Jovens Embaixadores: Alunos da rede estadual retornam dos EUA com experiências na bagagem

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

 

Por Ítalo Marcos

 

Após três semanas de intercâmbio nos Estados Unidos da América, os estudantes Paulo Teylon Barreto Lima (Colégio Estadual Murilo Braga -Itabaiana) e Sérgio Vieira Santos Júnior (Centro de Excelência Atheneu Sergipense – Aracaju), desembarcaram neste domingo, 4, no aeroporto Santa Maria, Aracaju. Eles foram selecionados pela Embaixada Americana para representar Sergipe no Programa Jovens Embaixadores.

 

Os alunos trouxeram na bagagem muitas experiências e aprendizados para a vida. Eles foram recepcionados no aeroporto pelas técnicas da Assessoria Internacional da Secretaria de Estado da Educação, Célia Gil e Nádia Cardoso. "Nós estamos muito felizes em ver o sonho desses jovens realizado. A experiência que eles vivenciaram durante o intercâmbio só agrega valor, tanto no lado intelectual, quanto no aspecto pessoal e social. Ao ver a felicidade deles, isso nos incentiva a trabalhar mais para contribuir para a melhoria da educação", disse Célia Gil, coordenadora estadual do Jovens Embaixadores.

 

"Foi um mês de intensas atividades culturais e imersão na língua inglesa, que eles viveram juntamente com outros alunos de escolas públicas do Brasil. Durante esse período, trocaram experiências, aprenderam mais sobre o país, praticaram o idioma e mostraram um pouco sobre o Brasil para os norte-americanos", explicou a assessoria internacional da Seed, Célia Gil.

 

 

Experiências do intercâmbio

 

Os estudantes relataram muitas experiências vividas durante o intercâmbio. Paulo Teylon disse ter participado de muitos workshops sobre justiça social, além de trabalhos voluntários envolvendo questões LGBT, sustentabilidade, comunidade negra, entre outras.

 

Segundo ele, os americanos ensinaram a ter mais espírito de liderança. "Essa viagem vai acrescentar muito em minha personalidade. Vi como, através do intercâmbio de culturas, posso trazer e aplicar benefícios para a comunidade sergipana e itabaianense. Nós vimos como os EUA lidam com os problemas e conseguem buscar melhorias", afirmou. Ele ainda explicou o quanto o programa Jovens Embaixadores é importante para os alunos da rede pública.

 

"Esse programa é totalmente grátis e uma porta incrível na vida de qualquer jovem. É um crescimento indescritível para a vida. Retorno ao Brasil com outras perspectivas, outros objetivos e outra visão de mundo", declarou.

 

Sérgio Vieira Santos Júnior relatou que viu na prática como acontece o trabalho voluntariado, o que para ele foi bastante divertido. Uma das atividades de voluntariado que ele participou foi fazendo conserto de bicicletas para dar a instituições carentes e incentivar crianças a irem estudar. Sérgio disse ter se sentido realizado em todas as práticas de trabalho voluntário.

 

"Foram muitas aulas e aprendizados. Ao mesmo tempo a gente vivenciava a cultura americana, que é muito mais diversificada do que a mídia nos mostra. Tem muitas similaridades com o Brasil, tanto nos problemas quanto nas qualidades. Melhorei bastante no idioma, pois a todo momento a gente falava em inglês", disse ele.

 

Quanto ao programa Jovens Embaixadores, Sérgio Vieira afirmou que é uma oportunidade de mudar a vida das pessoas. "Através de programas como esse, podemos ver que o esforço está sendo retribuído. Embora a Embaixada Americana espere algo de nós em troca, o importante é que mantenhamos a disciplina. É um programa que nos dá um objetivo e torna possível a gente ser recompensado pelo esforço", declarou.

 

Notícias Anteriores