A data representa um marco para a literatura de Sergipe
Autora| Paula Toquinho
Em alusão ao Dia da Literatura Sergipana, celebrado em 26 de novembro, a Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória promoverá o II Encontro Estadual de Literatura Sergipana no dia 22 de novembro. A data representa um marco no calendário cultural de Sergipe, promovendo o reconhecimento e a valorização dos autores e das produções literárias locais.
O Dia da Literatura Sergipana, instituído pela Lei nº 9.097/2022, surgiu por iniciativa do então deputado Zezinho Sobral, com apoio da Biblioteca Epiphanio Dória, e é uma homenagem ao pesquisador e crítico literário Jackson da Silva Lima. Autor da obra “História da Literatura Sergipana,” Jackson é celebrado como figura central na pesquisa e difusão da literatura do estado.
Segundo a diretora da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, Juciene Maria de Jesus, a realização do II Encontro Estadual de Literatura Sergipana reflete o compromisso do Governo do Estado com a memória e o fortalecimento da produção literária sergipana. “O evento reforça o compromisso com a valorização da literatura e dos escritores sergipanos, homenageando a riqueza cultural e literária de Sergipe, além de reforçar e valorizar o trabalho de escritores e de bibliotecas transformadoras do estado”, explicou.
O II Encontro Estadual de Literatura Sergipana tem como principais objetivos incentivar a cultura literária no estado e promover o desenvolvimento cultural e educativo de Sergipe. Este ano, a programação inclui a entrega de prêmios e reconhecimentos, como o “Destaque da Literatura Sergipana 2024” e o prêmio “Bibliotecas Transformadoras,” em homenagem a autores e instituições que fortalecem a leitura e a cultura em Sergipe.
Além das premiações, o encontro apresenta exposições temáticas que destacam a contribuição de grandes nomes da literatura sergipana: “Vultos Emblemáticos da Cultura Sergipana” e “Vultos Sergipanos com Destaque Nacional,” que evidenciam autores sergipanos cujas obras de ficção, poesia, dramaturgia e ensaios ganharam projeção nacional, promovendo o nome de Sergipe em todo o país.
O evento reunirá escritores, representantes de bibliotecas públicas, membros da União Brasileira de Escritores (Núcleo Aracaju), integrantes das academias de letras e artes, autoridades e movimentos culturais do estado. A programação destina-se a um público diversificado, incluindo estudantes, professores, pesquisadores e todos os interessados na literatura e na cultura sergipana.
Foto: Arquivo/ Seduc Maria Odilia
Programação:
8h – Acolhimento
9h – Apresentação artística
9h20 – Abertura
9h30 – Premiações
Destaques da Literatura Sergipana 2024
Bibliotecas Transformadoras 2024
11h30 – Abertura das Exposições
“Vultos Emblemáticos da Cultura Sergipana”
“Vultos Sergipanos com Destaque Nacional
(Ficção – Poesia – Dramaturgia – Ensaios)”.