Unidades escolares estão preparadas e farão programações especiais
Autor | Heidy Souza (estagiária)
Os alunos da Rede Pública Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira, 22 de julho. As 319 escolas da rede já estão prontas para receber os mais de 158 mil alunos com novidades para o semestre letivo. Além das escolas, os programas de governo Acolher e Cuidar-SE farão atividades ao longo do semestre. Todas as unidades escolares têm um Planejamento Político Pedagógico para o semestre.
O retorno para o segundo semestre acontece nesta segunda, 22, e já conta com uma novidade para os alunos da rede. A partir desse período letivo, o cardápio escolar estará disponível de forma online para todos os pais, alunos e comunidade escolar. São mais de 210 mil refeições diárias com qualidade entregues em toda a rede estadual.
As escolas também realizarão programações para a volta às aulas. O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizado no bairro São José, em Aracaju, realizará um acolhimento feito pelos Jovens Protagonistas, que farão uma mini gincana com os alunos na quadra da escola. Após a recepção, a comunidade acadêmica realizará um discurso de incentivo e apoio aos estudantes para a participação em grandes projetos, eventos, mostras científicas e a preparação para o Enem. O Centro de Excelência João Costa, no bairro Getúlio Vargas, realizará o acolhimento com um corredor humano e música para os alunos iniciarem esse semestre com bastante ânimo.
Programas Acolher e Cuidar-SE
Para o segundo semestre de 2024, o Programa Acolher adotou um Plano de Trabalho colaborativo com as escolas, abordando temas e ações específicas e gerais. Entre essas iniciativas estão o Protagonismo Estudantil, a exemplo do Agosto Lilás com a Lei Maria da Penha, o Setembro Amarelo contra a prevenção ao suicídio e a preparação para o Enem. O programa Cuidar-SE também promoverá atividades focadas no cuidado e autocuidado dos estudantes, alinhado ao programa Estadual de Promoção e Proteção para a Saúde Menstrual, que disponibiliza absorventes e educação em saúde menstrual nas escolas públicas de Sergipe.
A coordenadora do Serviço de Projetos Escolares para os Direitos Humanos da Seduc, Adriane Damasceno, afirma que os programas Acolher e Cuidar-SE têm uma grande importância para a educação sergipana. “Os projetos se somam ao avanço do espaço educacional como espaço de segurança nas mais diferentes dimensões que esse tema possa abarcar, seja com diferentes políticas e ações, seja com a interface de inúmeros parceiros, como com a rede de proteção à criança e ao adolescente, tão importante para que a escola se confirme como um ambiente acolhedor e de proteção para toda, e com toda a comunidade escolar”, finaliza a coordenadora Adriane Damasceno.
Foto | Maria Odília