Por Rafaelle Silva/Estagiária
Fonte: Ascom/ Seduc
Já imaginou chegar a uma escola e os alunos estarem focados em capturar insetos? Foi desta forma que a professora de Biologia, Marília Fraga, do Colégio Estadual Leandro Maciel, em Aracaju, ensinou matérias como ecologia, morfologia, entomologia e preservação ambiental aos estudantes do 2º aluno do Ensino Médio em Tempo Integral.
Com o resultado da captura, os alunos produziram diversas caixas entomológicas na escola, ou seja, caixas em que se reúnem diversos insetos. O projeto tem como objetivos a observação e conscientização de se preservar essa classe de seres vivos.
Segundo a professora Marília, é importante desenvolver atividades como essa, porque elas fortalecem a aprendizagem e mudam a didática da aula. "A ideia do trabalho é poder dinamizar a aula para não ficar aquela monotonia de só quadro e giz e fazer uma aula diferenciada, podendo conciliar teoria com prática", explica.
Além do fator aprendizagem, a caixa guarda e preserva espécies de insetos que podem ser extintas daqui a alguns anos. Ou seja, ela também serve para estudos futuros, já que os animais se mantêm conservados por vários anos.
A aluna Ananda Sobral, que quer cursar Biologia, conta que ficou bastante empolgada com o trabalho e que esperou um ano para realizá-lo. "A gente está na sala de aula sempre vendo livros e imagens, não podendo ver ao vivo e em cores. Agora vamos poder ver a morfologia de perto, pegar nos insetos. É incrível", disse.
Já a aluna Cleide Nayara explica como foi o desenvolvimento do projeto. "A gente pegou os insetos aqui na escola, algumas pessoas saíram ou capturaram em casa, a gente se juntou em grupos e escolhemos as caixas, decoramos e colocamos os insetos", conta.
A estudante Anne Luísa explicou que a melhor parte do projeto foi o estreitamento das relações pessoais com os colegas de turma. "Aprendi, principalmente, a solidariedade. Por exemplo, eu encontrei um inseto e troquei com uma amiga, e ela me deu outro. A gente se juntou para comprar os materiais necessários, ajudamos uma a outra e quem teve dificuldade em montar a caixa", afirma.
A aluna Cleide Nayara ainda contou que, além da aprendizagem, a ação ajudou ela própria a ter mais vontade de frequentar as aulas. "É uma coisa diferente. Você não fica só vendo livros; você vê outras coisas. Então, entendi que uma atividade inovadora sempre é algo motivador", relata.
A ação pedagógica também ajudou na horta escolar da unidade escolar. Segundo a professora Marília, os alunos pegaram todas as lagartas e borboletas que faziam mal à horta, ou seja, um projeto ajudou o outro. "O fato de sair da sala de aula, trabalhar muito o coletivismo, faz com que um ajude o outro. Eles têm orgulho da caixa, mostram para os pais, para os colegas, e quer queira quer não, estão atraindo outros alunos para estudarem aqui no Leandro Maciel", concluiu a professora Marília.











