explica Zelice.

 

Construção

 

A obra conta atualmente com 63 funcionários que executam trabalhos em diferentes pontos, como o auditório, que terá capacidade para 200 pessoas; na cobertura da quadra poliesportiva e nos revestimentos em geral. Segundo o engenheiro da obra, Daniel Nou, cerca de 85% da mão de obra é composta por trabalhadores da cidade. "Nós demos preferência em contratar pessoal local, somente em áreas especializadas que não encontramos aqui, trouxemos de fora", afirmou.

 

Outra característica da construção é o reaproveitamento da água da chuva. "Toda água que cai na cobertura, nas telhas vão para as calhas e desce para a tubulação que vão para um reservatório. Essa água será utilizada na irrigação para a jardinagem", acrescentou o engenheiro.

Instalado em uma área de 14.537,93m², na rua 1º de Maio, Centro de Umbaúba, o prédio escolar conta com 5.577,39m² de área construída. A ampla estrutura contará com blocos administrativo e pedagógico, constituídos por dois pavimentos, que contarão com 12 salas de aula, e capacidade para 42 alunos cada; seis laboratórios para as disciplinas de química, biologia, física, matemática, línguas e informática; setor administrativo e dois laboratórios especiais.


"Contará ainda com uma biblioteca com dois pavimentos e estação elevatória, além das escadas, para o uso por pessoas com deficiência. A acessibilidade também foi observada. O centro atende às normas técnicas em todos os ambientes, com piso tátil e rampas de acesso, tanto no entorno quanto em sua parte interna, além de banheiros adaptados", explica o fiscal da Cehop, Daniel Marques.


O Centro Profissionalizante de Umbaúba vai contar ainda com uma rede de combate a incêndio com hidrantes, sistema de proteção contra descargas atmosféricas e sistema de irrigação para as áreas gramadas. Existe também um anfiteatro e o bloco de serviço, que vai dispor de vivência, cozinha e despensas, além do estacionamento interno para 35 veículos, bicicletário e motário.


Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Notícias Anteriores