Jogos da Juventude 2022 começam nesta sexta-feira, 2, em Aracaju

Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc

Tudo pronto para os Jogos da Juventude 2022. Estudantes de todas as partes do Brasil já desembarcaram na capital sergipana para competir em uma das 16 modalidades, entre os dias 2 e 17 de agosto. Ao todo, foram inscritos na fase nacional 4.180 atletas com até 17 anos, de 1.856 escolas, que representarão todos os estados do país e o Distrito Federal. Somados com treinadores e oficiais, as 27 delegações contam com mais de 5.000 pessoas. A cerimônia de abertura vai acontecer nesta sexta-feira, 2, às 17h, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju.

 

 

Em clima de total entrosamento e a poucas horas da abertura, os jovens atletas aguardam com muita expectativa o início das competições. Para a estudante Ana Carolina Oliveira, atleta de vôlei de praia do estado do Mato Grosso, estar pela primeira vez competindo nacionalmente é motivo de orgulho. “Chegamos ontem de madrugada e viemos aqui no Centro de Convenções conhecer melhor o espaço das competições e as áreas de vivência. Está tudo muito lindo”, disse ela, elogiando o clima acolhedor da capital de Sergipe. “Ainda não consegui conhecer tudo, mas pela recepção vi que Aracaju sabe receber seus visitantes”.

 

Quem também falou da receptividade foi o atleta de Tênis de Mesa do estado do Paraná, João Paulo Horukawa. “Fomos muito bem recebidos aqui em Aracaju, ainda não tivemos a oportunidade de conhecer melhor, mas tenho certeza que teremos. Nossa expectativa é sempre positiva, queremos subir ao pódio representando o nosso estado”, disse. As competições de Tênis de Mesa começam neste domingo, 4, e se estendem até o dia seguinte, na segunda, 5, no Centro de Convenções de Sergipe AM Malls.

 

Além do Centro de Convenções, que foi adequado para receber algumas competições, outras praças esportivas de Sergipe serão palco dos Jogos da Juventude 2022, como por exemplo a Vila Olímpica da Universidade Tiradentes, que vai receber os estudantes de Atletismo; a Estação Cidadania | Esporte Radialista Carlos Magno Endereço, no Bugio, que receberá as competições de Badminton; além do Parque Aquático Zé Peixe, no bairro 13 de julho, que será concentrado as provas de natação; e a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal | APCEF, no bairro Aeroporto, com vôlei de praia.

 

Time Sergipe

Com uma delegação composta por 189 pessoas, entre atletas, dirigentes e técnicos, Sergipe também se prepara para fazer bonito nos Jogos da Juventude 2022. De acordo com o chefe da delegação sergipana, Wendel Ribeiro, esse primeiro bloco de competições vai abranger 156 atletas. “Muitos estão participando pela primeira vez e ainda não tem experiência de uma competição nacional, mas acreditamos no potencial dos nossos estudantes e muitas promessas que irão se destacar a exemplo da natação com estudante do Colégio Amadeus, Arthur Farias; Bernardo, do atletismo do Colégio Estadual José Amaral Lemos, em Pirambu, Roberto Gabriel, do badminton; Maria Eduarda, aluna da rede estadual de Tobias Barreto, destaque no voleio de Praia, entre tantos outros que vão brilhar nos jogos”, explicou.

 

Abertura

 

A Cerimônia de Abertura acontece nesta sexta-feira, 02, a partir das 17h, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju. Um time estrelado de mulheres históricas para o esporte brasileiro foi convocado pelo COB para atuarem como embaixadoras nos Jogos da Juventude. A campeã olímpica de judô Sarah Menezes, que despontou na competição estudantil, volta às origens, desta vez para inspirar a nova geração do esporte nacional. Ao seu lado estarão outras quatro lendas, que também brilharam em edições de Jogos Olímpicos: Janeth Aircain (basquete), Juliana Felisberta (vôlei de praia), Natalia Falavigna (taekwondo) e Virna Dias (vôlei). Outras três embaixadoras já haviam sido anunciadas pelo para acompanharem as competições e interagirem com os principais atletas jovens do país: Ana Marcela Cunha, Rebeca Andrade e Letícia Oro.

 

Notícias Anteriores