Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
Na atividade, os estudantes trabalham a gramática com os conteúdos: substantivos e suas classificações e adjetivos.
As histórias contadas através de balões e textos, figuras, desenhos e onomatopeias, as famosas revistas em quadrinhos, são muito conhecidas pelos aficionados no universo geek. No entanto, no leste sergipano, no município de Cristinápolis, localizado a 118km de Aracaju, cerca de 18 alunos do Colégio Estadual Coronel Otávio de Souza Leite estão cada vez mais familiarizados com o gênero textual e mostram resultados positivos em relação à leitura e escrita.
Metodologia de aprendizagem adotada pelo professor de Português, Raimundo Cosme de Oliveira, a construção das Histórias em Quadrinhos (HQs) acontece em etapas em que são trabalhados, através do protagonismo estudantil, a produção textual, o argumento e esboço, desenho, acabamento, planejamento do texto, revisão e reescrita.
Segundo o professor Cosme, a metodologia utilizada tem como objetivo incentivar a prática da leitura, o desejo e o prazer de ler, além de conhecer o gênero textual em sua estrutura e função. "É uma atividade proposta pelo livro didático, mas nós levamos a sério e viajamos nesse mundo dos quadrinhos, e foi muito prazeroso aprender com diversão. Trabalhamos a gramática com os conteúdos de substantivos e suas classificações e adjetivos. O resultado foi a produção de um material muito legal de autoria dos alunos do 6° ano do ensino fundamental", explicou.
A atividade foi desenvolvida em cinco aulas. Primeiro foram distribuídos exemplares de revistas do gênero quadrinhos, a exemplo de "A turma da Mônica" e "O menino Maluquinho", com o intuito de fomentar ideias e que eles observassem a estrutura e todo o corpo de uma revista. "Eles foram convidados a produzir o material de autoria própria, e nada poderia ser copiado. Naquela atividade o que valia era a imaginação dos nossos autores mais próximos", complementou o professor de português, orgulhoso do comprometimento dos estudantes.
Na criação das HQs, criatividade é o que não falta entre os estudantes. O aluno Ruan dos Santos Lima afirma que conseguiu absorver muitas habilidades com a atividade. "Eu achei muito interessante, pude colocar minha criatividade em prática para construir as historinhas. Muito bom estudar assim", disse.
Já a aluna Laura Letícia Fernandes Costa avalia a aula como satisfatória. "Foi uma das melhores atividades que eu já fiz. Me ensinou a ter criatividade e responsabilidade. Achei muito legal e educativa", assegurou a jovem.
Ana Beatriz também compartilhou sua opinião. Para ela, trabalhar com desenhos foi inspirador. "Foi muito divertido. Espero ter mais atividade como essa", concluiu.











