Programa Alfabetiza Sergipe já promoveu acesso à alfabetização a mais de três mil pessoas

Iniciativa estadual transforma vidas, promove letramento e reforça a cidadania em jovens, adultos e idosos de todo o estado

Autora: Izabela Campos (estagiária)

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), segue transformando vidas em todo o estado com o Programa Alfabetiza, este que vem se consolidando como uma das maiores iniciativas de alfabetização de jovens, adultos e idosos na história recente da educação sergipana. Até o mês de outubro, o programa já contabilizou 3.281 alfabetizandos concluídos, distribuídos entre os três níveis que estruturam a metodologia de formação. 

Os resultados evidenciam o êxito da iniciativa, com mais de 96% dos participantes concluindo o curso nos Níveis 2 e 3, sendo 2.272 alfabetizandos no Nível 3 e 880 no Nível 2. Apenas 129 finalizaram no Nível 1, demonstrando não apenas a eficácia do processo formativo, mas, também, a solidez de uma metodologia que integra acompanhamento contínuo, avaliações constantes e foco no desenvolvimento pleno do letramento.

No Nível 1, os estudantes demonstram avanços, mas ainda necessitam de acompanhamento pedagógico. No Nível 2, já compreendem leitura e escrita, precisando apenas consolidar o aprendizado. No Nível 3, atingem o domínio completo das competências, alcançando o objetivo máximo da metodologia. 

De acordo com o gestor do Alfabetiza Sergipe, Everton Pereira, o alcance do programa tem sido fonte de grande satisfação. “Ver que o programa já alcançou mais de três mil pessoas em Sergipe é motivo de grande alegria. Cada novo leitor e escritor representa uma história que se ressignifica. O mais gratificante é saber que a maioria atingiu os níveis mais altos de alfabetização, o que revela a força do processo de letramento, esse movimento linguístico e social que faz com que a palavra deixe de ser um código e se torne experiência de mundo. É o conhecimento ganhando corpo, voz e sentido na vida das pessoas”, destaca.

Até o fim do ano letivo, o programa mantém 1.348 alfabetizandos em turmas distribuídas por 33 municípios sergipanos. Ao todo, já foram atendidas 348 turmas em 111 locais diferentes, entre associações, escolas estaduais e municipais, evidenciando o alcance e a capilaridade do programa em todo o estado. Entre os municípios com maiores turmas em andamento estão Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Lagarto e Simão Dias, o que reforça o compromisso das equipes locais em ampliar o número de sergipanos alfabetizados.

Mais do que ensinar a ler e escrever, a iniciativa promove uma verdadeira transformação social e linguística. Ao alcançar o Nível 3, os participantes passam a interagir de forma crítica e significativa com a linguagem, ampliando a compreensão textual, a interpretação e o uso social da leitura e da escrita. Esse impacto vai além da alfabetização técnica, representando a conquista da palavra, da autonomia e da cidadania.

Para Denise Maria Costa, aluna na Escola Estadual João Batista Nascimento, em Nossa Senhora do Socorro, o programa tem sido uma boa oportunidade para sua vida. “Entrei no Alfabetiza e gostei muito, espero que ele continue no próximo ano”, pontua.

A aluna Joselita Maria dos Santos, do Colégio Estadual Jorge Amado, também em Socorro, também comemora. “Estou muito feliz em participar desse programa e eu não sabia que era tão maravilhoso ter uma pessoa para nos ensinar. Eu não sabia escrever bem e já estou conseguindo desenvolver as palavras e frases”, compartilha. 

Fotos: Divulgação Seed

Notícias Anteriores