Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Com esta iniciativa, alunos vivenciam na prática os conhecimentos teóricos da Sociologia
Disposto a instigar sua turma de alunos da 3ª série do ensino médio a fazer uma reflexão mais profunda sobre os ensinamentos teóricos discutidos em sala de aula, o professor de Sociologia do Colégio Estadual Hamilton Alves Rocha, Elmo Melo, criou o projeto Conhecer Sergipe, que consiste em proporcionar aos estudantes uma experiência prática sobre os temas da sociologia clássica trabalhados na disciplina.
Para tanto, Elmo excursionou com 44 estudantes da turma, no último sábado, 23, percorrendo quatro municípios sergipanos, para apresentar a esses alunos a realidade das pessoas que vivem mais afastadas dos centros urbanos e como se processam suas relações sociais.
"Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, que nos disponibilizou um ônibus do transporte escolar, visitamos as cidades de Pirambu, Pacatuba, Neópolis e Santana de São Francisco, e pudemos analisar diversos aspectos socioeconômicos apresentados pela população desses municípios", afirma o professor Elmo Melo.
De acordo com ele, com essa iniciativa didática, foi ampliada a percepção que os estudantes passaram a ter da Sociologia após estudarem de modo prático os principais aspectos da disciplina.
"Constatar como as pessoas vivem apenas com recursos necessários para sua subsistência, por exemplo, causou nos estudantes certo espanto, pois essa é uma realidade que está ao mesmo tempo distante e próxima deles, e isso proporciona vários questionamentos", afirma Elmo.
O professor acrescenta ainda que pretende desenvolver outros projetos com os alunos do ensino médio do Colégio Hamilton Alves, como proporcionar aos estudantes conhecer a realidade do cangaço no sertão sergipano.





