Os 20 alunos contam com a oportunidade de vivenciar um mês de intercâmbio cultural e linguístico por meio do programa Sergipe no Mundo
Por Heidy Souza (estagiária)
Os alunos do programa Sergipe no Mundo iniciaram a segunda semana de seu intercâmbio cultural e linguístico em Vancouver, no Canadá, e San Diego, nos Estados Unidos. Esta nova fase promete um aprofundamento ainda maior no idioma e a descoberta de novos pontos turísticos. O Sergipe no Mundo é um programa do Governo de Sergipe, executado por meio a Secretaria de Estado da Educação (Seed), que leva estudantes do ensino médio da rede estadual, entre 14 e 17 anos de idade, para uma imersão em cidadania global.
Em San Diego, os intercambistas já têm a programação definida. A aluna Janaína Suri compartilhou que após a visita a uma biblioteca, o grupo irá ao USS Midway Museum, a um festival que celebra as culturas das ilhas do Pacífico e a um museu de arte. Janaína descreve a experiência como algo além das expectativas. “Está sendo exatamente o que imaginávamos: uma oportunidade única de vivenciar a cultura, praticar o idioma no dia a dia e ampliar a nossa visão de mundo”. Ela acrescenta que está ansiosa para continuar o aprendizado e ter experiências que contribuam tanto para o inglês quanto para seu crescimento pessoal.
Mais ao Norte, em Vancouver, a empolgação também é grande. A aluna Jhúlia Matos revela que a programação diária é uma surpresa, elaborada pelos fiscais para que os estudantes possam explorar os locais mais interessantes da cidade.
Jhúlia destaca que a acolhida na escola tornou a experiência educacional ainda mais positiva. “A escola está sendo bem legal. Tive um pouco de dificuldade no início, mas os professores são ótimos e super compreensíveis. Meus amigos também me ajudaram bastante”, pontua.
A segunda semana de intercâmbio é mais um passo na jornada de aprendizado e desenvolvimento desses alunos, que seguem colecionando novas vivências e consolidando seus conhecimentos.
Internacionalização
Fruto de um investimento de mais de R$ 5,8 milhões, o ‘Sergipe no Mundo’ proporciona a 100 estudantes da rede pública estadual de ensino a oportunidade de realizar o sonho e viver a experiência de um intercâmbio Internacional. Os jovens viajaram com todas as despesas custeadas pelo Governo de Sergipe, e contam com a assistência, acolhimento e suporte logístico da equipe do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seed), responsável por coordenar o programa.
Os contemplados receberam um kit viagem contendo uma mala com capacidade para até 23 kg com capa, mochila, necessaire, camiseta, conjunto de moletom, diário de bordo, garrafa térmica (squeeze), etiquetas de bagagem, bolsa lateral e broches com a identidade visual do programa.
Os intercambistas também levaram um tablet, recebido anteriormente por meio do programa Educação Conectada, além de contarem com o apoio psicossocial do programa Acolher. Além disso, foram presenteados com um aparelho celular, doado pela Receita Federal.
Todos os estudantes recebem a documentação necessária para a viagem gratuitamente, como passaporte e visto. Ao retornarem da imersão cultural e linguística, os beneficiados pelo programa estarão automaticamente matriculados no Centro Estadual de Idiomas (CEI).
Fotos | Ascom Seed