Primeiro Colóquio Sergipano de Secretariado é realizado pelo Instituto de Educação Ruy Barbosa

Evento marca o estreitamento de laços e aproximação entre alunos, entidades e mercado de trabalho

Por Heidy Souza (estagiária)

Em alusão ao Dia do Secretário, o Instituto de Educação Ruy Barbosa (IERB), vinculado à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), realizou o ‘I Colóquio Sergipano de Secretariado’ na última terça-feira, 30. O evento contou com a participação de alunos do curso Técnico em Secretaria Escolar da unidade de ensino, além de alunos e professores do Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e profissionais da área, os quais debateram sobre o tema ‘Secretariado em tempos digitais: desafios, oportunidades e futuro’.

O auditório do Instituto se tornou palco desse evento, que teve como objetivo refletir sobre o papel do Secretariado na era digital, seus desafios e novas oportunidades, além de valorizar e homenagear profissionais da área no Dia do Secretário e contribuir para o estreitamento dos vínculos entre estudantes, profissionais e entidades de classe.

“Este evento oportunizou aos alunos de Secretariado, sejam do IERB ou da UFS, a convivência e o conhecimento de excelentes profissionais de secretárias de grande importância no nosso estado a doutoras universitárias e referências do Secretariado Escolar. Isso fortalee os laços entre a academia e o mercado de trabalho, o que é fundamental para a sua formação e inspiração”, pontuou o professor do curso Técnico em Secretariado Escolar no IERB, Jossimário Mick.

Para o aluno do curso Técnico em Secretaria Escolar do IERB, Ian Lucas Santos, presenciar o reconhecimento dos profissionais contribui para que os alunos tenham mais força e motivação na caminhada como futuros secretários. “Para nós, como alunos, o evento reforça a importância da valorização do profissional de Secretariado, seja no ambiente escolar seja em qualquer outra área”, reforçou.

Durante o evento, foram realizadas homenagens a profissionais da área, palestras, debates e interações, e o encerramento contou com a participação da Banda Interescolar da Secretaria de Estado da Educação (SecBanda). Também estiveram presentes o superintendente da Educação, Edson Costa, e a diretora da DEA, Gilvânia Guimarães.

O evento contou com as parcerias do Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), assim como da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX/UFS) e do Sindicato das Secretárias e Secretários de Sergipe (SINSESE).

Sobre o Curso

O curso Técnico em Secretaria Escolar, oferecido pelo Instituto de Ensino Ruy Barbosa (IERB), foi implantado em 2015 e formou sua primeira turma em 2017. Sendo reconhecido pelo MEC e com validade em todo o território nacional, ele se destina a egressos do Ensino Médio, profissionais da rede estadual que já atuam na área e formandos do ensino superior que buscam uma certificação técnica.

Seu principal objetivo é capacitar os alunos para atuarem nas rotinas administrativas de escolas e instituições de ensino, abrangendo desde a elaboração de relatórios até o domínio da legislação educacional vigente. Com duração de 18 meses e organizado em três módulos, a matriz curricular inclui disciplinas como Legislação Educacional, Organização de Documentos e Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva.

O IERB oferece 40 vagas por módulo, em turmas noturnas, mas a alta demanda frequentemente gera listas de espera. A seleção é realizada semestralmente, com base no histórico escolar dos candidatos, priorizando as notas de Língua Portuguesa e Matemática. O corpo docente é composto por mestres, doutores e especialistas com ampla experiência em práticas secretariais e na área educacional.  

Fotos | Divulgação Unidade Escolar e Robert Santana

Notícias Anteriores