Programa Seed Itinerante dialoga com gestores da Diretoria de Educação da Grande Aracaju

Terceira edição do projeto reuniu secretários municipais de educação, diretores e técnicos de escolas estaduais, que gerenciam 53 unidades escolares do Estado

Autor: Silvio Oliveira

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nesta quarta-feira, 10, a terceira edição do ‘Seed Itinerante’, iniciativa que visa estreitar o diálogo entre técnicos da Seed,  diretores de escolas estaduais e secretários municipais de educação. O encontro ocorreu no auditório da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, em Nossa Senhora do Socorro, com a participação dos 53 diretores escolares dos oito municípios da Grande Aracaju. 

O programa teve início com a visita do governador em exercício e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, na sede da Diretoria Regional de Educação 8 (DRE 8). Acompanhado do superintendente da Educação, Edson Costa, a comitiva foi recebida por técnicos e pela diretora da DRE 8, Marleide Cruz.

Ele lembrou o importante papel dos estudantes monitores como líderes em suas escolas.  “Vocês representam e são as fontes de representações dos alunos. É a capacidade de acolher, de harmonizar, de integrar os colegas. São capazes de fazer essas conexões; são  influenciadores e são líderes escolares”, definiu.

Na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, o secretário Zezinho Sobral participou do tradicional bate-papo com os estudantes monitores das 44 unidades escolares beneficiadas pelo programa Estudante Monitor.

Temas como infraestrutura, ampliação do programa Acolher, mais encontros com a gestão e as habilidades dos estudantes da iniciativa estiveram na pauta de diálogo. 

Do Colégio Estadual Glorita Portugal, em São Cristóvão, o aluno Bruno Santos Silva lembrou o quanto era introspectivo antes de participar pela segunda vez no ‘Estudante Monitor’. A iniciativa, segundo ele, fez o aluno melhorar o discurso em público e aptidões sociais. “Quero agradecer pelo programa como este que dá voz aos jovens. Como estudante, melhorei minha forma de falar e a experiência em socializar mais com meus amigos”, destacou. 

O estudante do Centro de Excelência Prof. Hamilton Alves Rocha, Adryam Daniel, de São Cristóvão, que representou o Brasil no Parlamento Juvenil do Mercosul, ressaltou a relevância dos encontros. 

“Construímos algumas ideias em grupo, sobre o que as nossas escolas têm em comum. Que possamos ajudar os estudante a desenvolver habilidades, instigar protagonismo, uma vez que ter gestão participativa e escuta ativa, poderemos melhorar”, afirmou.

Gestão

Secretários municipais de educação e gestores participaram do segundo momento do ‘Seed Itinerante’, pautado por meio da valorização do profissional da Educação, do regime de colaboração e do planejamento estratégico e pedagógico na preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). 

Os sistemas de avaliação foram tema do discurso do técnico do Departamento de Educação da Seed, João Emanoel, com a apresentação ‘Avança Idese  +  Ideb, compromisso que transforma a educação sergipana’. 

A programação continuou com um convite ao engajamento de gestores escolares ao planejamento das atividades preparatórias para o Saese e Saeb, com a técnica da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave/Seed), Jucileide Aragão.

O turno da manhã foi encerrado com a palestra do ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe e técnico da Universidade Tiradentes, Valter Santana, com a palestra ‘Sonhar e Realizar: Construindo pontes para transformar vidas’.

‘Alfabetizar pra Valer’

O turno da tarde continuou com a presença de prefeitos de municípios sergipanos e articuladores do programa Alfabetizar pra Valer. “Atingimos a meta e trabalhamos para avançar muito mais. Esse momento é do regime de colaboração com os municípios para que consigamos avançar”, afirma Zezinho Sobral.

A primeira edição do ‘Seed Itinerante’ ocorreu na Diretoria Regional de Educação do Baixo São Francisco no dia 12 de agosto envolvendo gestores estaduais de 11 municípios. O segundo encontro ocorreu com técnicos da Diretoria Regional de Educação 4, em Japaratuba, no . O próximo encontro já está marcado com técnicos da Diretoria Regional de Educação 5, em Nossa Senhora das Dores.

Fotos: Maria Odília

Leia também:

Governo de Sergipe investe em escolas estaduais de Japaratuba e dialoga sobre índices pedagógicos

Seed Itinerante reúne gestores em prol da qualidade da educação do leste sergipano

Notícias Anteriores