Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
O curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Preuni/Seduc) iniciou as oficinas de leitura, interpretação e compreensão textual nos 46 polos espalhados por todos os territórios. A cada semana os estudantes participam de atividades interativas em que são apresentadas diversas estratégias, dicas e conceitos visando ao desenvolvimento das habilidades e competências presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com a coordenadora do Preuni/ Seduc, professora Gisele Pádua, as oficinas acontecem uma vez por semana, durante quatro semanas, em grupos de polos localizados nos 10 territórios. “O objetivo é potencializar nos estudantes as habilidades mais cobradas no Enem a fim de que eles possam responder às provas de todas as áreas de conhecimento. O bom desempenho do estudante começa com uma boa compreensão e interpretação textual”, salientou ela.
O articulador de Língua Portuguesa do Preuni, professor Dicson Soares, explicou que as aulas são transmitidas de forma online, via Google Meet, e cabe à coordenação do polo estabelecer como os alunos irão acompanhar. “A oficina de leitura, interpretação e compreensão textual trabalhará conceitos basilares da relação texto/ leitura. Nessa oficina, os alunos selecionados nos polos terão contato com a teoria textual da psicolinguística. Os conceitos estudados contribuirão diretamente para um melhor desempenho na prova de linguagens no campo da leitura de texto”.
“No decorrer do curso serão trabalhados os gêneros textuais mais recorrentes nas provas do Enem, além do reforço de conceitos e o entendimento dos gêneros textuais. A oficina também trabalhará técnicas de resolução de questões, baseadas em análises de padrões apresentados pelo exame nacional do ensino médio. O objetivo principal da oficina é turbinar o desempenho dos estudantes na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias visto que há uma predominância substancial de itens que envolvem a leitura e a compreensão textual”, completou Dicson Soares.
A programação teve início com o grupo de polos da DRE 8 e segue até o dia 10 de maio. Nas Regionais 5, 7 e 9 as atividades começam no dia 19 de maio. Os polos do Preuni nas DREs 4 e 6 receberão oficinas a partir de 14 de junho, e a DRE1, no dia 14 de julho. Já os polos da DRE 2 contarão com as ações no dia 11 de agosto. Na DRE 3, o início das oficinas será no dia 15 de setembro. Finalmente, o ciclo de oficinas chega aos polos da DEA no dia 13 de outubro. Vale lembrar que o cronograma de atividades segue por quatro semanas consecutivas.



