Professores e alunos da Educação Básica divulgam projetos de pesquisa para lembrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc

 

Com o trabalho "Riacho das Lages: Entre o Misticismo e a Ciência", alunos do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, situado em Itabaianinha, já estão participando da iniciativa

 

Comemorado no período de 20 a 25 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 (SNTC) é um movimento que mobiliza diversos atores da área cientifica. Em Sergipe, para lembrar a data, a Associação Sergipana de Ciência (Asci) e a Feira Científica de Sergipe (Cienart) tornaram pública a chamada para o projeto que tem como objetivo produzir material de divulgação científica, sob forma de vídeos que trazem relatos de projetos/atividades e seus resultados de várias áreas do conhecimento. A iniciativa ainda é realizada em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).

 

Há duas modalidades para a divulgação científica: vídeos relatando pesquisas feitas por professores e/ou pesquisadores vinculados às escolas da Educação Básica do Estado; e vídeos em que alunos das escolas de educação básica, muitos dos quais estão vinculados a projetos de Pibic Jr, relatem as suas experiências com ciência, tecnologia e inovação. Nos dois casos os vídeos terão duração máxima de dez minutos. Trata-se de um desafio aos professores e alunos que devem apresentar suas pesquisas e descobertas em linguagem simples, para um público diversificado e não especializado. Os vídeos poderão ainda ser abrigados nos repositórios institucionais a fim de ampliar ainda mais seu acesso.

 

Para participar da ação, será permitido o envio dos vídeos somente por meio do email: ascisergipe@gmail.com, seguindo orientações que estão no perfil do Instagram: www.instagram.com/asci_sergipe. O material será abrigado no portal de internet da Associação Sergipana de Ciência (ASCi), bem como no canal do YouTube, e disponibilizado para as escolas públicas e privadas de Sergipe, Fapitec, Sergipetec e para os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) do Estado e Instituições de Ensino Superior (IES).

 

 

Ciência no Monsenhor Olímpio Campos

 

Com o projeto "Riacho das Lages: Entre o Misticismo e a Ciência", os alunos do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, situado em Itabaianinha, já estão participando da iniciativa. Os estudantes gravaram um vídeo explicado o percurso do trabalho que inspirou a pesquisa sobre formações geológicas que renderam discussões e descobertas sobre a geografia do município, desvendando o misticismo da população a partir da ciência, sob orientação dos professores Ademir Alves dos Santos e Elvira Suzy dos Santos Bittencourt Garção Rodrigo.

 

Já os alunos são: Josivânio Santos da Silva, Natália Alves de Jesus, Taynara Cecília dos Santos, João Pedro Silveira, Letícia Santos de Jesus e Suzany Carvalho Santos, além dos colaboradores Luzimare Costa Santos Vila Nova, Kelly Carine dos Santos e Rodrigo César Santos. O projeto é financiado pela Fapitec, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (Pibic Jr).

 

O conteúdo produzido pelos estudantes pode ser conferido no site: http://www.asci.org.br/.

 

A semana

 

Outubro também é considerado o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. Com atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais e outras entidades que tratem do tema. Na décima sétima edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz o tema ‘Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira’.

 

A celebração tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades de Ciência, Tecnologia e Inovações, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Além disso, o Mês irá se aliar à missão Institucional do MCTI de apresentar a produção de conhecimento e riqueza, alinhadas à melhoria na qualidade de vida da população brasileira de modo a permitir o debate acerca dos resultados, relevância e impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

 

Notícias Anteriores