Noite Poética da Escola Estadual José de Alencar Cardoso encanta comunidade escolar

Dos 126 poemas produzidos pelos alunos em sala de aula, 60 foram selecionados para apresentação

Autor/ Michele Becker

A comunidade da Escola Estadual José de Alencar Cardoso, localizada no bairro Bugio, em Aracaju, participou na última quinta-feira, 5, da quarta edição do ‘Projeto Didático Noite Poética: nossos versos…’. Sob a orientação do idealizador e professor de Língua Portuguesa e Redação, Adilson Oliveira Almeida, os alunos dos 8ºs e 9ºs anos A e B apresentaram os poemas produzidos em sala de aula, como parte de uma prova prática.

O professor Adilson explicou que, dos 126 poemas produzidos em 2024, 60 foram selecionados para serem declamados nesse evento. Os poemas também integram a coletânea intitulada ‘Inquietude em Versos’, que será submetida à publicação pela Editora Seduc, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.

“Essa iniciativa didática já é realizada desde 2018. Em 2020 e 2021, houve uma pausa devido à pandemia, e em 2022 por conta das eleições gerais, da Copa do Mundo e de outros transtornos relacionados ao retorno das aulas presenciais, ele retornou no ano passado, em 2023, com muito sucesso”, destacou o professor Adilson Almeida.

O idealizador do projeto comentou que os objetivos são proporcionar aos alunos o contato com a literatura, motivar e incentivar a leitura literária, aguçar a criatividade, a imaginação e os sensos criativo e estético dos jovens. O educador acredita ainda que a apresentação dos alunos em público, para a comunidade escolar, contribui no desenvolvimento da expressão oral.

A aluna Gleyce Hellen de Oliveira Santos, do 8° ano A, elogiou a iniciativa. “Eu amei assistir à Noite Poética na Escola José de Alencar. Foi a primeira vez que participei de algo assim. Minha experiência foi maravilhosa, proporcionando diversos sentimentos, como alegria e reflexão. Quero parabenizar a escola e o professor Adilson pelo esforço e motivação, e principalmente parabenizar os grandes protagonistas, os alunos, que foram brilhantes e essenciais para esse momento poético”, disse.

Na avaliação de Marcos Aurélio Souza de Senna, aluno do 9º A, o evento superou suas expectativas. “A Noite Poética foi realmente incrível. As grandes apresentações e toda a experiência foram ótimas, pois aprendi que com a poesia, conseguimos expressar nossos sentimentos. Foi uma noite de muito aprendizado”, pontuou.

Já para Carla Vanessa de Souza Santos Campos, mãe de Breno Natã de Souza Campos, aluno do 9º B, a Noite Poética foi marcada por momentos muito emocionantes: “Apreciar de perto a poesia trazida pelos jovens dessa nova geração nos traz uma nostalgia e, ao mesmo tempo, uma esperança de que a reflexão da alma jamais poderá ser apagada. Envolver os nossos jovens neste espaço encantador permite que eles expressem suas particularidades e sentimentos”.

Wilma Martins, mãe de Camila Moura Martins, do 8º B, acrescentou que a noite foi muito agradável. “Eu fiquei encantada com tudo o que vi e ouvi. Foi possível perceber e sentir todo o esforço e desempenho dos alunos. Eles fizeram tudo muito bem, dos poemas às apresentações das peças teatrais. Todos realizaram um lindo trabalho”, afirmou.

O Projeto Didático ‘Noite Poética: nossos versos…’ é fruto da dissertação de mestrado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), defendida pelo professor Adilson Oliveira Almeida em agosto de 2018. O tema central da pesquisa foi: “Leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental: um caminho rumo ao letramento lírico”.

Notícias Anteriores