Professores da rede estadual de ensino representarão Sergipe no Encontro Nacional de Educação STEAM 2025

Serão cinco dias de evento na Universidade de São Paulo em setembro, com atividades voltados a métodos inovadores de ensino

Por Izabela Campos (estagiária)

Docentes da Rede Estadual de Ensino representarão Sergipe no Encontro Nacional de Educação STEAM, a ser realizado na Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 1° e 5 de setembro. Com o formato de um programa de Formação Continuada, o simpósio terá como foco educadores de ensino básico e técnico de escolas públicas, instituições de ensino gratuito, e coordenadores curriculares das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil.

Durante o programa, os participantes serão expostos a ferramentas digitais e metodologias de ensino inovadoras, que visam a ajudá-los a fortalecer a educação pública e a promover uma melhor preparação dos jovens brasileiros para o mercado de trabalho. Além do contato com os métodos inovadores, os integrantes irão participar de atividades práticas e interagir com os participantes de sua Unidade Federativa (UF) para desenvolverem um Plano de Ação para implantação em seus respectivos distritos.

Serão realizadas atividades de sensibilização e formação para o desenvolvimento de planejamento estratégico de políticas e ações, voltadas a incentivar a aprendizagem ativa de STEAM, incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa, nas escolas públicas e sem fins lucrativos. Estão previstas sessões plenárias, palestras e oficinas com líderes educacionais e debb empreendedorismo do Brasil e do Estados Unidos, discussões em grupo, construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking e Maker, entre outras atividades.

Representando Sergipe, estarão presentes no evento os professores Alisson Souza da Cruz e Makel Bruno Oliveira Santos, ambos pelo Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes, em Umbaúba; Joelson Ricardo Dantas Oliveira e Ronney Marcos Santos, gestores pela Secretaria de Estado da Educação (Seed); e Ângelo Francklin Pitanga, professor pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) em Lagarto.

Professor do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes, em Umbaúba, Makel Bruno foi um dos 60 participantes selecionados com bolsa integral para o Encontro. A expectativa dele é que boas experiências sejam trazidas do evento. “Participar do Encontro Nacional de Educação STEAM 2025 representa uma oportunidade única de vivenciar, na prática, metodologias inovadoras de ensino e fortalecer a aprendizagem ativa em nossas escolas públicas. Espero voltar com novas ferramentas pedagógicas, estratégias de ensino mais interdisciplinares e criativas, além de uma rede de educadores comprometidos com a transformação da educação brasileira”, compartilhou.

Alisson Souza, professor que também representará a escola de Umbaúba, comentou sobre o que espera: “Minhas expectativas são, acima de tudo, de transformação. Acredito que esse evento será um divisor de águas na minha trajetória como educador, Espero sair desse encontro não apenas com novas ideias, mas também com a força e o compromisso renovados para transformar a realidade dos meus alunos por meio da ciência, da criatividade e do pensamento crítico. Levo comigo o desejo de ampliar o alcance da educação como ferramenta de emancipação social”.

Seleção de participantes e bolsistas

A seleção dos participantes ocorreu no período de 20 de maio a 9 de junho de 2025, pelo Comitê Técnico Científico, composto de docentes e pesquisadores da USP, profissionais da associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Inicialmente foi lançado um edital público, com inscrições abertas para gestores e professores da Educação Básica, especialmente aqueles vinculados a redes públicas de ensino e com atuação em projetos de iniciação científica, inovação ou metodologias ativas.

“Receber essa seleção foi uma grande honra, pois representa o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido em Sergipe com foco na promoção da ciência, da tecnologia e da educação transformadora nas escolas públicas. Além disso, reforça nosso compromisso com a formação continuada e com a construção de práticas pedagógicas alinhadas às demandas contemporâneas da educação”, expressou Alisson.

Encontro de aperfeiçoamento

O Encontro Nacional de Educação STEAM 2025 é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e patrocínio do Instituto 3M. A iniciativa conta, ainda, com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Esta edição segue o formato de um Encontro Nacional de Educação e tem como um dos principais objetivos estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das secretarias estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM). Todos eles possuem potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes no seu estado, elaborar e implantar novas iniciativas voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil. 

Fotos | Ascom Seed

Notícias Anteriores