Grupo Permanente de Educação Ambiental da Seed promove mais um encontro

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

 

Criado no último mês de julho pela Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8) e pelo Serviço de Educação em Direitos Humanos (Sedh/Ded/Seed), o Grupo Permanente de Discussão de Educação Ambiental visa promover um elo maior entre professores, gestores e técnicos pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação em torno de ações voltadas para a educação ambiental.

 

Em seu terceiro encontro, realizado nesta terça-feira, 25, no auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, o Grupo promoveu um seminário com o professor Robério Anastácio Ferreira, que teve como tema "Sustentabilidade e proteção aos recursos naturais".

 

Doutor em Agronomia e chefe do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe, o professor Robério convidou os participantes a uma reflexão sobre as ações ambientais desenvolvidas no rio São Francisco.

De acordo com ele, o objetivo do seminário foi "mostrar o que está acontecendo na Bacia do São Francisco do ponto de vista da degradação ambiental e apresentar como contraponto o que pode ser feito para melhorar a situação do rio".

 

Após essa palestra, os participantes do 3º Encontro do Grupo Permanente de Discussão de Educação Ambiental fizeram o plantio simbólico de uma muda de árvore pau-brasil nas dependências da Seed, em local escolhido pelo professor Robério.

 

Sob a orientação da técnica do Núcleo da Diversidade e Cidadania (Nedic/Sedh/Seed), Cristiane Barreto, os participantes do encontro foram instruídos sobre como proceder no plantio, de modo que eles possam replicar essa atividade na escola onde lecionam.

 

Unidades de Conservação


Na segunda parte do encontro, os participantes assistiram e debateram as informações apresentadas por meio de um vídeo sobre unidades de conservação, tendo como mediadora Cristiane Barreto, que na sequência comandou uma atividade prática sobre confecção de biomapas.

 

"Essa é uma metodologia participativa para entendimento dos conteúdos sobre unidades de conservação ambiental", explica ela, após as apresentações dos trabalhos em grupo.

 

Segundo Maria Aparecida dos Passos, coordenadora de Educação Ambiental da DRE 8 e idealizadora do projeto, a Seed tem estabelecido parcerias com outras instituições ligadas às questões socioambientais, para potencializar e fortalecer o projeto, bem como estimular troca de saberes entre os agentes envolvidos sobre a temática socioambiental.

 

"A partir dessas atividades pretendemos tornar nossos professores multiplicadores desses saberes em sala de aula, com seus alunos", ressalta Aparecida.

 

Formação e discussão permanente

 

O Grupo Permanente de Discussão da Educação Ambiental atende ao que preconiza a Lei 9.795/99, quando estabelece que a educação ambiental deve ser trabalhada de forma interdisciplinar nos currículos oficiais da educação básica.

 

Com cinco encontros programados, três dos quais já foram realizados, o grupo pretende discutir de forma conceitual, procedimental e atitudinal a educação ambiental nas escolas da DRE 8, de forma transversal e permanente.

 

Aparecida explica ainda que o grupo foi estruturado para promover oficinas, palestras, rodas de conversa, entre outras ações voltadas para professores, coordenadores pedagógicos e representantes da equipe diretiva das escolas, com a finalidade de ampliar o conhecimento.

Notícias Anteriores