INSTITUCIONAL

Organograma aprovado pelo Decreto nº 40.785 de 09 de março de 2021  – Estrutura Regimental da  Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEDUC.

ORGANOGRAMA SEDUC
Decreto 40.785/2021 aprova a Estrutura Regimental da SEDUC/SE

HISTÓRICO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

A Secretaria de Estado da Educação – SEED, órgão de natureza operacional da estrutura organizacional básica da Administração Direta, criada pela Lei n º 981, de 05 de abril de 1960, alterada pela Lei nº 2.608, de 27 de fevereiro de 1987, transformada pelo Decreto nº 10.301, de 27 de fevereiro de 1989, conforme autorização da Lei nº 2.703, de 17 fevereiro de 1989, regulamentada pela Lei nº 3.373, de 31 de agosto de 1993, com suas competências básicas previstas na Lei nº 8.496, de 28 de dezembro de 2018, tem sua organização administrativa interna disciplinada nos termos do  Decreto governamental nº 40.785 de 09 de março de  2021. A SEED é subordinada diretamente ao Governador do Estado, e dirigida pelo Secretário de Estado da Educação.

À SEED, além das competências definidas no art. 17 da Lei n° 8.496, de 28 de dezembro de 2018, compete:

 I – a elaboração da política educacional de ensino;

 II – o gerenciamento do Sistema Educacional de Ensino;

 III – a política do magistério;

 IV – a assistência técnica e financeira aos municípios, vinculada ao desenvolvimento do ensino; 

V – a administração das unidades escolares da Rede Oficial de Ensino do Estado; 

VI – o controle e a fiscalização do funcionamento dos estabelecimentos de ensino público e particular; 

VII – a elaboração de políticas públicas, planos, programas e projetos nas áreas da educação, da cultura e do esporte; 

VIII – o desenvolvimento do desporto e do esporte em geral;

IX – a administração, ampliação e melhoria de estádios esportivos, praças de esporte, espaços e equipamentos desportivos e de lazer e outros similares; 

X – o planejamento, a coordenação e gestão de iniciativas dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual em articulação com os Municípios, com os diversos setores econômicos e sociais e com a sociedade civil organizada, visando à realização de eventos esportivos de âmbito estadual, nacional ou internacional; 

XI – a coordenação, integração e articulação de políticas públicas voltadas para a juventude, além da promoção de programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados para o segmento juvenil; 

XII – a política estadual de cultura; 

XIII – o fomento à cultura, às letras, às artes, à arte-educação, ao folclore e às manifestações artísticas e culturais arte-educação, ao folclore e às manifestações artísticas e culturais populares; a preservação, a guarda e a gestão do patrimônio histórico, artístico, cultural, arqueológico, paleontológico e ecológico; 

XIV – a administração dos equipamentos culturais e artísticos; bem como outras atividades necessárias ao cumprimento de suas finalidades, nos termos das respectivas normas legais e/ou regulamentares.

LEGISLAÇÕES 

  • Lei n º 981, de 05 de abril de 1960. Cria a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Saúde com a finalidade de:
    • 1. Supervisionar os problemas da Educação e difundir o ensino em todos os seus graus, no território do Estado
    • 2. Desenvolver a Cultura em suas diversas modalidades
    • 3. Supervisionar os serviços da Saúde a cargo do Estado.
  •  Lei nº 2.608, de 27 de fevereiro de 1987. Em seu 22º, inciso II, altera a Secretaria de Estado da Educação e Cultura, para atuar na área de competência indicada no inciso VI do artigo 15 desta Lei, com a denominação de Secretaria de Estado da Educação – SEED.
  •  Lei nº 2.703, de 17 fevereiro de 1989. Em seu a 5º inciso IV, altera a Secretaria de Estado da Educação – SEED para Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia – SEDCIT. Ficando transferida as áreas de competência da extinta Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – SETEC, através do Decreto nº 10.301, de 27 de fevereiro de 1989.
  •  Lei nº 3.373, de 31 de agosto de 1993. Dispõe sobre a organização básica da Secretaria de Estado da Educação e do Desporto – SEED.
  •  Lei nº 8.496, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional Básica da Administração Pública Estadual – Poder Executivo, e em seu capítulo VI, Art. 32, inciso II, unifica a Secretaria de Estado da Educação – SEED, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude – SEEL e a Secretaria de Estado da Cultura-SECULT, em Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – SEED. Em decorrência das unificações de que trata este artigo, ficam extintos os cargos de Secretário de Estado da Educação, Secretário de Estado do Esporte, Lazer e da Juventude e Secretário de Estado da Cultura e Secretário, e cria em seu Art. 33 o Cargo de Secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.
  •  Decreto nº 40.785, de 09 de março de 2021. Aprova a Estrutura Regimental da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – SEDUC, e dá providências correlatas.

 

LISTA DE SECRETÁRIOS DA EDUCAÇÃO 1960 A 2021

ORDEM

NOME

PERÍODO

1º.                 

Antônio Garcia Filho

1960 – 1962

2º.                 

Luiz Rabelo Leite

1963 – 1964

3º.                 

José Carlos de Souza

1964

4º.                 

Manoel Cabral Machado

1964

5º.                 

Curt Vieira

1964 -1967

6º.                 

Carlos Alberto B. Sampaio

1967 -1970

7º.                 

Stelita de Oliveira Falcão

1970

8º.                 

Nestor Piva

1970

9º.                 

Marcos P. Monteiro

1971

10º.             

Aminthas Andrade Garcez

1972

11º.             

João Cardoso do Nascimento Júnior

1972-1975

12º.             

Everaldo Aragão Prado

1975-1979

13º.             

Antônio Carlos Valadares

1979-1981

14º.             

Regina Helena Gondim de Lucena

1981

15º.             

Lourival Baptista

1982

16º.             

Marcos Antônio de Melo

1982

17º.             

Antônio M. de Carvalho Dantas

1982

18º.             

Eraldo Ribeiro Aragão

1983

19º.             

João Gomes C. Barreto

1983/ 1985/ 1991

20º.             

Martinho de Oliveira Bravo

1984

21º.             

Nicodemos Correia Falcão

1984 /1993

22º.             

Marco Aurélio Prado Dias

1987/2003

23º.             

Antônio Fontes Freitas

1988

24º.             

Aglaé D’Ávila Fontes de Alencar

1992

25º.             

Dílson Menezes Barreto

1994

26º.             

Clodoaldo de Alencar Filho

1995

27º.             

Luiz Antônio Barreto

1995-1998

28º.             

Ivan de Carvalho Paixão

1999-2001

29º.             

Nilson Barreto Socorro

2001-2004

30º.             

Gilmar de Melo Mendes

2004

31º.             

Lindbergh Gondim de Lucena

2004-2007

32º.             

José Fernandes de lima

2007-2010

33º.             

Belivaldo Chagas Silva

2010-2014

34º.             

Hortência Maria Pereira Araújo

2014-2015

35º.             

Jorge Carvalho do Nascimento

2015 -2018

36º.             

Josué Modesto dos Passos Subrinho

2018 – 2022

 Sede da SEED entre 1975-1996                                                        Sede da SEED 2001-2021

LEI Nº 981 DE 05 DE ABRIL DE 1960
LEI Nº 2.608, DE 27 DE FEVEREIRO DE 1987
LEI Nº 2.703 DE 17 DE FEVEREIRO DE 1989
DECRETO Nº 10.301, DE 27 DE FEVEREIRO DE 1989.
LEI Nº 3.373 DE 31 E AGOSTO DE 1993
LEI Nº 8.496 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018
DECRETO Nº 40.785, DE 09 DE MARÇO DE 2021.
LEI 9.156 DE 08 DE JANEIRO DE 2023

O SECRETÁRIO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

JOSÉ MACEDO SOBRAL

José Macedo Sobral, conhecido como Zezinho Sobral, é natural de Laranjeiras, engenheiro agrônomo, advogado e gestor público. Exerceu o mandato de deputado estadual de 2019 a 2022, sendo o líder da base governista na Assembleia Legislativa, função que exerceu de forma triunfante, respeitosa e com muitos resultados para o povo sergipano. Tem experiência em gestão pública, conhece muito bem o funcionamento da administração, tem resultados nos 75 municípios sergipanos, cujas ações e experiências lhe credenciam para ser vice-governador e secretário da Educação e Cultura.

Foi diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), passou pelas Secretarias de Estado do Trabalho, da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri). Foi secretário de Estado do Planejamento e Gestão, e secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Sergipe. Em janeiro de 2015, foi secretário de Estado da Saúde quando, durante um ano e três meses, contribuiu significativamente para que a saúde pública em Sergipe desse um salto de qualidade na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2017, foi para a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social, onde implantou e fortaleceu ações de assistência e atenção aos grupos vulneráveis, ampliando o diálogo com agricultores, cooperativas e associações, em todas as regiões.

Em 2018 foi eleito deputado estadual. No mandato da Assembleia Legislativa, priorizou o respeito entre os pares, a interlocução com o povo, sindicatos e associações com o Poder Público. Na Alese, defendeu diversas pautas voltadas ao fortalecimento da educação. Destinou emendas impositivas para a compra de equipamentos para modernizar os laboratórios de informática de escolas, destinou emendas para a reforma e melhorias em unidades de ensino do interior. Defendeu o Projeto de Lei que criou o ICMS-Social e estabeleceu critérios para a distribuição da parcela da receita do produto da arrecadação do Imposto pertencente aos municípios.

Defendeu o Projeto de Lei 53/2022 que institui o Programa de Monitoria para a Educação Básica da Rede Pública Estadual de Ensino – “Estudante Monitor”, que objetiva a oferta de bolsas de monitoria, cuja finalidade é combater a evasão escolar e potencializar o desempenho dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino. Enquanto líder do governo na Alese, defendeu a inclusão digital dos professores da Rede Pública através do Projeto de Lei que garantiu R$ 40 milhões em equipamentos. Foi Zezinho Sobral que defendeu que a Alese aprovasse o programa de intercâmbio da rede estadual de ensino, que visa contribuir para uma formação cultural ampla do aluno, fazendo com que ele tenha contato com o estudo mais aprofundado dos idiomas de inglês e de espanhol.

O gestor prioriza o diálogo e o engajamento com equipes de profissionais, alunos, pais e toda comunidade escolar para que a educação avance e alcance a todos os sergipanos.

SECRETÁRIO - EXECUTIVO

SECRETÁRIO EXECUTIVO 

FRANCISCO MARCEL FREIRE RESENDE

Marcel Resende é cirurgião dentista formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de graduado em Direito pela mesma instituição, com aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Sergipe. É especialista em Gestão Pública pela Universidade Tiradentes (UNIT) e em Direito Público pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Integra o Governo do Estado de Sergipe desde 2002, após ter sido aprovado em concurso público de provas e títulos para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, também conhecido como Gestor Governamental, cujas principais atribuições são a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas, bem como o exercício de direção e assessoramento, em escalões superiores da Administração Estadual.

Exerceu cargos de alta direção no Governo de Sergipe. Em 2011, assumiu a Superintendência de Monitoramento e Avaliação (SUMAP), da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), responsável por coordenar a elaboração Plano Estratégico de Governo para o período 2011-2014 e a implantação da Sala de Situação, com o objetivo de monitorar projetos prioritários. 

A partir de 2013, esteve na Superintendência de Estudos e Pesquisas (Observatório de Sergipe), em que coordenou o desenvolvimento e a difusão de sistema de dados e informações gerais sobre o estado, abrangendo estatísticas, estudos socioeconômicos e levantamento geográficos. Em 2015, foi nomeado secretário-executivo na Secretaria de Estado da Saúde (SES). A partir de 2019 foi indicado para a Superintendência de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), na Secretaria Geral de Governo (SEGG), onde liderou a elaboração do Plano Estratégico para o período 2019-2022, implantou modelo de acompanhamento de portfólio de projetos, com indicadores e metas de desempenho, supervisionou o Núcleo de Captação de Recursos, que realizava o acompanhamento da execução de instrumentos de repasse com a União; gestão das emendas parlamentares estaduais e levantamento e elaboração de projetos para captação de recursos, bem como a supervisão do Núcleo de Estudos e Pesquisas (Observatório de Sergipe).

 Atualmente é Secretário-Executivo da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

O SUPERINTENDENTE

SUPERINTENDENTE EXECUTIVO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

EDSON COSTA

É graduado em Licenciatura em História pela Universidade Tiradentes (Unit), Licenciatura em Pedagogia pela FAMEP, Bacharelado em Administração pela FLATED, licenciatura em Educação Física pela UNIFAVENI e Bacharelando em Ciências Contábeis pela FUTURA. 

É pós-graduado em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Educação Inclusiva e Especial, História e Cultura Afro-brasileira e Projetos Sociais e Políticas Públicas pela FAVENI. 

Possui experiência como Conselheiro Municipal do FUNDEB e Conselho Tutelar no município de Simão Dias, Sergipe, docência e coordenação pedagógica na educação básica nas redes pública e privada. Também atuou nas áreas de políticas públicas e sociedade, coordenação e direção de projetos sociais com ênfase em gestão educacional, planejamento, currículo e avaliação escolar. 

É professor convidado para banca julgadora de monografias de graduação pelo Grupo Educacional Faveni – Centro Universitário UniFaveni e Faculdade Dom Alberto. Foi gerente do Senac – Unidade Operativa de Lagarto, Departamento Regional de Sergipe.

QUEM É QUEM

GS - GABINETE DO SECRETÁRIO

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

JOSÉ MACEDO SOBRAL 

 

Rosilene Maria Santos

Chefe de Gabinete

E-mail: rosilene.santos@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3194-3396

Alanna Carmo Santos

Secretária – GS

Fone: (79) 3194-3338 / 3233

Anailde da Silva Boaventura Vieira

Recepção – GS

Fone: (79) 3194-3237 

Chefe do Apoio do Gabinete

MARIA VALDEMIRA ARAGÃO  

e-mail: maria.valdemira@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3221

DIRETORA DA BIBLIOTECA PÚBLICA EPIFÂNIO DÓRIA – BPED
JUCIENE MARIA SANTOS JESUS                                                                        
jucienemaria.jesus@seduc.se.gov.br

Telefone: 3194-1907

DIRETORA DO ARQUIVO PÚBLICO DE SERGIPE – APES

SAYONARA RODRIGUES DO NASCIMENTO SANTANA            

sayonararodrigues.santana@seduc.se.gov.br

Telefone: 3194-1381

Allef Emanoel da Costa Paixão

Chefe da Ouvidoria Setorial

E-mail: allef.paixao@seduc.se gov.br

E-mail setor: ouvidoria@seduc.se.gov.br

Telefone: 3194-3289

Ana Virginia Oliveira Oliva

Ouvidoria Setorial

E-mail: ouvidoria@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3289

CHEFE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO DE OBRAS – CELOSE

George Avila Matos

Telefone: 3194-3211

Sidiney Menezes Gerônimo

Coordenador (a)  Geral  do NG-PROED

E-mail: sidiney.geronimo@seduc.se.gov.br

Jonas José de Matos Neto

Assessor de Gestão Administrativa e Pedagógica

E-mail: jonasmatos.neto@seed.se.gov.br

Portaria de Criação do Núcleo NG-PROED
Portaria que designa Membros do Conselho Editorial do Programa Editorial da SEDUC.

Ana Lúcia Muricy

Chefe

Telefone: 3194-3381

SUPERINTENDENTE EXECUTIVO

Fone: (79) 3194-3701 – Assessoria

Fone: (79) 3194-3338 – Recepção

Raylene da Costa Oliveira

Valéria

José Wellington Santos Júnior

Coordenador

Fone: (79) 3194-3225

E-mail: cerimonial.seduc@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3194-3217

SECRETARIA EXECUTIVA

Francisco Marcel Freire Resende

Secretário Executivo
marcel.resende@seduc.se.gov.br
secretaria.executiva@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3227

Denise Cardoso
Chefe de gabinete
secretaria.executiva@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3227

 Assessoria Executiva

Ana Júlia Lima Máximo Oliveira
anajulia.lima@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3226

Anderson Carlucho
anderson.carlucho@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194 3224

Arthur Lincoln
arthur.barbosa@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3226

Cleudo Araújo
cleudo.araujo@seduc.se.gov.br
Fone: 3194 3226

Maryvan Santos Silveira
maryvan.silveira@seduc.se.gov.br
Fone: (79) 3194-3226

CHEFE DA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS – CEFOR
CLOTILDES FARIAS DE SOUSA                                                                          
clotildes.sousa@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3194-3205

JONIELY CHEYENNE MOURA CRUZ

joniely.cheyenne.cruz@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3194-3298

ASSESSORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E MONITORAMENTO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS – ADIMPE

Arthur Lincoln Diógenes Guedes Barbosa

Chefe da ADIMPE

E-mail: arthur.barbosa@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3194-3226

UNIDADES INSTRUMENTAIS - SEED

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS – DRH
FERNANDA FEITOSA MOURA
fernanda.moura@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3243

Fone: 3194-3394

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – DAF
Evandro Barreto de Almeida
evandro.barreto@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3303

Fone: 3194-3329

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MANUTENÇÃO PREDIAL – DEMAP
VALDIR PINTO SANTOS
valdir.santos@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3206 – Henrique

 DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – DAE

LUCILEIDE RODRIGUES DOS SANTOS                    

lucileiderodrigues.santos@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3308

UNIDADES PROGRAMÁTICAS E FINALÍSTICAS - SEED

DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO ESCOLAR – DIES
 
ELIANA BORGES DE AZEVEDO
eliana.borges1@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3241 – Idene

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DED
 
GENALDO FREITAS LIMA                                                                                  
genaldofreitas.lima@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3357

Portaria Institui o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de Sergipe-NAP/DED

UNIDADES DE ASSESSORAMENTO – SEED

ASSESSORIA TÉCNICA DO SECRETÁRIO – ASTEC

Mônica Cristina Siqueira Passos

Assessora Técnica do Secretário

E-mail: monica.passos@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3194-3238

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO  – ASPLAN
ARISTÓTELES GOMES DE OLIVEIRA
aristoteles.oliveira@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3253

Fone: 3194-3283

CHEFE DA ASSESSORIA ESPECIAL DO GABINETE – ASEG

Flávia Gama de Carvalho Aragão

Fone: 3194-3242

Fone: 3194-3259

Diretora ASCAM/SEED/SE
Maria Luíza R. de A. Omena

Telefone: (79) 9 99931-5838

CHEFE DA UNIDADE SETORIAL DE CONTROLE INTERNO – USCI
ANDRÉ LUIZ MARQUES JACINTO                                                                    
andre.jacinto@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3218

CHEFE DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – ASCOM
ACÁCIA MERICI OLIVEIRA CAVALCANTE DE CARVALHO DAMASCENO        
acacia.damasceno@seduc.se.gov.br


Fone:
3194-3331

Fone: 3194-3332

BRENO CARMO DO NASCIMENTO SANTOS

breno.santos@sergipetec.org.br

Fone: 3194-3340

DIRETORA DO SERVIÇO DE TRANSPORTE ESCOLAR – SETRAN
SANDRA RIBEIRO ALVES
sandra.ribeiro@seduc.se.gov.br

Fone: 3194-3210

CHEFE DO SETRAN (TRANSPORTE ADMINISTRATIVO)
DERMIVAL DOS SANTOS
dermival.dossantos@seduc.se.gov.br

DIRETORIAS DE EDUCAÇÃO DA SEED (DEA E REGIONAIS)

As Diretorias Regionais de Educação – DREs e a Diretoria de Educação de Aracaju-DEA, unidades operacionais, de execução estratégica local e/ou regional, diretamente subordinadas ao Secretário de Estado da Educação,  dirigidas por profissionais de nível superior, tendo por competências básicas:

  • Coordenar a política educacional, nas diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica da Rede Estadual, desenvolvida pelas unidades escolares de sua circunscrição, cabendo-lhes prestar assistência e assessoramento, bem como orientação e suporte técnico, administrativo e pedagógico, em parceria com os municípios;
  • Acompanhar o processo de ensino e aprendizagem das unidades escolares de sua circunscrição;
  • Dar suporte técnico na elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP das unidades escolares de sua circunscrição;
  • Analisar os resultados de rendimento escolar e os resultados das avaliações externas com vistas a propor melhorias no processo de ensino e aprendizagem em conformidade com a SEED;
  • Orientar e acompanhar as unidades escolares nos processos de planejamento, execução e prestação de contas dos recursos federais e estaduais;
  • Coordenar a política de gestão de pessoal da Diretoria e das Unidades Escolares de sua circunscrição;
  • Elaborar relatórios e documentos técnicos, conforme orientação e solicitação da SEED;
  • Acompanhar a vigência dos atos autorizativos das escolas;
  • Realizar visitas técnicas pedagógicas às unidades escolares;
  • Analisar os processos de regularização da vida escolar de estudantes matriculados nas etapas de Ensino Fundamental e Médio, que estejam em curso ou concluído a Educação Básica;
  • Orientar e monitorar, em consonância com o DAE, a gestão da oferta e distribuição da alimentação escolar;
  • Gerir as atividades administrativas de logística, envolvendo a administração da sede da Regional, protocolo e as unidades escolares, o suprimento, armazenamento e a distribuição de materiais permanentes e de consumo, o deslocamento de pessoal interno, e o deslocamento dos alunos através do transporte escolar;
  • Gerir os processos da DRE, relacionados a solicitação e execução de recursos oriundos de Suprimento de Fundos;
  • Coordenar e monitorar o processo de execução censitária das unidades escolares, em colaboração com os municípios, além de desenvolver, acompanhar e avaliar as ações de melhoria da atuação das unidades escolares no processo de matrícula escolar; participar da elaboração do Plano Plurianual – PPA, do Planejamento Estratégico – PES, da Proposta Orçamentária, do Plano de Trabalho Anual – PTA, e da formulação da Política Educacional da SEED.

Em anexo a  Estrutura básica das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria de Aracaju(DEA)

Os atuais Diretores Regionais de Educação e da Diretoria de Aracaju (DEA), foram selecionados pelo primeiro o processo seletivo técnico e criterioso para atuar nessa função.

O Edital nº 010/2019/SEDUC abriu o inédito processo seletivo, estruturado pelo governo de Sergipe e baseou-se em experiências nacionais e internacionais de pré-seleção das pessoas mais aptas a ocupar esse cargo de gestão estratégica da SEED, o qual é de livre nomeação pelo governador do Estado.

DIRETORA DA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU – DEA 

MARIA GILVÂNIA GUIMARÃES DOS SANTOS    
mariagilvania.santos@seduc.se.gov.br

Maria Gilvânia Guimarães dos Santos é Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Educação de Sergipe, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS (2003), Especialização em Planejamento e Gestão em Educação, pela Universidade Tiradentes – UNIT (2005) e Mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT (2021).

Esteve  como Professora da Educação Básica das redes municipais de Umbaúba e Aracaju. Atuou como Pedagoga na rede municipal de ensino de Estância, assumindo a Gestão Escolar.

Trabalhou como Professora e Técnica no Serviço Social do Comércio – SESC. 

No Departamento de Apoio ao Sistema Educacional – DASE/SEED, coordenou o Programa Pré-Universitário e no Departamento de Educação – DED/SEED, coordenou o Serviço de Ensino Médio, representando Sergipe no GT do Ensino Médio no Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED.

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU – DEA

TERRITÓRIO: GRANDE ARACAJU

DEA – ARACAJU

RUA LARANJEIRAS, 2037 – CEP 49055-3800

Maria Gilvânia Guimarães dos Santos

Diretor (a) de Regional da Educação

E-mail: mariagilvania.santos@seduc.se.gov.br

Fone: 3253-8502/8509/8506/8515            

 

DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 1 

FRANZ RUSSEMBERG DA SILVA SANTOS

E-mail: franz.santos@seduc.se.gov.br

Fone: 3522-3463

 Franz Russemberg da Silva Santos nasceu em 18 de março de 1988, em Itabaianinha (SE).

É graduado em Letras Português/Espanhol (2012) e Bacharelando em Direito pela Universidade Tiradentes, Pós-Graduado em Didática, Docência e Tutoria no Ensino Superior (2014) pela Universidade Tiradentes e Pós-Graduado em Educação Especial e Inclusiva (2017) pela Faculdade Jardins.

Foi professor da Universidade Tiradentes de 2013 a 2015 e Gestor da Escola Estadual Dom José Vicente Távora em Tomar do Geru no período de 2017 a 2019.

Em sua gestão, idealizou e implantou o “Projeto Escola Limpa”, que prioriza a conservação do patrimônio público, transformando a Unidade Escolar em referência para todo o estado.

Lançou projeto de modernização do Ambiente Escolar com otimização dos recursos, sendo a primeira escola da DRE 01 a ser 100% climatizada, com salas temáticas, sala de balé e campo de futebol, utilizando recursos próprios. Obtendo ainda, um dos maiores crescimentos da nota do IDEB da rede estadual na edição de 2017. Atualmente, é professor de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, exercendo a função de Diretor Regional de Educação.

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 1

TERRITÓRIO: SUL SERGIPANO

 DRE 1 – ESTÂNCIA                                                                        

PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO, S/Nº BAIRRO CENTRO

CEP:49.200.000 – Estância/SE

Alan Viana Santos

Assessoria da Regional

E-mail: alanviana.santos@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3522 6324

  • Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE1

Antônio Bispo de Oliveira Neto

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: antonio.oliveiraneto@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3522 6925

  • Serviço de Gestão e Finanças – SEGAF/DRE1

Elaine Santiago Costa Jasmin

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: elaine.cardoso@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3522 6954

  • Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE1

Sidlene da Conceição Ferreira Lima

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: sidlene.lima@seduc.se.gov.br

Fone: (79)3522 6812 

DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 2

DANIELA SANTOS DA SILVA

E-mail: daniela.silva1@seduc.se.gov.br

Fone: 3631-8365 / 8366

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe, Graduada em História pela Universidade Tiradentes.

É especialista em Gestão Pública em Educação ( FSLF), Especialista em Ensino de História (FSLF) e em Docência e tutoria em EAD ( UNIT) , tem atuado em projetos sociais voltados à população com baixo índice de escolaridade e lecionado na Rede Pública e Privada de Ensino na Área de História, Sociologia e Artes desde 2007.

Se dedica a pesquisa sobre comunidades quilombolas no período pós- abolição e as pesquisas relacionadas a educação patrimonial, assim como sobre protagonismo juvenil e gestão escolar. Foi coordenadora Local do Programa MOVA- Brasil organizado pelo Instituto Paulo Freire.

Atuou por quatro anos como gestora do Colégio Estadual Dr. Milton Dortas obtendo melhorias em todos os indicadores educacionais durante os quatro anos de gestão, em 2017 recebeu o prêmio gestão escolar destaque estadual organizado pelo Consed onde realizou intercâmbio junto a Universidade do Arizona, EUA. Hoje é Diretora Regional de Educação da DRE 2.

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 2

TERRITÓRIO CENTRO SUL SERGIPANO

A Diretoria Regional de Educação – DRE 2,  responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Lagarto (sede), Poço Verde, Riachão do Dantas, Simão Dias e Tobias Barreto.

DRE 2 – LAGARTO

AV. FRANCISCO GARCEZ, 150 – BAIRRO CENTRO –                            

CEP: 49400-000

 DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 3

GLADSTON DOS SANTOS

gladston.santos2@seduc.se.gov.br

Fone: 3431-9841/9849/4007/9707

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 3

TERRITÓRIO: AGRESTE CENTRAL SERGIPANO

Diretoria Regional de Educação – DRE 03  responsável pelas unidades de ensino localizadas nos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana (sede), Macambira, 3 Malhador, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, São Domingos e São Miguel do Aleixo.

Endereço: Av. Otoniel Dória, 456- Centro – CEP: 49.500.000 – Itabaiana/SE

Denise Santana Meneses Oliveira

Assessoria da Regional

E-mail: denise.oliveira@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3431-9706

  

  • Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 3

Alessandra Santana Bispo

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: alessandra.bispo@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3431-9849

  • Serviço de Gestão  e Finanças – SEGAF/DRE 3

Silvanilto Vieira dos Santos

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: silvanilto.santos@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3431-9841

  • Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 3

Tayna Grace de Almeida Lopes Santos

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: taynagrace.santos@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3431 – 4007

DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 4

HANDRESHA DA ROCHA SANTOS

handresha.santos@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3194-3236

DRE 4 – JAPARATUBA

RODOVIA LÚCIO PRADO, S/N BAIRRO CENTRO

CEP: 49960-00

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 4

TERRITÓRIO: LESTE SERGIPANO

Diretoria Regional de Educação  – DRE 4, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Capela, Carmópolis, General Maynard, Japaratuba (sede), Pirambu, Rosário do Catete, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Siriri.

 

Endereço: Praça da Bandeira, nº 147 – Centro – CEP: 49.960-000 – Japaratuba/SE

Martha Ramos Moura

Assessoria da Regional

E-mail: martha.moura@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3272-1564

 

Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 4

Nara Barreto Nascimento de Carvalho

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: nara.carvalho@seduc.se.gov.br

 

Serviço de Gestão  e Finanças – SEGAF/DRE 4

José Marcílio Rodrigues da Anunciação

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: marcilio.anunciacao@seduc.se.gov.br

 

Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 4

 

Lady Dayana Silva dos Santos

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: ladydayana.santos@seduc.se.gov.br

DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 5

ELAINE SILVA MELO TOMÉ

E-mail: elaine.melo@seduc.se.gov.br

Fone: 3265-2635/1789

DRE 5 – NOSSA SENHORA DAS DORES

PRAÇA JOEL NASCIMENTO, S/Nº BAIRRO CENTRO

CEP: 49600-000

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 5

TERRITÓRIO: MÉDIO SERTÃO SERGIPANO

Diretoria Regional de Educação – DRE 5, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Aquidabã, Cumbe, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi e Nossa Senhora das Dores (sede)

Endereço: Praça Joel Nascimento, s/nº – Centro – CEP: 49.600.000 – Nossa Senhora das Dores/SE

 

Elizete Soares Souza Vieira

Assessoria da Regional

E-mail: elizete.vieira@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3265-2635

 

Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 5

Nadja Maria Silva Almeida

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: nadjamaria.lima@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3265-1789

 

Serviço de Gestão  e Financeira – SEGAF/DRE 5

José Wilson Santos Barroso

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: jose.barroso@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3265-2795

 

Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 5

Vera Lúcia Alves Santos

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: veralucia.alves@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3265-1789

DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 6

MAX CARDOSO SILVA

max.cardoso@seduc.se.gov.br

Fone: 3322-5850/5852/5853/5240

DRE 6 – PROPRIÁ

RUA JACKSON DE FIGUEIREDO, 514 – CEP: 49900-000

Mestre em Geografia através do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (2016).

Especialista em Gestão Urbana e Ambiental pela Universidade Tiradentes (2007). Graduado em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2003).

Atualmente, é Diretor Regional de Educação – DRE 6/SEDUC/SE, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Neópolis, Pacatuba, Propriá (sede), Santana do São Francisco, São Francisco, Telha e Muribeca. Em pouco tempo de gestão, frente a DRE 6, elevou o IDEB 2019 da regional em 10,2% nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, crescimento de 18% nos Anos Finais do Ensino Fundamental e avanço de 17,2% no Ensino Médio, comparando as notas do IDEB 2017.

Professor de educação básica, efetivo, da rede pública do Estado de Sergipe (2 vínculos), exerceu por 15 anos a função em regência de classe, no Colégio Estadual Francisco Figueiredo (CEFF/Aquidabã – SE). Foi professor da rede pública estadual de Alagoas de 2006 a 2013. Foi docente de Geografia no Pré Universitário (PREUNI/SEED) na cidade de Aquidabã de 2014 a 2017. Assumiu entre fevereiro de 2016 a dezembro de 2017 a coordenação de pólo do Programa Sergipe E-TEC Profissionalizante nos cursos de Hospedagem e Agente Comunitário de Saúde, na cidade de Carmópolis – SE. Atuando, principalmente, nos seguintes eixos/áreas: Geografia, Meio Ambiente, Gestão Urbana e Educação. Exerceu entre 2008 a 2011, a função de tutor no Centro de Educação Superior à Distância (CESAD/UFS/UAB). Autor e coautor de alguns artigos científicos nas áreas de Geografia, Meio Ambiente, Gestão Urbana e Educação Ambiental. Orientador de alunos no Ensino Médio em pesquisas do PIBIC Jr./FAPITEC/SE e em pesquisas de outra natureza, nas áreas de Geografia Agrária, Meio Ambiente, Saúde Coletiva e Agroecologia. Participou do Grupo de Pesquisa Dinâmica Ambiental e Geomorfologia – DAGEO/UFS, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Geomorfologia do Quaternário e Mudanças Ambientais; Climatologia Geográfica e Ambiente Urbano; Análise e Gestão de Bacias Hidrográficas; Dinâmica, Ocupação e Impactos em Ambientes Costeiros; Planejamento Geoambiental do Uso e Ocupação do Solo; SIG e Representações Cartográficas de Dados Espaciais. Durante 2013 a 2016 foi monitor/professor de educação básica técnico-profissionalizante em agropecuária na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL/Japoatã – SE) trabalhando de modo integral através da pedagogia da alternância. Recebeu, recentemente, os Títulos de Cidadão de Propriá e Cidadão de São Francisco, municípios do Baixo São Francisco sergipano. Também parabenizado, através de Moções da Câmara Municipal de Propriá, pelo reconhecimento do trabalho realizado com primazia e eficiência, frente a DRE 6/SEDUC/SE.

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 6

TERRITÓRIO: BAIXO SÃO FRANCISCO

Diretoria Regional de Educação – DRE 6,  responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Amparo de São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Cedro de São João, Ilha das Flores, Japoatã, Malhada dos Bois, Neópolis, Pacatuba, Propriá (sede), Santana do São Francisco, São Francisco, Telha e Muribeca. 

 

Endereço: Rua do América, nº 1068 – CEP 49.900-000 – Propriá/SE

  

Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 6

Edina Pinheiro Lima

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: edina.lima@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3322-4529

 

Serviço de Gestão e Finanças  – SEGAF/DRE 6

Rejania Nascimento de Alcântara

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: rejania.alcantara@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3322-4828

 

Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 6

Lícia Manuela da Silva Morais

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: liciamanuela.morais@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3322-4995 

DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 7 

MARIA DAS GRAÇAS ALBUQUERQUE MELO

E-mail: maria.melo3@seduc.se.gov.br

GABINETE: 3354-1390/1391

CEL: (82) 98136-7874

DRE 7 – GARARU

AV. PRESIDENTE COSTA E SILVA, S/N BAIRRO CENTRO

CEP: 49830-000

 

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 7

TERRITÓRIO: ALTO SERTÃO SERGIPANO

Diretoria Regional de Educação  – DRE 7,  responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Gararu (sede), Nossa Senhora de Lourdes e Porto da Folha.

Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, s/nº – CEP: 49.830.000 – Gararu/SE

 

José Natan Gonçalves da Silva

Assessoria da Regional

E-mail: josenatan.silva@seduc.se.gov.br

 

Serviço Gestão e Finanças – SEGAF/DRE 7

Adrio Silva de Oliveira

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: adrio.oliveira@seduc.se.gov.br

 

Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 7

José da Conceição Resende

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: jose.resende@seduc.se.gov.br

DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 8 

MARLEIDE CRUZ DE ARAUJO

marleide.cruz@seduc.se.gov.br

Fone: 3354-1390/1391

DRE 8 – NOSSA SENHORA DO SOCORRO

AV. COLETORA A, s/n – MARCOS FREIRE, GALERIA PRÊMIO – CEP: 49160-000

Marleide Cruz De Araújo, Licenciatura Em Pedagogia, Pós-Graduada Em Gestão Escolar e Mestre Em Ciências De Educação.

Na trajetória Profissional, atuou como Coordenadora Pedagógica do Colégio Estadual João Batista Nascimento, de 2003 a 2007, Gestora do Colégio Estadual João Batista Nascimento de 2007 a 2009.

De 2009 a 2011, foi Diretora de Esporte da Secretaria de Esporte e Lazer e em 2012 Secretaria do Esporte de Esporte, Lazer e Turismo do Município do Socorro.

Assumiu também, no mesmo município, a função de Gestora de Recursos Humanos no período de 2017 a 2018. Atualmente é Diretora Regional de Educação da DRE 8, estando no cargo desde 2018.

 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 8

TERRITÓRIO: GRANDE ARACAJU

 Diretoria Regional de Educação – DRE 8, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro (sede), Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão e Maruim.

Endereço: Avenida Coletora A, nº 452 – Galeria Premium em frente ao Shopping Prêmio; Conj. João Alves – Nossa Sra. Socorro/SE

 Danielle Siqueira dos Anjos

Assessoria da Regional

E-mail: danielle.anjos@seduc.se.gov.br

Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 8

Adson de Lima Silva

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: adsonlima.silva@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3254-2704

Divisão de Gestão Pedagógica – DIPED/DRE 8

Ricardo Menezes Santos

E-mail: ricardomenezes.santos@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3254-2704

 Serviço Gestão e Finanças – SEGAF/DRE 8

Wilson Passos Nascimento

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: wilsonpassos.nascimento@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3254-4348

  Serviço de Gestão de Recursos Humanos –  SEGRH/DRE 8

Vladimir da Silva Guimarães

Diretor (a) de Serviço da Regional

E-mail: vladimir.guimaraes@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3254-4348  

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – DRE 9

ANTÔNIO JOSÉ DE SANTANA

E-mail: antoniojose.santana@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3411-7101/3191

DRE 9 – NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

RUA MANOEL BEZERRA LEMOS, 147 – BAIRRO DIVINEIA – CEP: 49680-000 – Nossa Senhora da Glória (SE)

TERRITÓRIO: ALTO SERTÃO SERGIPANO

 Diretoria Regional de Educação  –  DRE 9, responsável pelas unidades de ensino localizadas nos Municípios de Canindé de São Francisco, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora da Glória (sede) e Poço Redondo.

Assessoria da Regional

Evandra Freire de Souza Santana

E-mail: evandra.sanatana@seduc.se.gov.br

Fone: (79)3411-4060

Serviço de Planejamento e Ensino – SEPLEN/DRE 9

Clélia Patrícia Santos

Diretora de Serviço da Regional

E-mail: clelia.santos@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3411-3191

Serviço de Gestão e Finanças – SEGAF/DRE 9

Lucileide Costa Silva

Diretora de Serviço da Regional

E-mail: lucileide.silva@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3411-310

Serviço de Gestão de Recursos Humanos – SEGRH/DRE 9

Lilian Santana Gois Silva

Diretora de Serviço da Regional

E-mail: liliansantana.gois@seduc.se.gov.br

Fone: (79) 3411-7101

ÓRGÃO COLEGIADO - CEE

Conselho Estadual de Educação de Sergipe

Presidência – Biênio 2025/2026

Conselheira Presidente
Eliane Passos Santana

Conselheiro Vice-Presidente
José Sebastião dos Santos Filho

Chefias das Unidades Administrativas

Secretária Geral: Maria Idene Santana Campos
Assessoria de Legislação e Normas: –
Assessoria Técnica de Educação Básica: Marcella Franco Rodrigues
Assessoria Técnica de Educação Profissional, Especial e Educação de Jovens e Adultos: Simone Rocha Barreto do Nascimento
Assessoria de Transparência e Comunicação Social: Luana Silva Boamorte de Matos

Contatos

E-mail: ceese@seduc.se.gov.br
Telefones: 79 3194-3203 e 3194-3204
Horário de atendimento ao público: 7 às 13h, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Leonardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho, Aracaju, Sergipe, CEP 49020-150 – Anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória.
Site: https://cee.se.gov.br/

ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL

Órgãos com o objetivo de fiscalizar, acompanhar e realizar o controle social de políticas públicas (CAE- Alimentação Escolar, e o CACS-FUNDEB- Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica)   para que haja um melhor atendimento à população. A ideia é que no exercício do controle da política pública esses  órgãos exerçam uma efetiva representação da sociedade.

CACS – CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB

TITULAR

José Dias Júnior

PRESIDENTE

Início Mandato: 04/05/21

Ato de Nomeação: Decreto N° 40.821

Início função: 10/05/21

SUPLENTE

Josefa da Assunção Souza Brito Lisboa

Início Mandato: 04/05/21

Ato de Nomeação: Decreto N° 40.821

 

E-mail: ceacsfundeb.sergipe@seduc.se.gov.br

Fone: (79)  3194-3403

DECRETO Nº 40.821 DE 08 DE ABRIL DE 2021

CAE – CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE SERGIPE

 O  Conselho de Alimentação Escolar – CAE/SE é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento que tem como principal função zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O CAE é composto por representantes do Poder Executivo, trabalhadores da educação e discentes, entidades civis e pais de alunos.

SUELI DA COSTA SANTOS – PRESIDENTE
 
FERNANDA SANANE SANTOS CRUZ – VICE-PRESIDENTE
 
 
DECRETO Nº 16.348 DE 1997_CRIA CAE
DECRETO Nº 19.055 DE AGOSTO DE 2000_institui CAE
DECRETO Nº 19.435 DE DEZEMBRO DE 2000_REGULA CAE
Lei nº 7.709 de outubro de 2013
Lei nº 8.178-A DE 21 DE DEZEMBRO DE 2016

FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO – FEE

O Fórum Estadual de Educação (FEE) é um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado,  e nesse sentido, é uma reinvindicação histórica da comunidade educacional. De caráter permanente, o FEE foi criado pelo Decreto nº  27.980 de 03 de agosto de 2011, sendo este o marco legal no estado de Sergipe.

PROFª CHRISTIANE SILVA SANTOS ALMEIDA – COORDENADORA
 
E-mails:
 
Fone:
(79) 99952-5556
(79) 3194-3339
 

Membro titular,  representante do Gabinete do Secretário de Educação – GS/SEED

DECRETO Nº 40.999 DE 27 DE SETEMBRO DE 2021
DECRETO Nº 27.980 DE DE 03 DE AGOSTO DE 2011
DECRETO Nº 28.396 DE 02 DE MARÇO DE 2012
DECRETO Nº 30.696 DE 08 DE JULHO DE 2017
DECRETO Nº 30.775 DE 16 DE AGOSTO DE 2017
LEI Nº. 8.025 DE 04 DE SETEMBRO DE 2015