Por Lucas Silva
Fonte: Ascom/ Seduc
O prédio escolar desta centenária instituição pública de ensino, instalado desde 1950 no Largo Graccho Cardoso, no bairro São José, em Aracaju, será reentregue a comunidade escolar no segundo semestre deste ano totalmente requalificado
Com o objetivo de acompanhar de perto a execução dos projetos da reforma geral do prédio escolar do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho visitou nesta sexta-feira, 31, o canteiro de obras e as instalações físicas desta unidade escolar.
Acompanhado do engenheiro civil e técnico responsável pela execução das obras, Arlei Rogério de Sá, e do gestor do Atheneu Sergipense, professor Daniel Lemos, o secretário Josué Modesto verificou o andamento dos trabalhos da fase final da execução dos projetos da reforma, tornada possível a partir do investimento de R$8,3 milhões feito pelo Governo de Sergipe.
"Não apenas o Governo do Estado aguarda ansioso pela conclusão desta obra, como também, e principalmente, a comunidade escolar do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, que hoje conta com mais de 900 alunos estudando em tempo integral", afirmou o secretário após conferir todas as instalações do prédio e conferir o ritmo atual de execução dos serviços.
Vencedora do processo licitatório coordenado pelas secretarias de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por intermédio da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), a construtora ARS Empreendimentos do Brasil é a responsável pela execução dos projetos de reestruturação e modernização da centenária instituição de ensino sergipana.
De acordo com o engenheiro Arlei Rogério, mais de 80% dos serviços da reforma já estão concluídos. "Estamos agora executando os acabamentos finais. Temos hoje, aqui no canteiro de obras, entre serventes operacionais e equipe técnica, cerca de 80 profissionais trabalhando diariamente na execução dos projetos de requalificação do prédio escolar do Atheneu Sergipense", destacou o técnico responsável pela execução das obras, as quais são acompanhadas e fiscalizadas por engenheiros e técnicos da Cehop.
Estão contempladas nos projetos da reforma a instalação do sistema de climatização VRF de todos os ambientes internos do prédio escolar, aí inclusos as salas de aula e o refeitório, e a construção de novos e modernos laboratórios de química, física, matemática, biologia e informática.
Após a requalificação de seu prédio escolar, o Atheneu contará ainda com um novo e amplo auditório, para uso exclusivo das atividades da escola, e terá toda estrutura física adaptada às normas técnicas de acessibilidade, com a construção de rampas de acesso, mapas e piso táteis e elevador para que os alunos cadeirantes e os que possuem dificuldade de locomoção possam se movimentar com segurança e comodidade por todo prédio.
Enquanto aguardam a conclusão das obras, os alunos do Atheneu Sergipense frequentam as salas de aulas em outros dois colégios estaduais, sem prejuízo algum em relação a qualidade de ensino ofertada.
Em funcionamento ininterrupto desde a sua fundação, no ano de 1870, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense é a mais respeitada escola pública de Sergipe e está instalado, desde 1950, no Largo Graccho Cardoso, no bairro São José, na capital do Estado.





















