Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, por meio do Departamento de Recursos Humanos/Coordenação Estadual do Prêmio Gestão Escolar (DRH/Seduc), informa a todas as equipes educacionais das unidades de Ensino da Rede Pública Estadual de Sergipe que as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2020 seguem até o dia 31 de agosto.
De acordo com Fátima Paiva, até o momento 87 profissionais se inscreveram e a expectativa é a de que até o último dia mais inscrições sejam concluídas. Diante do contexto atual, Fátima se refere à participação dos inscritos como uma enorme vitória, pois ao canalizar energia para a superação dos desafios em todas as áreas da vida, os profissionais ainda encontram disposição para fomentar o conhecimento na concepção de novas metodologias de ensino e aprendizagem na prática docente durante a pandemia. “Todos mereciam ganhar um prêmio porque é um momento difícil que ninguém nunca passou. E é tudo novo, a escola teve que se reinventar, o professor, o gestor, a equipe toda teve que se reinventar”, enfatizou Fátima.
Sergipe já se destacou ao longo de edições anteriores com as profissionais premiadas Graça Albuquerque, gestora do Colégio Estadual Maria das Graças, em Itabi, vencedora nacional (2015); Daniela Silva, ex-gestora do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias, vencedora estadual em 1º lugar (2017); Josilene Barbosa, gestora do Colégio Estadual Padre Mendonça, em Itabaiana, vencedora em 2º lugar (2017); e Ana Mary Costa, ex-diretora do Colégio Estadual João XXIII, em Ribeirópolis, vencedora estadual em 3º lugar (2017).
Para Graça Albuquerque, vencedora nacional em 2015, ganhar o prêmio significa validar todo o trabalho realizado e afirmar que vale a pena o labor e a luta enfrentada diariamente dentro e fora da escola. “O trabalho realizado com compromisso supera e vence gigantes. Todas nós somos capazes. E a importância de tudo isso é construir um legado que ficará na escola, na comunidade e no estado de Sergipe”.
Prêmio Gestão Escolar
As inscrições podem ser feitas no site www.premiogestaoescolar.com.br. O Prêmio Gestão Escolar tem o propósito de contribuir para a melhoria dos processos de gestão escolar, oferecendo uma ferramenta de diagnóstico da realidade da escola, além de lançar um olhar técnico e reflexivo sobre as práticas de gestão adotadas.
O evento é uma realização conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o FNDE, SEB/MEC, Inep, Capes, OEI, Unesco, Unicef, Fundação Itaú Social, Instituto Natura, Conselho Britânico, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Undime, Fundação Roberto Marinho, Fundação Victor Civita, Fundação Santillana, Sebrae, Univesp e Bett Brasil.
Poderão se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para participar, a equipe escolar composta de um coordenador e quatro professores, de preferência um por área, quando for o caso, deverá preencher o cadastro da escola no site do prêmio. Todo o processo de inscrição deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico, inclusive a submissão de documentos. A equipe escolar deverá preencher os campos de Relato de Experiência sobre as soluções encontradas pela escola, ações do gestor e dos professores para a continuidade das atividades escolares durante o distanciamento social.
Outros objetivos dessa edição serão: reconhecer as escolas públicas que se destacam pela gestão competente, participativa e colaborativa; valorizar a escola que trabalha como equipe, com a corresponsabilidade na gestão, no ensino, na aprendizagem e na solução de problemas; e valorizar a equipe escolar, as lideranças e soluções coletivas que se destacam em tempos de crise.
Fases e premiação
O Prêmio Gestão será desenvolvido em três fases. A primeira será a seleção das 81 escolas (três por Estado) e das 27 escolas de Referência Estadual pelos Comitês Estaduais. Cada uma das 81 unidades de ensino será agraciada com seis vagas gratuitas no Curso de Especialização a Distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2021. As vagas deverão ser preenchidas pela equipe escolar, sendo uma para o diretor ou vice-diretor, uma para o coordenador pedagógico e quatro para professores. Já as 27 escolas de Referência Estadual selecionadas pelos comitês estaduais, além das vagas no Curso de Especialização, receberão como prêmio o valor de R$ 5 mil.
A segunda fase será a seleção das cinco escolas, uma por Região de Referência Regional, pelo Comitê Nacional. Cada uma delas receberá R$ 10 mil. A terceira fase será a seleção da Escola de Referência Nacional pelo Comitê Nacional, que receberá R$ 30 mil. A Escola Referência Nacional e as quatro referências regionais terão direito a vagas em curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2021, atendendo a 100% do corpo docente e gestores.
A divulgação das cinco escolas finalistas, bem como as visitas para a produção de relatórios técnicos e votação pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar, e a cerimônia de premiação com o anúncio da escola "Referência Brasil" serão realizadas em datas a serem divulgadas no dia do lançamento.


