Momento de preparação para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino reúne equipes, promove a equidade e inova as metodologias
Por Alice Mendonça e Heidy Souza (estagiárias)
A Jornada Pedagógica 2026 é um momento que promove o encontro de diretores de escolas, professores, servidores e gestores das diretorias regionais de educação (DREs) em todo o estado de Sergipe. A programação segue até o dia 30 de janeiro com a formação das DREs pelos departamentos da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Cada diretoria regional é visitada pelas equipes da Secretaria para, entre outras ações, fomentar a qualificação dos professores, dar apoio às equipes gestoras e docentes, promover a equidade na educação e inovar as metodologias de ensino na Rede Pública Estadual. O Departamento de Educação (DED), o Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), o Departamento de Inspeção Escolar (Dies), a Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor) e a Assessoria de Comunicação (Ascom) são alguns dos setores da Seed presentes nas atividades.
A programação das formações das DREs nesta semana acontece da seguinte maneira: no dia 21, quarta-feira, serão visitadas as DREs 1 (sede em Estância), 2 (sede em Lagarto), 7 (sede em Gararu) e 9 (sede em Nossa Senhora da Glória). No dia 22, quinta-feira, será a vez das DREs 3 (sede em Itabaiana), 4 (sede em Japaratuba), 5 (sede em Nossa Senhora das Dores) e 6 (sede em Propriá). Por fim, no dia 23, sexta-feira, a DRE 8 (sede em Nossa Senhora do Socorro) e a DEA (Aracaju) serão visitadas pelos departamentos da Seed.
A secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, destacou que, neste ano, a Jornada Pedagógica reforça a importância de estar conectada com os avanços tecnológicos. “A atividade reforça a necessidade de estarmos conectados com esse momento de inteligência artificial, de avanço tecnológico e de robótica. É preciso preparar professores e alunos para essa nova realidade. Nossos estudantes devem estar preparados para o que há de mais avançado, porque hoje a tecnologia é a ‘bola da vez’”, afirmou.
A gestora também ressaltou a grandiosidade do evento. “Nos próximos dias, percorreremos todo o território de Sergipe com a Jornada Pedagógica, envolvendo gestores, coordenadores, secretários, servidores e professores. Este é um momento preparatório, que aponta o que esperamos deste ano letivo, com foco no pedagógico e na educação como ferramenta de transformação de vidas”, completou.
O diretor do Departamento de Educação (DED), Genaldo Freitas, ressaltou a importância da participação de todos nas formações. “Este é um momento estratégico para alinharmos propósitos, fortalecer a gestão pedagógica e reafirmar nosso compromisso com a aprendizagem dos estudantes em todo o estado. As reuniões são espaços de escuta, diálogo e construção coletiva, que reconhecem as especificidades de cada regional e valorizam as experiências já desenvolvidas nas escolas”, afirmou.
Para o diretor da DRE 1, Franz Russemberg, a Jornada Pedagógica é um espaço estratégico de escuta, alinhamento e fortalecimento coletivo da rede. Segundo ele, “o momento vai além do planejamento pedagógico, ao valorizar a troca de experiências entre gestores, o compartilhamento de boas práticas e o alinhamento das diretrizes educacionais para o ano letivo de 2026. A Jornada contribui para o fortalecimento da gestão democrática, para o cuidado com as pessoas que fazem a escola acontecer e para a construção de um ambiente institucional mais organizado, colaborativo e comprometido com a qualidade da educação pública”, pontuou.
A diretora da DRE 2, Daniela Silva, destacou a Jornada Pedagógica como um momento fundamental de reflexão e planejamento coletivo. “É um espaço para refletir sobre todo o trabalho que será planejado e executado ao longo do ano letivo. Reunimos diretores escolares, coordenadores pedagógicos, secretários e, principalmente, professores para pensar o planejamento das aulas e dos projetos, analisar indicadores, identificar dificuldades e enfrentar os desafios do cotidiano escolar. A partir desse diálogo coletivo, construímos soluções para garantir que a escola cumpra suas metas e se torne um ambiente mais acolhedor e voltado à aprendizagem”, frisou.
A diretora da DRE 7, Maria das Graças, enfatizou a importância do momento formativo para a equipe regional. “Foi um momento muito significativo, especialmente no campo pedagógico, com destaque para a atuação do DED e o trabalho desenvolvido pela equipe da Fundação Getulio Vargas (FGV), que contribuiu para fortalecer a gestão da aprendizagem. A partir da análise dos dados de 2025, os diretores poderão planejar ações e intervenções mais eficazes durante a semana pedagógica. Além disso, esse espaço permite alinhar aspectos pedagógicos e administrativos e discutir as demandas das escolas. A DRE 7 é composta por 13 unidades de ensino, todas representadas neste encontro, o que fortalece ainda mais o trabalho coletivo”, destacou.
Segundo o diretor da DRE 9, Antonio Santana, a Jornada Pedagógica 2026 fortalece o planejamento do ano letivo ao promover a integração entre saberes, pessoas e áreas do conhecimento. “Além das discussões pedagógicas, o encontro aborda aspectos administrativos, como prestação de contas e alimentação escolar, que impactam diretamente o processo de ensino-aprendizagem. A presença de representantes da Secretaria de Educação e de instituições parceiras contribui para estreitar os laços com as unidades escolares e preparar os gestores para enfrentar, de forma antecipada, os desafios do cotidiano educacional”, afirmou.
Entre os dias 27 e 30 de janeiro haverá o planejamento interno das escolas para o início do ano letivo de 2026.
Jornada Pedagógica
Promovida pelo Governo do Estado, a Jornada Pedagógica marca a abertura do ano letivo na Rede Pública Estadual de Ensino, com a capacitação de gestores e educadores, além do planejamento das escolas, distribuídas nas nove DREs e na Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Com o tema Conectando saberes, transformando vidas, a atividade busca focar no uso das tecnologias em sala de aula como parte das ações pedagógicas. A proposta é fortalecer a educação com recursos tecnológicos, tornando-a mais avançada e inteligente.
Fotos | Ascom Seed



















