Por Lívia Lessa
Fonte: ASCOM / SEED
A Banda Marcial do Colégio Estadual Petrônio Portela, localizado na capital sergipana, se destacou no XXV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras com premiação em cinco categorias.
Por Lívia Lessa
A comunidade residente em Maruim está em festa. O motivo de tanta comemoração é que a Banda Fênix de Percussão, do Colégio Felipe Tiago Gomes, foi a vencedora na categoria Percussão Melódica Juvenil no Campeonato Norte-Nordeste de Bandas e Fanfarras , realizado em Altinho (PE), no dia 1° de dezembro. A 11ª edição do evento, promovido pela Associação Norte-Nordeste de Bandas e Fanfarras (ANNEBAF), foi realizada no Ginásio Poliesportivo Edvanilson de Barros Melo.
O diretor da unidade escolar, Luciano Santana Santos, afirma que toda a comunidade escolar está orgulhosa com essa conquista. “Acima de tudo, o objetivo do Colégio Felipe Tiago Gomes é desenvolver as habilidades e competências dos nossos alunos. Sendo assim, nos preocupamos com a formação de um modo integral, promovendo a valorização desses jovens e a inclusão social deles”, ressalta.
O músico e maestro da Banda Fênix de Percussão, Tiago Correia, comenta que com menos de um ano de formação, a banda já se destacava nas competições. “A música para todos nós é sinônimo de amor. As conquistas são resultados do trabalho, empenho e dedicação dos membros da banda. Confesso que aprendo diariamente com esses jovens”, afirma.
Banda Fênix de Percussão
A Banda Fênix de Percussão foi fundada no ano de 2017 e atualmente conta com a participação de 60 integrantes. “Esta conquista em Pernambuco não é o nosso primeiro título. No ano passado, conquistamos o 1° lugar, na categoria Corpo Coreográfico – Linha de Frente, no Concurso de Bandas de Sergipe, realizado em Rosário do Catete”, relembra o integrante, coreógrafo e coordenador geral, David Luiz Souza.
Ainda conforme Davi Luiz, fazer parte da banda é uma experiência enriquecedora. “Foi gratificante trazer esses prêmios para Maruim. Nosso trabalho é árduo. Ensaiamos todos os dias, e um dos critérios para ser integrante da banda é ter bom rendimento escolar”, adiciona, ao comentar que a banda conta com o apoio e incentivo da gestão escolar.
Para Denilson Santos Andrade, aluno da 1ª série, é uma honra ser integrante da banda. “Toco lira e confesso que tenho amor pela música. Por isso, fazer parte da Banda Fênix de Percussão é maravilhoso”, disse. Já Mateus Marcel, do 9° ano, afirma cada vez mais gostar das atividades. “Os ensaios são uma ótima oportunidade para ampliar os meus conhecimentos e aperfeiçoar o nível técnico. Percebo que estou tocando melhor o instrumento lira”, disse.
A jovem Cinthia Ferreira Serafim, 1ª série, é membro do corpo coreográfico. De acordo com ela, a Banda Fênix de Percussão é como uma grande família. “Foi incrível participar do Campeonato Norte-Nordeste de Bandas e Fanfarras. Estou imensamente feliz com nossas conquistas”, afirmou.
O estudante do 7° ano, Gabriel Santos, disse que está imensamente feliz e orgulhoso com os títulos. “Toco bumbo tenor. Nos dedicamos muito e reconheço que para todos nós essa projeção é importante. Todo o esforço e dedicação nos ensaios valem a pena. Fazer parte da banda me fez reconhecer como um músico”, declarou.
Banda Marcial do Colégio Estadual Petrônio Portela
A Banda Marcial do Colégio Estadual Petrônio Portela, localizado na capital sergipana, se destacou no XXV Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras com premiação em cinco categorias. O evento é organizado pela Associação de Bandas e Fanfarras e Regentes de Pernambuco (Abanfare). A competição aconteceu no dia 25 de novembro, no Marco Zero, em Recife (PE).
A Banda Marcial do Colégio Estadual Petrônio Portela levou troféus nas seguintes categorias: Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Sênior, Banda de Percussão Simples, Banda de Percussão Juvenil Master, Banda Show e Banda de Concerto.
Associação Norte-Nordeste de Bandas e Fanfarras
A competição é uma promoção do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Gerência de Bandas da Secretaria da Educação (SEE) e Associação Norte-Nordeste de Bandas e Fanfarras (ANNEBAF). O evento reuniu grupos de nove Estados: Paraíba, Pernambuco, Rio grande do Norte, Maranhão, Bahia, Ceará, Alagoas e Sergipe.
A Copa tem como propósito estimular a participação dos alunos em bandas e fanfarras, bem como o desenvolvimento e intercâmbio da arte musical em escolas estaduais e municipais. A competição foi realizada nas categorias marcial mirim, infantil e percussão juvenil, musical juvenil, musical máster, marcial infantojuvenil, marcial juvenil, marcial máster e show.















