Penúltimo dia de ensaio geral de bandas marciais escolares reúne moradores na zona norte de Aracaju

A comunidade do bairro José Conrado de Araújo aplaudiu e vibrou com as apresentações de cinco bandas escolares

Por Heidy Souza (estagiária)

O penúltimo dia dos ensaios gerais de bandas marciais e fanfarras de escolas estaduais circunscritas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), realizado nesta quarta-feira, 20, no bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju, foi ritmado pelo toque dos instrumentos musicais e coreografias. Centenas de pessoas aplaudiram as cinco escolas que desfilaram pelas ruas do bairro.

Para o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, o momento é de integração. “É ótimo podermos reunir a comunidade para prestigiar as nossas bandas marciais. Vai muito além de um ensaio, é o incentivo do Governo de Sergipe às bandas marciais e de fanfarras escolares, ao trabalho coletivo, à troca de experiências entre bandas”, pontuou. 

A Escola que sediou o evento foi o Centro de Excelência José Rollemberg Leite, que teve como convidados para o encontro os Centros de Excelência Leandro Maciel, João Costa e Atheneu Sergipense e o Colégio Estadual Monsenhor Carlos Camélia Costa. A gestora da unidade-sede do ensaio, Andreza Andrade, destacou a alegria em ter a escola como anfitriã. “É uma satisfação muito grande receber as nossas escolas vizinhas, principalmente agora, com a nossa unidade completamente reformada”, afirmou.

Bandas marciais

A banda marcial do Centro de Excelência Atheneu Sergipense foi a primeira a passar pela rua Paraíba, no bairro José Conrado de Araújo. Em seguida, veio o Colégio Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa, com uma escola animada em mostrar à comunidade a sua apresentação.

Adriana Kethelen é aluna da unidade, e essa é a terceira vez que desfila, mas a banda do Camélio Costa é a única pela qual ela passou. “A emoção em desfilar mais uma vez pela sua escola é indescritível”, frisou. 

A terceira escola a passar pela avenida foi o Centro de Excelência Professor João Costa. Com um corpo coreógrafo alinhado, a banda marcial tocou hits que embalaram a população presente. Na multidão, estava Angélica Cristina Oliveira. A moradora registrava tudo para enviar à sua filha que não pôde estar presente. “Desde os meus 10 anos que eu assisto aos desfiles, seja aqui no bairro ou na Barão. Foi algo que se tornou tradição da família. Levei meus filhos, agora, meu neto”, contou.

Incentivo ao retorno de bandas

A quarta escola a passar pela comunidade foi o Centro de Excelência Leandro Maciel. Após 15 anos fora das avenidas, a unidade escolar, localizada no bairro Ponto Novo, retorna para o 7 de Setembro. A diretora da unidade escolar, Carla Surama, explica que o retorno da banda foi um pedido da comunidade, desde quando a escola passou a ser Centro de Excelência em 2018. “Era um pedido constante para que a banda retornasse, já que ela era bem famosa na nossa comunidade, e foi uma alegria imensa quando recebemos os instrumentos em maio deste ano. Foi lindo ver os moradores celebrando essa conquista juntamente com a comunidade escolar”, destacou ao pontuar que toda a banda é formada por alunos ou egressos da unidade escolar.

A quinta é a última escola a desfilar foi a unidade-sede do evento. O Centro de Excelência José Rollemberg Leite fechou o ciclo de desfiles do penúltimo dia de ensaios gerais. 

O primeiro ensaio de bandas escolares aconteceu no dia 5 de agosto, no bairro Bugio. O último ensaio geral será realizado no sábado, 23, no Colégio Estadual 24 de Outubro, no bairro 18 do Forte. Além de serem preparatórios para o desfile do 7 de Setembro, na Barão de Maruim, os ensaios funcionam como um incentivo às bandas e mobilização para que aconteçam apresentações durante todo o ano.

Fotos | Dominick de Alcântara

Notícias Anteriores