Josué Modesto vistoria reforma de escola em Siriri e dialoga com comunidade do Fernando Azevedo, em Nossa Senhora das Dores

Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc

Após uma extensa agenda de visitas a escolas estaduais de Aracaju e Região Metropolitana, com o objetivo de concluir todas as 322 unidades de ensino até o fim de 2022, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, retornou nesta quarta-feira, 16, ao interior do estado para vistoriar a obra de reforma e ampliação do Centro de Excelência Coronel Joaquim Barbosa e a reforma da quadra de Esporte dessa unidade escolar, em Siriri, além de conhecer o Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, em Nossa Senhora das Dores, e dialogar com a comunidade. 

 

Em Siriri, as obras do Centro de Excelência Coronel Joaquim Barbosa estão bastante avançadas. O investimento é de R$ 2.045.841,19. De acordo com a equipe encarregada, sob a responsabilidade da MJD Construções e Serviços LTDA., a previsão é que a reforma seja concluída até o fim deste mês. Ainda estão sendo finalizadas intervenções como instalação da fiação elétrica e de rede de internet, além dos aparelhos de ar-condicionado. 

 

Josué Modesto vistoriou todas as instalações e fez questão de cobrar celeridade no andamento da obra, haja vista a importância dos estudantes iniciarem o ano letivo de 2023 já no ambiente novo e reformado. 

 

O conjunto de ações empreendidas no Joaquim Barbosa compreende a reforma da quadra de esportes; construção da cobertura, de rampas e escadas; paredes, painéis e divisórias; revestimento; pavimentação; instalação de esquadrias; pintura; instalações elétricas; sistema de proteção contra descargas atmosféricas; sistema de combate a Incêndio; instalações hidrossanitárias; bancadas, louças e metais sanitários; acessibilidade; readequação das salas dos professores, coordenação, secretaria, despensa perecível e despensa não perecível; além da construção de laboratório de ciências; vestiários; banheiros masculino e feminino; sala multiuso; salas de aula; depósito; casa de gás; casa de lixo; construção de quiosques.

 

No Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, em Nossa Senhora das Dores, Josué Modesto foi recebido pela diretora Maria Sônia Paes de Oliveira Santana. Na ocasião, eles conversaram sobre melhorias adquiridas por meio do Profin, abastecimento da alimentação escolar, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como a participação da escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e em projetos escolares. 

 

Uma das propostas que têm motivado a comunidade estudantil é o envolvimento com a literatura. O projeto do professor de História Luis Carlos de Jesus já possibilitou a edição e publicação de quatro livros. O quinto está em finalização e pronto para impressão. Segundo ele, “a atividade literária é trabalhada durante todo o ano letivo. Nela, os alunos são incentivados a pesquisar e escrever sobre construção historiográfica do colégio”, disse.

 

“Estamos honrados com a visita do secretário. Nossa comunidade é protagonista em muitas ações. No último domingo fizemos o acolhimento dos nossos alunos no Enem, também aplicamos as provas do Saese, que é um avaliação muito importante. Foi uma grande emoção e alegria receber esse reconhecimento de ter sido uma das escolas que mais se destacaram no Idese por meio do Prêmio Escola Destaque”, finalizou a diretora Maria Sônia.

Notícias Anteriores