Parceria entre Seduc e Energisa amplia ambiente de aprendizagem sobre consumo sustentável de energia elétrica

Por Silvio Oliveira
Fonte: Ascom/ Seduc

Professores, coordenadores ou diretores de escolas estaduais podem se inscrever. Visita ao Espaço Energia fará parte do projeto formador de multiplicadores no uso seguro e consciente da energia elétrica

 

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e a empresa energética Energisa firmaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar o projeto de capacitação de alunos e professores quanto ao uso sustentável da energia elétrica. Os professores responsáveis poderão se inscrever no minicurso e agendar a visita da escola ao Espaço Energia, um empreendimento recém-inaugurado da Energisa que tem a finalidade de ser um espaço de aprendizagem com tecnologia de ponta, metaversos, equipamentos sensoriais e 7D.

 

Poderão se inscrever professores, coordenadores, diretores, ou seja, um responsável pela unidade escolar da rede estadual de ensino, por meio do link https://espacoenergiase.institutoefort.com.br/ e em seguida o representante da escola  deverá fazer o agendamento pelo WhatsaApp 79 3085-9668.

 

“Inicialmente o professor responsável por qualquer matéria na escola se inscreve, deve fazer o curso, aplica o assunto sobre meio ambiente e energia elétrica em sala de aula e, a partir daí, poderá agendar para trazer os alunos ao Espaço Energia”, explicou o passo a passo o especialista em Eficiência Energética da Energisa, Pedro Lins.

 

Segundo o diretor do Departamento de Educação, professor Genaldo Freitas, o Projeto Espaço Energia pode ser utilizado por todos os professores, de qualquer área de conhecimento da rede pública estadual, desde que as temáticas sejam inseridas nos planejamentos da sala de aula.

 

“O projeto ‘Espaço Energia’ se configura como mais uma importante e moderna ferramenta pedagógica, com recursos de áudio e vídeo e atrações de alta tecnologia, favorecendo ao professor o desenvolvimento de práticas educativas com os estudantes, voltadas ao desenvolvimento de habilidades elencadas no Currículo de Sergipe, a partir da temática uso seguro e eficiente de energia elétrica, novas tecnologias e sustentabilidade”, afirma o diretor de educação da Seduc, professor Genaldo Freitas.

 

Espaço Energia

 

Recentemente o Centro de Excelência Jackson de Figueiredo visitou o Espaço Energia. Também fizeram uma visita técnica professores e diretores da rede pública estadual de ensino da Diretoria de Educação de Aracaju. 

 

“Toda a sequência lógica e de evolução do conhecimento das estações está dentro da unidade temática Matéria e Energia, conforme indicada nos currículos dos ensinos fundamental e médio de Sergipe. Essa unidade temática está subdividida em grupos, como: A origem, a história das matérias e suas transformações, fontes e tipos de energia, uso e prevenção de acidentes , processamento da energia”, explica o diretor do DED, Genaldo Freitas.

 

Grupos agendados iniciarão a visita às 13 estações no dome planetário 180º graus, uma sala de projeção que conta a teoria do Big Bang. Logo após o tour inicial, o visitante é conduzido por técnicos a um painel interativo em que pode utilizar o QR-Code para saber o consumo de cada aparelho e eletrodoméstico de uma casa, até chegar a um ambiente onde a história da empresa e a da energia são aliadas para a aula de geografia e história de Sergipe.

 

Em uma das estações, os educadores gerarão energia através da movimentação por meio do efeito do impulso do corpo num pavimento piezoelétrico. Os instrutores colocam música, e os educadores se movimentam ao máximo para gerar energia. Eles conhecem a dinâmica piezoelétrica, que é a capacidade de gerar ondas elétricas por resposta a uma pressão mecânica, no caso, do corpo humano. 

 

Há também uma Estação Segurança, na qual se conhecem as principais orientações de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica; um quiz interativo, no qual o visitante participa com testes de conhecimento e o esperado cinema 7D, onde os visitantes podem, através de realidade virtual, conhecer os caminhos da energia elétrica, desde a fonte até chegar às residências.

 

Mais prática

 

Na área externa, no piso superior, além de uma bela vista panorâmica da cidade, os visitantes conferem o girassol solar, um módulo acoplado a uma máquina capaz de seguir a movimentação do sol, emulando a natureza dos girassóis. “Ele rastreia o movimento do sol de leste a oeste, garantindo uma captação de luz muito maior durante todo o dia”, explicou Pedro Luiz, responsável pelo Espaço Energia e especialista em Eficiência Energética.

 

Há também um aerogerador, um equipamento que utiliza a energia cinética do vento, convertendo-a em energia elétrica, e o painel fotovoltaico policristalino, que capta a energia solar e converte em energia elétrica. Todos eles são integrados para a geração de energia do prédio.

 

“É um espaço de conhecimento, lúdico, interativo, para a comunidade estudantil e geral e turistas, o qual utiliza muita tecnologia e metaversos, sistema 7D, muito avanço tecnológico e sensorial. O espaço atrairá visitantes para levarmos até eles conhecimento e consciência ambiental e sustentabilidade”, destacou Pedro Lins.

Notícias Anteriores