Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
Capturar imagens, noções de edição e roteiro, planos e enquadramentos são algumas técnicas de produção cinematográfica que os alunos da rede estadual de ensino aprendem nas Oficinas de Audiovisual, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por intermédio do Departamento de Educação/Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite). O projeto já formou aproximadamente 500 alunos de 280 escolas estaduais.
A atividade tem como objetivo facilitar as novas linguagens na aprendizagem, como também o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras em salas de aula. Além disso, a inciativa visa fomentar nos alunos e professores a utilização dos recursos tecnológicos, a exemplo do celular, computador e tablet como ferramentas pedagógicas em sala de aula.
Com carga horária de 30h, as oficinas são ministradas nos laboratórios de Informática das escolas pelas técnicas pedagógicas da Seduc, Izabel Maria Santos e Simone Amado Reis.
Para a técnica Izabel Maria, a partir dessas atividades os alunos têm a possibilidade de desenvolver suas habilidades criativas. “A gente consegue perceber que muitos alunos têm interesse em continuar praticando as técnicas de audiovisual e buscam se aperfeiçoar a cada dia. Toda vez que finalizamos uma formação eles querem mais. Então de alguma forma esse projeto desperta muitas coisas boas nesses jovens”, destaca.
A cada edição da Oficina de Audiovisual é proposto um tema específico para ser trabalhado nas produções. Em 2019, os alunos estão trabalhando a temática “Curtir a vida: vivência e cotidiano”. Na prática eles recebem orientações de como redigir um roteiro, noções de captura de imagens, planos e enquadramentos, e por fim, a edição do material capturado.
Simone Amado, técnica da Dite, conta que o projeto busca trabalhar recursos que fazem parte da rotina dos estudantes e que, se bem utilizados na prática educativa, permitirão a construção de novos saberes, "criando, assim, condições de incentivo à produção cultural e educacional, de forma colaborativa", enfatiza.
Resultados
Hugo Cardoso Costa, aluno do 9º ano do Colégio Estadual Dionísio Machado, em Indiaroba, já tem a produção audiovisual como algo comum em sua vida. Familiarizado com as técnicas de edição de imagem, o estudante produz conteúdo para seu canal no YouTube. “É uma oportunidade muito bacana, porque além de aprender novos conceitos, poderei repassar o conteúdo para meus colegas. Aprimoro meu conhecimento e ajudo eles a se aprimorar”, pontua.
Ao fim das etapas de produção e com os produtos finalizados, os filmes serão exibidos na Mostra Estudantil de Audiovisual 2019, ocasião em que acontece a culminância do projeto. Na temporada 2018 das oficinas, foram produzidos mais de 60 curtas-metragens.
Cronograma das oficinas
4 a 6 de junho – Colégio Estadual Dionísio Machado, em Indiaroba;
8 a 11 de junho – Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba;
3, 5 e 6 de julho – Colégio Estadual Professor Benedito Oliveira, em Aracaju.







