Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, lançou nesta sexta-feira, 7, no auditório Lourival Batista, em Aracaju, o Programa de Acompanhamento Pedagógico da Rede de Ensino de Sergipe.
O objetivo do projeto é o fortalecimento das lideranças pedagógicas da escola, com o intuito de garantir estratégias de rotina para a cultura da utilização da análise e socialização de dados, proposições de ações e melhoria dos resultados.
O Plano de Acompanhamento Pedagógico terá a coordenação da Secretaria de Estado da Educação, através dos técnicos do Departamento de Educação, e será implantado, inicialmente, em escolas das Diretorias Regionais de Educação 1 e 9 e na Diretoria de Educação de Aracaju, além de implementação de atividades já existentes em escolas dos 14 municípios da Regional 6.
"Precisamos melhorar a aprendizagem de modo sistemático. Estamos reorganizando e requalificando as equipes pedagógicas. É um trabalho que recupera a visão de gestão de uma política de educação e não somente do gerenciamento de escolas. E o Plano de Acompanhamento Pedagógico é parte dessa visão", explicou Jorge Carvalho.
O secretário também fortaleceu a ideia de que o acompanhamento pedagógico não é algo em curto prazo, mas uma ação de Estado que pode se transformar numa concordância da sociedade.
Valorização da aprendizagem
Na programação de lançamento, diretores regionais, coordenadores pedagógicos e técnicos da Seed assistiram à palestra do consultor Raph Gomes, da Fundação Lemamn, instituição parceira na implantação do Programa de Acompanhamento Pedagógico.
Com o tema "Uso Pedagógico dos Resultados das Avaliações: Conhecer, Projetar e Agir", Raph Gomes focou a palestra em como entender o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e seus componentes; mostrou a influência de cada componente nos indicadores, indicou como a equipe pedagógica pode analisar os índices e o que fazer com os dados finais.
"Devemos conhecer, analisar, avaliar, socializar os dados e propor atividades para a aprendizagem dos alunos. Se eu sei onde meus alunos estão e aonde eu quero que eles cheguem, é preciso preparar atividades e planejar para que eles consigam avançar", ressaltou.
O consultor ainda propôs que os educadores valorizem as reuniões pedagógicas, analisem dados e criem planos de ação como forma de intervir na baixa aprendizagem.
Integração com a comunidade
A segunda palestra socializada no evento de lançamento ficou a cargo de Amaral Barbosa, professor e diretor da Escola de Ensino Fundamental Miguel Antônio Lemos, localizada no município de Pedra Branca, povoado Baixio, no Ceará.
Referência nacional por ser uma escola com pontuação 8,9 no IDEB, o professor Amaral explicou que sem a integração da escola com a comunidade, comprometimento da equipe e acompanhamento pedagógico não há como melhorar os índices educacionais.
"É uma escola que não somente transforma a educação, mas a vida da comunidade e dos alunos. Com dedicação da equipe, participação dos pais e acompanhamento pedagógico conseguimos que nossa escola, em uma área rural, com pais de alunos sem saber ler e escrever, seja uma referência", afirmou.











