Planos Decenais da Educação são debatidos na abertura do Encontro Estadual de Cooperação Técnica

Promovido pelo MEC, o encontro busca disseminar a proposta do PL nº 2.614/2024

Por Izabela Campos (estagiária)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) participou nesta terça-feira, 1°, da abertura do Encontro Estadual de Cooperação Técnica, evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC), que ocorreu no auditório do Centro de Excelência Santos Dumont, em Aracaju, e tem como principal objetivo difundir a proposta do PL nº 2.614/2024, que aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034.

O encontro prossegue até o dia 4 de julho e, além de abordar a discussão referente ao projeto de lei, pretende também fortalecer a apropriação de dados educacionais e realizar oficinas para promover a formação em relação à metodologia de planejamento para elaboração dos planos decenais de educação.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, comentou sobre a importância do evento para a educação sergipana e sobre o Plano Nacional da Educação, considerado uma lei geral para o Brasil. “Cada estado e cada município terão de fazer  sua normativa, de encaminhar suas metas; tudo aquilo que precisa ser perseguido e alcançado ao longo dos próximos dez anos. É a visão da educação do futuro. Hoje trabalhamos em parceria com os municípios para construir este momento e entender as necessidades, observando a prioridade pedagógica”, disse o secretário.

Evento

Com a participação de representantes estaduais e federais da educação, o evento teve início com a formação do dispositivo principal, momento em que os integrantes dirigiram a palavra aos presentes. “Hoje é um dia muito importante; um dia em que o Ministério da Educação está em Sergipe para, juntamente com o Fórum Estadual da Educação e  fóruns e Secretarias Municipais de Educação, criar uma metodologia para a construção dos nossos planos, estadual e municipais de educação. Estamos num ano de reunir esforços, concentrar nossas energias para fazermos um plano que reflita as necessidades da nossa sociedade, e que possa reverberar pelos próximos dez anos na nossa rede”, declarou a presidente do Fórum Estadual de Educação, Christiane Almeida.

Trabalho

Nos dias seguintes do evento (2, 3 e 4 de julho) ocorrerão as oficinas que nortearão os debates dos planos decenais de educação. “Temos uma visão nacional, que enxerga de maneira transversal as questões na educação, que normalmente são mais acentuadas em alguns estados que em outros. O foco desse trabalho de cooperação técnica é mostrar o que deve ser feito nos estados e municípios, prestando atenção nos problemas locais”, informou o assessor do gabinete da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) do MEC, Bruno Câmara.

Para Daniela Silva, diretora da DRE 2, que representa o centro-sul sergipano, o evento contribui de forma direta para a educação das diretorias regionais. “Conseguimos ter o conhecimento sobre a realidade de cada território, sobre as condições educacionais de cada região e unidade de ensino. Isso é muito importante, porque a partir do estudo da realidade de cada escola, dos indicadores educacionais de cada cidade, podemos estabelecer metas e ações que tragam mais resultado efetivo para a educação do nosso estado”, finalizou Daniela. 

Fotos | Maria Odília

Notícias Anteriores