Por Lívia Lessa
Fonte: ASCOM / SEED
Por Lívia Lessa
Os alunos paratletas da rede estadual de ensino se preparam para as competições da 3ª Fase Regional do Circuito Brasil Loterias Caixa, que acontecerão na período de 23 a 25 de março, no Campus Farolândia, na Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju. Na manhã desta quinta-feira, 22, os paratletas da natação fizeram o reconhecimento da piscina.
O evento esportivo será promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, e contará com a participação dos paratletas de todos os estados do norte e nordeste que irão competir nas modalidades Atletismo, Natação e Halterofilismo.
"O apoio que prestamos aos alunos atletas com deficiência é um trabalho contínuo, é inegável que a gestão do secretário, Jorge Carvalho, fortalece cada vez mais o desporte escolar em Sergipe. Nos últimos três anos, contamos com muitos resultados exitosos. Não podemos deixar de mencionar que as ações e atividades realizadas pelos professores nos Centro de Esportes Escolares promovem esses avanços", salientou Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física da Secretaria de Estado da Educação (DED/Seed).
Ainda conforme a diretora, é de extrema importância o apoio logístico da Seed para viabilizar a participação dos atletas em eventos regionais e nacionais. "São poucos estados no Brasil que valorizam o desporto escolar como acontece em Sergipe", adicionou.
3ª Fase Regional do Circuito Brasil Loterias Caixa
O treinador de natação paraolímpica, no Parque Aquático Oseas, Ivan Secundo, afirmou que se tratando de etapa regional este evento é o principal do Brasil, pois é seletiva para as etapas nacionais e internacionais.
"A 3ª Fase Regional do Circuito Brasil Loterias Caixa será mais um momento de superação para estes jovens. Na natação, irão participar 22 alunos, sendo 11 dos Centros de Esportes Escolares e os outros 11 também estudam na rede estadual de ensino. Por meio da prática esportiva, os estudantes melhoram as condições de raciocínio, capacidade motora, comunicação e a qualidade de vida", frisou Ivan Secundo.
A jovem Maria Suzana dos Santos pratica natação no Parque Aquático Oseas. Ela tem deficiência intelectual e diz que já participou de muitas competições importantes. "Estou feliz e ao mesmo tempo ansiosa para que chegue o momento das competições. O professor Ivan Secundo é maravilhoso e me mostra que sou capaz de fazer tudo que me proponho", afirmou.
O aluno do Colégio Estadual 11 de Agosto, Alexandro dos Reis, não disfarçou a felicidade ao comentar sobre a sua participação no evento. "Treinei muito e na 3ª Fase Regional do Circuito Brasil Loterias Caixa farei o meu melhor. Afinal, mais importante que qualquer resultado é saber que na vida já sou um vencedor", disse. Ingrid Hora Santos, estudante do Colégio Estadual 11 de Agosto, também está otimista. "Pretendo conquistar muitas medalhas", declarou.
A dona de casa, Gilvanete Dias de Souza, mãe do jovem Matheus Dias de Souza, estudante do Colégio Estadual Nelson Mandela, elogiou o trabalho realizado nos Centro de Esportes Escolares. "Meu filho é autista, ele pratica natação há oito anos e com a atividade esportiva é visível que melhorou o desenvolvimento intelectual. Além disso, refletiu no comportamento e na sociabilização", ressaltou.
Descoberta dos novos talentos
De acordo com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Departamento de Educação Física, Felipe Aidar, o jovem João Pedro Santos, aluno do Colégio Estadual Rodrigues Dória, é uma das promessas do halterofilismo.
"Na UFS contamos com programa denominado Halterofilismo Paraolímpico e João Pedro é um dos nossos alunos. Ele começou a treinar no final do ano passado e em menos de seis meses já irá participar de uma competição do Comitê Paralímpico. Agradecemos o professor Antônio Júnior, treinador do atletismo, por ter percebido que o estudante tem potencial para praticar o halterofilismo", afirmou.
João Pedro Santos diz que por meio da prática esportiva compreendeu que é capaz de superar as barreiras. "Agradeço ao professor Antônio Júnior por ter me mostrado o caminho do esporte e ainda reconheceu o meu talento para o halterofilismo. Confesso que em pouco tempo percebo que estou evoluindo", finalizou.







