Esse projeto destaca o impacto nas áreas da sustentabilidade e design para jovens em situação de vulnerabilidade social
Autor | Jennifer Nyrla (estagiário)
A entrega dos certificados do projeto ‘Reciclatec’ aconteceu na Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju, nesta sexta-feira, 9. O projeto é uma parceria entre a Biblioteca e a Fundação Renascer. Durante a solenidade, foram entregues 22 certificados de conclusão do projeto, no qual foram desenvolvidas oficinas de horta orgânica, saboaria, letramento, informática, linguístico-literária, serigrafia e xilogravura.
O projeto ‘Reciclatec’ tem como objetivo capacitar os jovens em situação de vulnerabilidade social de maneira que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho, além de sensibilizar sobre a consciência ecológica, ética e educativa por meio de práticas sustentáveis. Durante o projeto, os participantes tiveram cursos de design em que aprenderam a fazer grafite, design em camisas e ecobags.
Os jovens que participaram desenvolveram durante um período de 6 meses, desodorantes artesanais à base de óleos essenciais, água e hidróxido de alumínio e sabonetes à base de ervas, óleos essenciais, glicerina e pó de café, além de promover a hidratação, cuidado e bem-estar da pele.
De acordo com a diretora da biblioteca pública e anfitriã do evento, Juciene Jesus, o projeto Reciclatec é uma forma de instruir os jovens socioeducandos e a comunidade para um mundo melhor, com mais dignidade, e trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU. “Nós temos parceiros que contribuem com a formação para a educação, para o trabalho e para a vida”, afirmou
A promotora de Justiça da Infância e Adolescência, Lilian Carvalho, conta que estar em parceria com esses projetos é muito gratificante. “Hoje esse projeto é o que mais me motiva no meu trabalho, pois isso pode ensinar muito sobre valores para essas pessoas que muitas vezes passam por vulnerabilidade social, trazendo experiência para que futuramente elas possam ser inseridos no mercado de trabalho”, disse a promotora.
Para a oradora do ‘Reciclatec’, Sara dos Santos, esse projeto irá criar um leque de boas oportunidades no futuro. “As práticas foram muito importantes porque eu aprendi a fazer coisas que nunca imaginei fazer. Logo após esse curso eu vou abrir minha própria marca de sabonetes artesanais e acredito que isso vai me trazer grandes e boas oportunidades futuramente”.
Para o aluno da Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, Jean Francesco, participar desses cursos trouxe entendimento e experiência em áreas importantes. “ Antes de em entrar no projeto eu não entendia nada sobre design, xilogravura e informática. Essas são áreas que vêm crescendo muito. Eu acho importante ter conhecimento sobre essas áreas para que futuramente eu possa trabalhar em uma delas”, disse o aluno. REVISADA .
Fotos: Maria Odília