INSTITUCIONAL

IDENTIDADE INSTITUCIONAL DA SEED
Organograma aprovado pelo Decreto nº 40.785 de 09 de março de 2021 – Estrutura Regimental da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEDUC.
Decreto 40.785/2021 aprova a Estrutura Regimental da SEDUC/SE
HISTÓRICO
HISTÓRICO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
A Secretaria de Estado da Educação – SEED, órgão de natureza operacional da estrutura organizacional básica da Administração Direta, criada pela Lei n º 981, de 05 de abril de 1960, alterada pela Lei nº 2.608, de 27 de fevereiro de 1987, transformada pelo Decreto nº 10.301, de 27 de fevereiro de 1989, conforme autorização da Lei nº 2.703, de 17 fevereiro de 1989, regulamentada pela Lei nº 3.373, de 31 de agosto de 1993, com suas competências básicas previstas na Lei nº 8.496, de 28 de dezembro de 2018, tem sua organização administrativa interna disciplinada nos termos do Decreto governamental nº 40.785 de 09 de março de 2021. A SEED é subordinada diretamente ao Governador do Estado, e dirigida pelo Secretário de Estado da Educação.
À SEED, além das competências definidas no art. 17 da Lei n° 8.496, de 28 de dezembro de 2018, compete:
I – a elaboração da política educacional de ensino;
II – o gerenciamento do Sistema Educacional de Ensino;
III – a política do magistério;
IV – a assistência técnica e financeira aos municípios, vinculada ao desenvolvimento do ensino;
V – a administração das unidades escolares da Rede Oficial de Ensino do Estado;
VI – o controle e a fiscalização do funcionamento dos estabelecimentos de ensino público e particular;
VII – a elaboração de políticas públicas, planos, programas e projetos nas áreas da educação, da cultura e do esporte;
VIII – o desenvolvimento do desporto e do esporte em geral;
IX – a administração, ampliação e melhoria de estádios esportivos, praças de esporte, espaços e equipamentos desportivos e de lazer e outros similares;
X – o planejamento, a coordenação e gestão de iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual em articulação com os Municípios, com os diversos setores econômicos e sociais e com a sociedade civil organizada, visando à realização de eventos esportivos de âmbito estadual, nacional ou internacional;
XI – a coordenação, integração e articulação de políticas públicas voltadas para a juventude, além da promoção de programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados para o segmento juvenil;
XII – a política estadual de cultura;
XIII – o fomento à cultura, às letras, às artes, à arte-educação, ao folclore e às manifestações artísticas e culturais arte-educação, ao folclore e às manifestações artísticas e culturais populares; a preservação, a guarda e a gestão do patrimônio histórico, artístico, cultural, arqueológico, paleontológico e ecológico;
XIV – a administração dos equipamentos culturais e artísticos; bem como outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos das respectivas normas legais e/ou regulamentares.
LEGISLAÇÕES
- Lei n º 981, de 05 de abril de 1960. Cria a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Saúde com a finalidade de:
- 1. Supervisionar os problemas da Educação e difundir o ensino em todos os seus graus, no território do Estado
- 2. Desenvolver a Cultura em suas diversas modalidades
- 3. Supervisionar os serviços da Saúde a cargo do Estado.
- Lei nº 2.608, de 27 de fevereiro de 1987. Em seu 22º, inciso II, altera a Secretaria de Estado da Educação e Cultura, para atuar na área de competência indicada no inciso VI do artigo 15 desta Lei, com a denominação de Secretaria de Estado da Educação – SEED.
- Lei nº 2.703, de 17 fevereiro de 1989. Em seu a 5º inciso IV, altera a Secretaria de Estado da Educação – SEED para Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia – SEDCIT. Ficando transferida as áreas de competência da extinta Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – SETEC, através do Decreto nº 10.301, de 27 de fevereiro de 1989.
- Lei nº 3.373, de 31 de agosto de 1993. Dispõe sobre a organização básica da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto – SEED.
- Lei nº 8.496, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional Básica da Administração Pública Estadual – Poder Executivo, e em seu capítulo VI, Art. 32, inciso II, unifica a Secretaria de Estado da Educação – SEED, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude – SEEL e a Secretaria de Estado da Cultura-SECULT, em Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – SEED. Em decorrência das unificações de que trata este artigo, ficam extintos os cargos de Secretário de Estado da Educação, Secretário de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude e Secretário de Estado da Cultura e Secretário, e cria em seu Art. 33 o Cargo de Secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.
- Decreto nº 40.785, de 09 de março de 2021. Aprova a Estrutura Regimental da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – SEDUC, e dá providências correlatas.
LISTA DE SECRETÁRIOS DA EDUCAÇÃO 1960 A 2021
ORDEM | NOME | PERÍODO |
1º. | Antônio Garcia Filho | 1960 – 1962 |
2º. | Luiz Rabelo Leite | 1963 – 1964 |
3º. | José Carlos de Souza | 1964 |
4º. | Manoel Cabral Machado | 1964 |
5º. | Curt Vieira | 1964 -1967 |
6º. | Carlos Alberto B. Sampaio | 1967 -1970 |
7º. | Stelita de Oliveira Falcão | 1970 |
8º. | Nestor Piva | 1970 |
9º. | Marcos P. Monteiro | 1971 |
10º. | Aminthas Andrade Garcez | 1972 |
11º. | João Cardoso do Nascimento Júnior | 1972-1975 |
12º. | Everaldo Aragão Prado | 1975-1979 |
13º. | Antônio Carlos Valadares | 1979-1981 |
14º. | Regina Helena Gondim de Lucena | 1981 |
15º. | Lourival Baptista | 1982 |
16º. | Marcos Antônio de Melo | 1982 |
17º. | Antônio M. de Carvalho Dantas | 1982 |
18º. | Eraldo Ribeiro Aragão | 1983 |
19º. | João Gomes C. Barreto | 1983/ 1985/ 1991 |
20º. | Martinho de Oliveira Bravo | 1984 |
21º. | Nicodemos Correia Falcão | 1984 /1993 |
22º. | Marco Aurélio Prado Dias | 1987/2003 |
23º. | Antônio Fontes Freitas | 1988 |
24º. | Aglaé D’Ávila Fontes de Alencar | 1992 |
25º. | Dílson Menezes Barreto | 1994 |
26º. | Clodoaldo de Alencar Filho | 1995 |
27º. | Luiz Antônio Barreto | 1995-1998 |
28º. | Ivan de Carvalho Paixão | 1999-2001 |
29º. | Nilson Barreto Socorro | 2001-2004 |
30º. | Gilmar de Melo Mendes | 2004 |
31º. | Lindbergh Gondim de Lucena | 2004-2007 |
32º. | José Fernandes de lima | 2007-2010 |
33º. | Belivaldo Chagas Silva | 2010-2014 |
34º. | Hortência Maria Pereira Araújo | 2014-2015 |
35º. | Jorge Carvalho do Nascimento | 2015 -2018 |
36º. | Josué Modesto dos Passos Subrinho | 2018 – 2022 |
Sede da SEED entre 1975-1996 Sede da SEED 2001-2021
LEI Nº 2.608, DE 27 DE FEVEREIRO DE 1987
LEI Nº 2.703 DE 17 DE FEVEREIRO DE 1989
DECRETO Nº 10.301, DE 27 DE FEVEREIRO DE 1989.
LEI Nº 3.373 DE 31 E AGOSTO DE 1993
LEI Nº 8.496 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018
DECRETO Nº 40.785, DE 09 DE MARÇO DE 2021.
LEI 9.156 DE 08 DE JANEIRO DE 2023
O SECRETÁRIO
SECRETÁRIO - JOSÉ MACEDO SOBRAL
SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
JOSÉ MACEDO SOBRAL

José Macedo Sobral, conhecido como Zezinho Sobral, é natural de Laranjeiras, engenheiro agrônomo, advogado e gestor público. Exerceu o mandato de deputado estadual de 2019 a 2022, sendo o líder da base governista na Assembleia Legislativa, função que exerceu de forma triunfante, respeitosa e com muitos resultados para o povo sergipano. Tem experiência em gestão pública, conhece muito bem o funcionamento da administração, tem resultados nos 75 municípios sergipanos, cujas ações e experiências lhe credenciam para ser vice-governador e secretário da Educação e Cultura.
Foi diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), passou pelas Secretarias de Estado do Trabalho, da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri). Foi secretário de Estado do Planejamento e Gestão, e secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Sergipe. Em janeiro de 2015, foi secretário de Estado da Saúde quando, durante um ano e três meses, contribuiu significativamente para que a saúde pública em Sergipe desse um salto de qualidade na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, foi para a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social, onde implantou e fortaleceu ações de assistência e atenção aos grupos vulneráveis, ampliando o diálogo com agricultores, cooperativas e associações, em todas as regiões.
Em 2018 foi eleito deputado estadual. No mandato da Assembleia Legislativa, priorizou o respeito entre os pares, a interlocução com o povo, sindicatos e associações com o Poder Público. Na Alese, defendeu diversas pautas voltadas ao fortalecimento da educação. Destinou emendas impositivas para a compra de equipamentos para modernizar os laboratórios de informática de escolas, destinou emendas para a reforma e melhorias em unidades de ensino do interior. Defendeu o Projeto de Lei que criou o ICMS-Social e estabeleceu critérios para a distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do Imposto pertencente aos municípios.
Defendeu o Projeto de Lei 53/2022 que institui o Programa de Monitoria para a Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino – “Estudante Monitor”, que objetiva a oferta de bolsas de monitoria, cuja finalidade é combater a evasão escolar e potencializar o desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Enquanto líder do governo na Alese, defendeu a inclusão digital dos professores da Rede Pública através do Projeto de Lei que garantiu R$ 40 milhões em equipamentos. Foi Zezinho Sobral que defendeu que a Alese aprovasse o programa de intercâmbio da rede estadual de ensino, que visa contribuir para uma formação cultural ampla do aluno, fazendo com que ele tenha contato com o estudo mais aprofundado dos idiomas de inglês e de espanhol.
O gestor prioriza o diálogo e o engajamento com equipes de profissionais, alunos, pais e toda comunidade escolar para que a educação avance e alcance a todos os sergipanos.
SECRETÁRIO - EXECUTIVO
SECRETÁRIO EXECUTIVO - FRANCISCO MARCEL FREIRE RESENDE
SECRETÁRIO EXECUTIVO
FRANCISCO MARCEL FREIRE RESENDE

Marcel Resende é cirurgião dentista formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de graduado em Direito pela mesma instituição, com aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Sergipe. É especialista em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes (UNIT) e em Direito Público pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Integra o Governo do Estado de Sergipe desde 2002, após ter sido aprovado em concurso público de provas e títulos para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, também conhecido como Gestor Governamental, cujas principais atribuições são a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas, bem como o exercício de direção e assessoramento, em escalões superiores da Administração Estadual.
Exerceu cargos de alta direção no Governo de Sergipe. Em 2011, assumiu a Superintendência de Monitoramento e Avaliação (SUMAP), da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), responsável por coordenar a elaboração Plano Estratégico de Governo para o período 2011-2014 e a implantação da Sala de Situação, com o objetivo de monitorar projetos prioritários.
A partir de 2013, esteve na Superintendência de Estudos e Pesquisas (Observatório de Sergipe), em que coordenou o desenvolvimento e a difusão de sistema de dados e informações gerais sobre o estado, abrangendo estatísticas, estudos socioeconômicos e levantamento geográficos. Em 2015, foi nomeado secretário-executivo na Secretaria de Estado da Saúde (SES). A partir de 2019 foi indicado para a Superintendência de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), na Secretaria Geral de Governo (SEGG), onde liderou a elaboração do Plano Estratégico para o período 2019-2022, implantou modelo de acompanhamento de portfólio de projetos, com indicadores e metas de desempenho, supervisionou o Núcleo de Captação de Recursos, que realizava o acompanhamento da execução de instrumentos de repasse com a União; gestão das emendas parlamentares estaduais e levantamento e elaboração de projetos para captação de recursos, bem como a supervisão do Núcleo de Estudos e Pesquisas (Observatório de Sergipe).
Atualmente é Secretário-Executivo da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
O SUPERINTENDENTE
SUPERINTENDENTE EXECUTIVO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - EDSON COSTA
SUPERINTENDENTE EXECUTIVO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
EDSON COSTA

É graduado em Licenciatura em História pela Universidade Tiradentes (Unit), Licenciatura em Pedagogia pela FAMEP, Bacharelado em Administração pela FLATED, licenciatura em Educação Física pela UNIFAVENI e Bacharelando em Ciências Contábeis pela FUTURA.
É pós-graduado em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Educação Inclusiva e Especial, História e Cultura Afro-brasileira e Projetos Sociais e Políticas Públicas pela FAVENI.
Possui experiência como Conselheiro Municipal do FUNDEB e Conselho Tutelar no município de Simão Dias, Sergipe, docência e coordenação pedagógica na educação básica nas redes pública e privada. Também atuou nas áreas de políticas públicas e sociedade, coordenação e direção de projetos sociais com ênfase em gestão educacional, planejamento, currículo e avaliação escolar.
É professor convidado para banca julgadora de monografias de graduação pelo Grupo Educacional Faveni – Centro Universitário UniFaveni e Faculdade Dom Alberto. Foi gerente do Senac – Unidade Operativa de Lagarto, Departamento Regional de Sergipe.
QUEM É QUEM
GS - GABINETE DO SECRETÁRIO
GS - GABINETE DO SECRETÁRIO
SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
JOSÉ MACEDO SOBRAL
Rosilene Maria Santos
Chefe de Gabinete
E-mail: rosilene.santos@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3396
Alanna Carmo Santos
Secretária – GS
Fone: (79) 3194-3338 / 3233
Anailde da Silva Boaventura Vieira
Recepção – GS
Fone: (79) 3194-3237
APOIO DO GABINETE DO SECRETÁRIO / GS
Chefe do Apoio do Gabinete
MARIA VALDEMIRA ARAGÃO
e-mail: maria.valdemira@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3221
BIBLIOTECA PÚBLICA EPIFÂNIO DORIA – BPED/SEED
DIRETORA DA BIBLIOTECA PÚBLICA EPIFÂNIO DÓRIA – BPED
JUCIENE MARIA SANTOS JESUS
jucienemaria.jesus@seduc.se.gov.br
Telefone: 3194-1907
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO - APES/SEED
DIRETORA DO ARQUIVO PÚBLICO DE SERGIPE – APES
SAYONARA RODRIGUES DO NASCIMENTO SANTANA
sayonararodrigues.santana@seduc.se.gov.br
Telefone: 3194-1381
OUVIDORIA SETORIAL DA SEED - GS
Allef Emanoel da Costa Paixão
Chefe da Ouvidoria Setorial
E-mail: allef.paixao@seduc.se gov.br
E-mail setor: ouvidoria@seduc.se.gov.br
Telefone: 3194-3289
Ana Virginia Oliveira Oliva
Ouvidoria Setorial
E-mail: ouvidoria@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3289
COMISSÃO DE LICITAÇÃO DE OBRAS - CELOSE/GS
CHEFE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DE OBRAS – CELOSE
George Avila Matos
Telefone: 3194-3211
NÚCLEO GESTOR DO PROGRAMA EDITORIAL DA SEDUC - NG-PROED/GS/SEED
Sidiney Menezes Gerônimo
Coordenador (a) Geral do NG-PROED
E-mail: sidiney.geronimo@seduc.se.gov.br
Jonas José de Matos Neto
Assessor de Gestão Administrativa e Pedagógica
E-mail: jonasmatos.neto@seed.se.gov.br
Portaria que designa Membros do Conselho Editorial do Programa Editorial da SEDUC.
COMISSÃO PERMANENTE DE INQUÉRITO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR - CPI /GS
Ana Lúcia Muricy
Chefe
Telefone: 3194-3381
SUPERINTENDENTE EXECUTIVO
SUPERINTENDENTE EXECUTIVO
Fone: (79) 3194-3701 – Assessoria
Fone: (79) 3194-3338 – Recepção
Raylene da Costa Oliveira
Valéria
COORDENADORIA DE APOIO AO ESPORTE E CULTURA ESCOLAR CAEC/SUPEX
José Wellington Santos Júnior
Coordenador
Fone: (79) 3194-3225
CERIMONIAL SEED/SUPEX
E-mail: cerimonial.seduc@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3217
SECRETARIA EXECUTIVA
SECRETARIA EXECUTIVA
Francisco Marcel Freire Resende
Secretário Executivo
marcel.resende@seduc.se.gov.br
secretaria.executiva@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3227
Denise Cardoso
Chefe de gabinete
secretaria.executiva@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3227
Assessoria Executiva
Ana Júlia Lima Máximo Oliveira
anajulia.lima@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3226
Anderson Carlucho
anderson.carlucho@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194 3224
Arthur Lincoln
arthur.barbosa@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3226
Cleudo Araújo
cleudo.araujo@seduc.se.gov.br
Fone: 3194 3226
Maryvan Santos Silveira
maryvan.silveira@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3226
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – CEFOR
CHEFE DA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – CEFOR
CLOTILDES FARIAS DE SOUSA
clotildes.sousa@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3205
COORDENADORIA DE ESTUDOS E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – CEAVE
JONIELY CHEYENNE MOURA CRUZ
joniely.cheyenne.cruz@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3298
ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS - ADIMPE
ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS – ADIMPE
Arthur Lincoln Diógenes Guedes Barbosa
Chefe da ADIMPE
E-mail: arthur.barbosa@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3226
UNIDADES INSTRUMENTAIS - SEED
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - DRH
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS – DRH
FERNANDA FEITOSA MOURA
fernanda.moura@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3243
Fone: 3194-3394
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - DAF
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – DAF
Evandro Barreto de Almeida
evandro.barreto@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3303
Fone: 3194-3329
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL - DEMAP
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL – DEMAP
VALDIR PINTO SANTOS
valdir.santos@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3206 – Henrique
DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - DAE
DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – DAE
LUCILEIDE RODRIGUES DOS SANTOS
lucileiderodrigues.santos@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3308
UNIDADES PROGRAMÁTICAS E FINALÍSTICAS - SEED
DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO ESCOLAR - DIES
DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO ESCOLAR – DIES
ELIANA BORGES DE AZEVEDO
eliana.borges1@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3241 – Idene
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DED
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DED
GENALDO FREITAS LIMA
genaldofreitas.lima@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3357
NÚCLEO GESTOR DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL - NGETI/DED
DEPARTAMENTO DE APOIO AO SISTEMA EDUCACIONAL - DASE
DEPARTAMENTO DE APOIO AO SISTEMA EDUCACIONAL – DASE
ELIANE PASSOS SANTANA
eliane.santana@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3341
Sandra / Tatiana (Assessores)
Portaria Institui o Núcleo de Integração entre as Universidades, IES, ICT e a Educação Básica – NIUEB/DASE NIUEB
UNIDADES DE ASSESSORAMENTO – SEED
ASSESSORIA TÉCNICA DO SECRETÁRIO - ASTEC
ASSESSORIA TÉCNICA DO SECRETÁRIO – ASTEC
Mônica Cristina Siqueira Passos
Assessora Técnica do Secretário
E-mail: monica.passos@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3238
ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO – ASPLAN
ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO – ASPLAN
ARISTÓTELES GOMES DE OLIVEIRA
aristoteles.oliveira@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3253
Fone: 3194-3283
ASSESSORIA ESPECIAL DO GABINETE - ASEG
CHEFE DA ASSESSORIA ESPECIAL DO GABINETE – ASEG
Flávia Gama de Carvalho Aragão
Fone: 3194-3242
Fone: 3194-3259
ASSESSORIA DE COLABORAÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS MUNICÍPIOS - ASCAM
Diretora ASCAM/SEED/SE
Maria Luíza R. de A. Omena
Telefone: (79) 9 99931-5838
UNIDADE SETORIAL DE CONTROLE INTERNO - USCI
CHEFE DA UNIDADE SETORIAL DE CONTROLE INTERNO – USCI
ANDRÉ LUIZ MARQUES JACINTO
andre.jacinto@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3218
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM
CHEFE DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – ASCOM
ACÁCIA MERICI OLIVEIRA CAVALCANTE DE CARVALHO DAMASCENO
acacia.damasceno@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3331
Fone: 3194-3332
ASSESSORIA DE INFORMÁTICA - ASTIN
SERVIÇO DE TRANSPORTE - SETRAN
DIRETORA DO SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR – SETRAN
SANDRA RIBEIRO ALVES
sandra.ribeiro@seduc.se.gov.br
Fone: 3194-3210
CHEFE DO SETRAN (TRANSPORTE ADMINISTRATIVO)
DERMIVAL DOS SANTOS
dermival.dossantos@seduc.se.gov.br
DIRETORIAS DE EDUCAÇÃO DA SEED (DEA E REGIONAIS)
DIRETORIAS DE EDUCAÇÃO DA SEED (DEA E REGIONAIS)
As Diretorias Regionais de Educação – DREs e a Diretoria de Educação de Aracaju-DEA, unidades operacionais, de execução estratégica local e/ou regional, diretamente subordinadas ao Secretário de Estado da Educação, dirigidas por profissionais de nível superior, tendo por competências básicas:
- Coordenar a política educacional, nas diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica da Rede Estadual, desenvolvida pelas unidades escolares de sua circunscrição, cabendo-lhes prestar assistência e assessoramento, bem como orientação e suporte técnico, administrativo e pedagógico, em parceria com os municípios;
- Acompanhar o processo de ensino e aprendizagem das unidades escolares de sua circunscrição;
- Dar suporte técnico na elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP das unidades escolares de sua circunscrição;
- Analisar os resultados de rendimento escolar e os resultados das avaliações externas com vistas a propor melhorias no processo de ensino e aprendizagem em conformidade com a SEED;
- Orientar e acompanhar as unidades escolares nos processos de planejamento, execução e prestação de contas dos recursos federais e estaduais;
- Coordenar a política de gestão de pessoal da Diretoria e das Unidades Escolares de sua circunscrição;
- Elaborar relatórios e documentos técnicos, conforme orientação e solicitação da SEED;
- Acompanhar a vigência dos atos autorizativos das escolas;
- Realizar visitas técnicas pedagógicas às unidades escolares;
- Analisar os processos de regularização da vida escolar de estudantes matriculados nas etapas de Ensino Fundamental e Médio, que estejam em curso ou concluído a Educação Básica;
- Orientar e monitorar, em consonância com o DAE, a gestão da oferta e distribuição da alimentação escolar;
- Gerir as atividades administrativas de logística, envolvendo a administração da sede da Regional, protocolo e as unidades escolares, o suprimento, armazenamento e a distribuição de materiais permanentes e de consumo, o deslocamento de pessoal interno, e o deslocamento dos alunos através do transporte escolar;
- Gerir os processos da DRE, relacionados a solicitação e execução de recursos oriundos de Suprimento de Fundos;
- Coordenar e monitorar o processo de execução censitária das unidades escolares, em colaboração com os municípios, além de desenvolver, acompanhar e avaliar as ações de melhoria da atuação das unidades escolares no processo de matrícula escolar; participar da elaboração do Plano Plurianual – PPA, do Planejamento Estratégico – PES, da Proposta Orçamentária, do Plano de Trabalho Anual – PTA, e da formulação da Política Educacional da SEED.
Em anexo a Estrutura básica das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria de Aracaju(DEA)
Os atuais Diretores Regionais de Educação e da Diretoria de Aracaju (DEA), foram selecionados pelo primeiro o processo seletivo técnico e criterioso para atuar nessa função.
O Edital nº 010/2019/SEDUC abriu o inédito processo seletivo, estruturado pelo governo de Sergipe e baseou-se em experiências nacionais e internacionais de pré-seleção das pessoas mais aptas a ocupar esse cargo de gestão estratégica da SEED, o qual é de livre nomeação pelo governador do Estado.
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU – DEA

DIRETORA DA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU – DEA
MARIA GILVÂNIA GUIMARÃES DOS SANTOS
mariagilvania.santos@seduc.se.gov.br
Maria Gilvânia Guimarães dos Santos é Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Educação de Sergipe, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2003), Especialização em Planejamento e Gestão em Educação, pela Universidade Tiradentes – UNIT (2005) e Mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT (2021).
Esteve como Professora da Educação Básica das redes municipais de Umbaúba e Aracaju. Atuou como Pedagoga na rede municipal de ensino de Estância, assumindo a Gestão Escolar.
Trabalhou como Professora e Técnica no Serviço Social do Comércio – SESC.
No Departamento de Apoio ao Sistema Educacional – DASE/SEED, coordenou o Programa Pré-Universitário e no Departamento de Educação – DED/SEED, coordenou o Serviço de Ensino Médio, representando Sergipe no GT do Ensino Médio no Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED.
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU – DEA
TERRITÓRIO: GRANDE ARACAJU
DEA – ARACAJU
RUA LARANJEIRAS, 2037 – CEP 49055-3800
Maria Gilvânia Guimarães dos Santos
Diretor (a) de Regional da Educação
E-mail: mariagilvania.santos@seduc.se.gov.br
Fone: 3253-8502/8509/8506/8515
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 1

DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 1
FRANZ RUSSEMBERG DA SILVA SANTOS
E-mail: franz.santos@seduc.se.gov.br
Fone: 3522-3463
Franz Russemberg da Silva Santos nasceu em 18 de março de 1988, em Itabaianinha (SE).
É graduado em Letras Português/Espanhol (2012) e Bacharelando em Direito pela Universidade Tiradentes, Pós-Graduado em Didática, Docência e Tutoria no Ensino Superior (2014) pela Universidade Tiradentes e Pós-Graduado em Educação Especial e Inclusiva (2017) pela Faculdade Jardins.
Foi professor da Universidade Tiradentes de 2013 a 2015 e Gestor da Escola Estadual Dom José Vicente Távora em Tomar do Geru no período de 2017 a 2019.
Em sua gestão, idealizou e implantou o “Projeto Escola Limpa”, que prioriza a conservação do patrimônio público, transformando a Unidade Escolar em referência para todo o estado.
Lançou projeto de modernização do Ambiente Escolar com otimização dos recursos, sendo a primeira escola da DRE 01 a ser 100% climatizada, com salas temáticas, sala de balé e campo de futebol, utilizando recursos próprios. Obtendo ainda, um dos maiores crescimentos da nota do IDEB da rede estadual na edição de 2017. Atualmente, é professor de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, exercendo a função de Diretor Regional de Educação.
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 1
TERRITÓRIO: SUL SERGIPANO
DRE 1 – ESTÂNCIA
PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO, S/Nº BAIRRO CENTRO
CEP:49.200.000 – Estância/SE
Alan Viana Santos
Assessoria da Regional
E-mail: alanviana.santos@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3522 6324
- Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE1
Antônio Bispo de Oliveira Neto
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: antonio.oliveiraneto@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3522 6925
- Serviço de Gestão e Finanças – SEGAF/DRE1
Elaine Santiago Costa Jasmin
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: elaine.cardoso@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3522 6954
- Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE1
Sidlene da Conceição Ferreira Lima
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: sidlene.lima@seduc.se.gov.br
Fone: (79)3522 6812
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 2

DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 2
DANIELA SANTOS DA SILVA
E-mail: daniela.silva1@seduc.se.gov.br
Fone: 3631-8365 / 8366
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, Graduada em História pela Universidade Tiradentes.
É especialista em Gestão Pública em Educação ( FSLF), Especialista em Ensino de História (FSLF) e em Docência e tutoria em EAD ( UNIT) , tem atuado em projetos sociais voltados à população com baixo índice de escolaridade e lecionado na Rede Pública e Privada de Ensino na Área de História, Sociologia e Artes desde 2007.
Se dedica a pesquisa sobre comunidades quilombolas no período pós- abolição e as pesquisas relacionadas a educação patrimonial, assim como sobre protagonismo juvenil e gestão escolar. Foi coordenadora Local do Programa MOVA- Brasil organizado pelo Instituto Paulo Freire.
Atuou por quatro anos como gestora do Colégio Estadual Dr. Milton Dortas obtendo melhorias em todos os indicadores educacionais durante os quatro anos de gestão, em 2017 recebeu o prêmio gestão escolar destaque estadual organizado pelo Consed onde realizou intercâmbio junto a Universidade do Arizona, EUA. Hoje é Diretora Regional de Educação da DRE 2.
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 2
TERRITÓRIO CENTRO SUL SERGIPANO
A Diretoria Regional de Educação – DRE 2, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Lagarto (sede), Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto.
DRE 2 – LAGARTO
AV. FRANCISCO GARCEZ, 150 – BAIRRO CENTRO –
CEP: 49400-000
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 3
DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 3
GLADSTON DOS SANTOS
gladston.santos2@seduc.se.gov.br
Fone: 3431-9841/9849/4007/9707
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 3
TERRITÓRIO: AGRESTE CENTRAL SERGIPANO
Diretoria Regional de Educação – DRE 03 responsável pelas unidades de ensino localizadas nos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana (sede), Macambira, 3 Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo.
Endereço: Av. Otoniel Dória, 456- Centro – CEP: 49.500.000 – Itabaiana/SE
Denise Santana Meneses Oliveira
Assessoria da Regional
E-mail: denise.oliveira@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3431-9706
- Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 3
Alessandra Santana Bispo
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: alessandra.bispo@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3431-9849
- Serviço de Gestão e Finanças – SEGAF/DRE 3
Silvanilto Vieira dos Santos
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: silvanilto.santos@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3431-9841
- Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 3
Tayna Grace de Almeida Lopes Santos
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: taynagrace.santos@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3431 – 4007
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 4
DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 4
HANDRESHA DA ROCHA SANTOS
handresha.santos@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3236
DRE 4 – JAPARATUBA
RODOVIA LÚCIO PRADO, S/N BAIRRO CENTRO
CEP: 49960-00
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 4
TERRITÓRIO: LESTE SERGIPANO
Diretoria Regional de Educação – DRE 4, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Capela, Carmópolis, General Maynard, Japaratuba (sede), Pirambu, Rosário do Catete, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Siriri.
Endereço: Praça da Bandeira, nº 147 – Centro – CEP: 49.960-000 – Japaratuba/SE
Martha Ramos Moura
Assessoria da Regional
E-mail: martha.moura@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3272-1564
Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 4
Nara Barreto Nascimento de Carvalho
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: nara.carvalho@seduc.se.gov.br
Serviço de Gestão e Finanças – SEGAF/DRE 4
José Marcílio Rodrigues da Anunciação
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: marcilio.anunciacao@seduc.se.gov.br
Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 4
Lady Dayana Silva dos Santos
Diretor (a) de Serviço da Regional
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - DRE 5
DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 5
ELAINE SILVA MELO TOMÉ
E-mail: elaine.melo@seduc.se.gov.br
Fone: 3265-2635/1789
DRE 5 – NOSSA SENHORA DAS DORES
PRAÇA JOEL NASCIMENTO, S/Nº BAIRRO CENTRO
CEP: 49600-000
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 5
TERRITÓRIO: MÉDIO SERTÃO SERGIPANO
Diretoria Regional de Educação – DRE 5, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Aquidabã, Cumbe, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi e Nossa Senhora das Dores (sede).
Endereço: Praça Joel Nascimento, s/nº – Centro – CEP: 49.600.000 – Nossa Senhora das Dores/SE
Elizete Soares Souza Vieira
Assessoria da Regional
E-mail: elizete.vieira@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3265-2635
Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 5
Nadja Maria Silva Almeida
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: nadjamaria.lima@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3265-1789
Serviço de Gestão e Financeira – SEGAF/DRE 5
José Wilson Santos Barroso
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: jose.barroso@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3265-2795
Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 5
Vera Lúcia Alves Santos
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: veralucia.alves@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3265-1789
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - DRE 6

DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 6
MAX CARDOSO SILVA
max.cardoso@seduc.se.gov.br
Fone: 3322-5850/5852/5853/5240
DRE 6 – PROPRIÁ
RUA JACKSON DE FIGUEIREDO, 514 – CEP: 49900-000
Mestre em Geografia através do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (2016).
Especialista em Gestão Urbana e Ambiental pela Universidade Tiradentes (2007). Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2003).
Atualmente, é Diretor Regional de Educação – DRE 6/SEDUC/SE, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Neópolis, Pacatuba, Propriá (sede), Santana do São Francisco, São Francisco, Telha e Muribeca. Em pouco tempo de gestão, frente a DRE 6, elevou o IDEB 2019 da regional em 10,2% nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, crescimento de 18% nos Anos Finais do Ensino Fundamental e avanço de 17,2% no Ensino Médio, comparando as notas do IDEB 2017.
Professor de educação básica, efetivo, da rede pública do Estado de Sergipe (2 vínculos), exerceu por 15 anos a função em regência de classe, no Colégio Estadual Francisco Figueiredo (CEFF/Aquidabã – SE). Foi professor da rede pública estadual de Alagoas de 2006 a 2013. Foi docente de Geografia no Pré Universitário (PREUNI/SEED) na cidade de Aquidabã de 2014 a 2017. Assumiu entre fevereiro de 2016 a dezembro de 2017 a coordenação de pólo do Programa Sergipe E-TEC Profissionalizante nos cursos de Hospedagem e Agente Comunitário de Saúde, na cidade de Carmópolis – SE. Atuando, principalmente, nos seguintes eixos/áreas: Geografia, Meio Ambiente, Gestão Urbana e Educação. Exerceu entre 2008 a 2011, a função de tutor no Centro de Educação Superior à Distância (CESAD/UFS/UAB). Autor e coautor de alguns artigos científicos nas áreas de Geografia, Meio Ambiente, Gestão Urbana e Educação Ambiental. Orientador de alunos no Ensino Médio em pesquisas do PIBIC Jr./FAPITEC/SE e em pesquisas de outra natureza, nas áreas de Geografia Agrária, Meio Ambiente, Saúde Coletiva e Agroecologia. Participou do Grupo de Pesquisa Dinâmica Ambiental e Geomorfologia – DAGEO/UFS, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Geomorfologia do Quaternário e Mudanças Ambientais; Climatologia Geográfica e Ambiente Urbano; Análise e Gestão de Bacias Hidrográficas; Dinâmica, Ocupação e Impactos em Ambientes Costeiros; Planejamento Geoambiental do Uso e Ocupação do Solo; SIG e Representações Cartográficas de Dados Espaciais. Durante 2013 a 2016 foi monitor/professor de educação básica técnico-profissionalizante em agropecuária na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL/Japoatã – SE) trabalhando de modo integral através da pedagogia da alternância. Recebeu, recentemente, os Títulos de Cidadão de Propriá e Cidadão de São Francisco, municípios do Baixo São Francisco sergipano. Também parabenizado, através de Moções da Câmara Municipal de Propriá, pelo reconhecimento do trabalho realizado com primazia e eficiência, frente a DRE 6/SEDUC/SE.
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 6
TERRITÓRIO: BAIXO SÃO FRANCISCO
Diretoria Regional de Educação – DRE 6, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Neópolis, Pacatuba, Propriá (sede), Santana do São Francisco, São Francisco, Telha e Muribeca.
Endereço: Rua do América, nº 1068 – CEP 49.900-000 – Propriá/SE
Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 6
Edina Pinheiro Lima
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: edina.lima@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3322-4529
Serviço de Gestão e Finanças – SEGAF/DRE 6
Rejania Nascimento de Alcântara
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: rejania.alcantara@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3322-4828
Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 6
Lícia Manuela da Silva Morais
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: liciamanuela.morais@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3322-4995
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 7
DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 7
MARIA DAS GRAÇAS ALBUQUERQUE MELO
E-mail: maria.melo3@seduc.se.gov.br
GABINETE: 3354-1390/1391
CEL: (82) 98136-7874
DRE 7 – GARARU
AV. PRESIDENTE COSTA E SILVA, S/N BAIRRO CENTRO
CEP: 49830-000
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 7
TERRITÓRIO: ALTO SERTÃO SERGIPANO
Diretoria Regional de Educação – DRE 7, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Gararu (sede), Nossa Senhora de Lourdes e Porto da Folha.
Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, s/nº – CEP: 49.830.000 – Gararu/SE
José Natan Gonçalves da Silva
Assessoria da Regional
E-mail: josenatan.silva@seduc.se.gov.br
Serviço Gestão e Finanças – SEGAF/DRE 7
Adrio Silva de Oliveira
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: adrio.oliveira@seduc.se.gov.br
Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 7
José da Conceição Resende
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: jose.resende@seduc.se.gov.br
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 8

DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 8
MARLEIDE CRUZ DE ARAUJO
marleide.cruz@seduc.se.gov.br
Fone: 3354-1390/1391
DRE 8 – NOSSA SENHORA DO SOCORRO
AV. COLETORA A, s/n – MARCOS FREIRE, GALERIA PRÊMIO – CEP: 49160-000
Marleide Cruz De Araújo, Licenciatura Em Pedagogia, Pós-Graduada Em Gestão Escolar e Mestre Em Ciências De Educação.
Na trajetória Profissional, atuou como Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual João Batista Nascimento, de 2003 a 2007, Gestora do Colégio Estadual João Batista Nascimento de 2007 a 2009.
De 2009 a 2011, foi Diretora de Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer e em 2012 Secretaria do Esporte de Esporte, Lazer e Turismo do Município do Socorro.
Assumiu também, no mesmo município, a função de Gestora de Recursos Humanos no período de 2017 a 2018. Atualmente é Diretora Regional de Educação da DRE 8, estando no cargo desde 2018.
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 8
TERRITÓRIO: GRANDE ARACAJU
Diretoria Regional de Educação – DRE 8, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro (sede), Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão e Maruim.
Endereço: Avenida Coletora A, nº 452 – Galeria Premium em frente ao Shopping Prêmio; Conj. João Alves – Nossa Sra. Socorro/SE
Danielle Siqueira dos Anjos
Assessoria da Regional
E-mail: danielle.anjos@seduc.se.gov.br
Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 8
Adson de Lima Silva
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: adsonlima.silva@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3254-2704
Divisão de Gestão Pedagógica – DIPED/DRE 8
Ricardo Menezes Santos
E-mail: ricardomenezes.santos@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3254-2704
Serviço Gestão e Finanças – SEGAF/DRE 8
Wilson Passos Nascimento
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: wilsonpassos.nascimento@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3254-4348
Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 8
Vladimir da Silva Guimarães
Diretor (a) de Serviço da Regional
E-mail: vladimir.guimaraes@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3254-4348
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 9
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 9
ANTÔNIO JOSÉ DE SANTANA
E-mail: antoniojose.santana@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3411-7101/3191
DRE 9 – NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
RUA MANOEL BEZERRA LEMOS, 147 – BAIRRO DIVINEIA – CEP: 49680-000 – Nossa Senhora da Glória (SE)
TERRITÓRIO: ALTO SERTÃO SERGIPANO
Diretoria Regional de Educação – DRE 9, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória (sede) e Poço Redondo.
Assessoria da Regional
Evandra Freire de Souza Santana
E-mail: evandra.sanatana@seduc.se.gov.br
Fone: (79)3411-4060
Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 9
Clélia Patrícia Santos
Diretora de Serviço da Regional
E-mail: clelia.santos@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3411-3191
Serviço de Gestão e Finanças – SEGAF/DRE 9
Lucileide Costa Silva
Diretora de Serviço da Regional
E-mail: lucileide.silva@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3411-310
Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 9
Lilian Santana Gois Silva
Diretora de Serviço da Regional
E-mail: liliansantana.gois@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3411-7101
ÓRGÃO COLEGIADO - CEE
ÓRGÃO COLEGIADO - CEE
Conselho Estadual de Educação de Sergipe
Presidência – Biênio 2025/2026
Conselheira Presidente
Eliane Passos Santana
Conselheiro Vice-Presidente
José Sebastião dos Santos Filho
Chefias das Unidades Administrativas
Secretária Geral: Maria Idene Santana Campos
Assessoria de Legislação e Normas: –
Assessoria Técnica de Educação Básica: Marcella Franco Rodrigues
Assessoria Técnica de Educação Profissional, Especial e Educação de Jovens e Adultos: Simone Rocha Barreto do Nascimento
Assessoria de Transparência e Comunicação Social: Luana Silva Boamorte de Matos
Contatos
E-mail: ceese@seduc.se.gov.br
Telefones: 79 3194-3203 e 3194-3204
Horário de atendimento ao público: 7 às 13h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Leonardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho, Aracaju, Sergipe, CEP 49020-150 – Anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória.
Site: https://cee.se.gov.br/
ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL
ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Órgãos com o objetivo de fiscalizar, acompanhar e realizar o controle social de políticas públicas (CAE- Alimentação Escolar, e o CACS-FUNDEB- Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) para que haja um melhor atendimento à população. A ideia é que no exercício do controle da política pública esses órgãos exerçam uma efetiva representação da sociedade.
CACS - CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB
CACS – CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB
TITULAR
José Dias Júnior
PRESIDENTE
Início Mandato: 04/05/21
Ato de Nomeação: Decreto N° 40.821
Início função: 10/05/21
SUPLENTE
Josefa da Assunção Souza Brito Lisboa
Início Mandato: 04/05/21
Ato de Nomeação: Decreto N° 40.821
E-mail: ceacsfundeb.sergipe@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3403
CAE - CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE SERGIPE
CAE – CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE SERGIPE
O Conselho de Alimentação Escolar – CAE/SE é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento que tem como principal função zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O CAE é composto por representantes do Poder Executivo, trabalhadores da educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.
DECRETO Nº 19.055 DE AGOSTO DE 2000_institui CAE
DECRETO Nº 19.435 DE DEZEMBRO DE 2000_REGULA CAE
Lei nº 7.709 de outubro de 2013
Lei nº 8.178-A DE 21 DE DEZEMBRO DE 2016
FEE - FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – FEE
O Fórum Estadual de Educação (FEE) é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado, e nesse sentido, é uma reinvindicação histórica da comunidade educacional. De caráter permanente, o FEE foi criado pelo Decreto nº 27.980 de 03 de agosto de 2011, sendo este o marco legal no estado de Sergipe.
Membro titular, representante do Gabinete do Secretário de Educação – GS/SEED
DECRETO Nº 27.980 DE DE 03 DE AGOSTO DE 2011
DECRETO Nº 28.396 DE 02 DE MARÇO DE 2012
DECRETO Nº 30.696 DE 08 DE JULHO DE 2017
DECRETO Nº 30.775 DE 16 DE AGOSTO DE 2017
LEI Nº. 8.025 DE 04 DE SETEMBRO DE 2015