Os desembarques estão marcados para os próximos domingo, 26, e segunda-feira, 27 de outubro
Autor: Heidy Souza (estagiária)
A última turma do programa ‘Sergipe no Mundo’, edição 2025, entra na reta final do intercâmbio cultural e linguístico na Austrália e Irlanda, oferecido pelo Governo do Estado. Os 20 alunos, dos 100 da rede pública estadual de ensino selecionados pelo programa, estão aproveitando esses últimos momentos para conhecer alguns lugares, aperfeiçoar o inglês e criar mais memórias. Os desembarques estão marcados para os próximos domingo, 26, e segunda-feira, 27 de outubro.
Em Cork, na Irlanda, dez intercambistas estão aproveitando esses momentos para realizar atividades ao ar livre, comprar presentes para amigos e familiares e fazer as últimas atividades na Seda College, onde estão aperfeiçoando o inglês.
A aluna Lara Beatriz Figueiredo, do Colégio Estadual Abelardo Barreto do Rosário, do município de Tobias Barreto, conta que o intercâmbio oportunizou um profundo aprendizado de vida, abrangendo responsabilidade, respeito, autonomia, estabelecimento de limites e a arte de desfrutar e valorizar as origens. “O intercâmbio não foi só a oportunidade de conhecer outro país e aprender um novo idioma, claro, mas, também, oportunidade de me descobrir e descobrir muitas outras coisas, de pensar melhor no meu futuro e saber me preparar para ele, de fazer amizades e levar para sempre memórias inesquecíveis como essas e de mudar por completo minha vida e a forma de enxergar as coisas ao meu redor”, conta.
Enquanto isso, em Camberra, na Austrália, os 10 intercambistas seguem em uma semana intensa de despedida e com a vontade de aproveitar o máximo que conseguem com as programações surpresas que são realizadas.
A aluna Ludmyla Santana, do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, em Umbaúba, pontua como sua host family contribuiu para o seu aprendizado na língua inglesa, sempre buscando formas diversas de comunicação para que haja um ótimo resultado. Ela também conta como essa imersão cultural contribuiu para que ela passasse por transformações significativas. “O intercâmbio contribuiu para que eu aprendesse a ter responsabilidade financeira e a controlar gastos. Sair da bolha cultural de Sergipe/Brasil foi até difícil porque os costumes são outros, as comidas são outras e foi tudo muito rápido. O respeito à cultura deles foi crucial e muito interessante conhecer mais do outro. Aprendi a ser mais responsável, madura, independente e a saber lidar melhor com as emoções”, releva.
Internacionalização
Criado pelo Governo do Estado por meio da Seed (Leis nº 9.040/2022 e nº 9.060/2025), o Sergipe no Mundo é a principal política de internacionalização da educação pública estadual. Voltado para alunos do Ensino Médio, entre 14 e 17 anos, o programa oferece intercâmbio em países como Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Inglaterra, Espanha, França e, agora, Austrália, com todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado.
Além da vivência cultural, o programa garante suporte completo: kit de viagem com mala, mochila, roupas, diário de bordo e celular (doado pela Receita Federal), além de passaporte, visto, bolsa de manutenção, acompanhamento psicossocial pelo Programa Acolher e matrícula automática nos cursos do Centro Estadual de Idiomas ao retornarem.
Em 2025, a segunda edição dobrou o número de vagas, beneficiando 100 estudantes e ampliando os destinos para sete países. Com o encerramento desta etapa, o Sergipe no Mundo se consolida como uma iniciativa estratégica para transformar trajetórias e fortalecer a educação pública de Sergipe.
Fotos: Divulgação/ Seed













