Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc
A plataforma permitirá gerar relatórios e promover planejamento baseado em dados educacionais
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) informa que os resultados da Avaliação Diagnóstica do Ensino Médio estão disponíveis na Plataforma Foco Escola. A plataforma reúne, organiza e articula dados relacionados a avaliações em larga escala, indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apontando as habilidades em que os estudantes tiveram mais defasagem.
Professores, gestores e equipes pedagógicas que atuam na sede da Seduc, nas diretorias regionais de educação (DRE) e nas unidades educacionais, podem acessar os resultados da Avaliação Diagnóstica referente ao Ensino Médio, clicando no carrossel do site da Secretaria, no qual consta o nome “Foco Escola – Dados para transformar a educação”. Para fazer o login, basta realizar o cadastro informando alguns dados pessoais e profissionais, e os dados educacionais da referida unidade de ensino poderão ser consultados.
Para o secretário da Seduc, Josué Modesto dos Passos Subrinho, a plataforma é um instrumento poderoso que permitirá a geração de relatórios. “A plataforma mostra aonde nossos estudantes chegaram, onde nós estamos falhando e avançando, entre outros benefícios. Mas ela só terá sentido se for apropriada por cada um de nossos professores, juntamente com as equipes de gestão, para buscar as melhores estratégias de aprimoramento do processo de aprendizagem”, disse.
De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), Joniely Cruz, o banco de dados é enviado pela Ceave e atualizado pela Foco. Dessa forma, a plataforma utiliza evidências educacionais para qualificar os planos de ação, o plano de aula do professor e a gestão de sala de aula.
Avaliação Diagnóstica
Para a realização da avaliação diagnóstica do Ensino Médio (Convencional, Integrado à Educação Profissional e EJAEM), a Rede Estadual de Ensino de Sergipe utilizou a Plataforma de Apoio à Aprendizagem, elaborada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), tendo como base os mapas de foco e os marcos de aprendizagem, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a coleta e tratamento dos dados, utilizou-se a ferramenta do formulário Google Forms. As respostas selecionadas geraram erros e acertos com comentários pedagógicos por estudante e planilhas por Diretoria de Educação e por série avaliada com o monitoramento de todos os alunos que realizaram a avaliação diagnóstica. Seus resultados foram tratados pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe para devolutivas pedagógicas em conjunto com a Foco Escola Sergipe.
Segundo a coordenadora da Ceave, Joniely Cruz, os dados apresentados traçam as habilidades que os estudantes sinalizaram como as que estão em processo de desenvolvimento, aquelas que se consolidaram, e também mostram à Rede Pública Estadual de Ensino quais as habilidades que merecem sinal de atenção. “O foco das devolutivas do processo de avaliação diagnóstica não é apontar erros e acertos, mas sim identificar as habilidades que já foram desenvolvidas pelos estudantes, apesar de todos os desafios, e aquelas que ainda precisam ser desenvolvidas. Para isso, precisamos ter foco nas nossas ações de formação, de material didático e de metodologias”, disse.
Acesse o portal da Seduc ou a plataforma Foco Escola para visualizar os resultados https://focoescola.com.br/


