Programa Sinta o Clima já climatizou 218 escolas da rede pública estadual de ensino de Sergipe

Investimento de mais de R$ 143 milhões prevê climatização das 318 unidades até 2026, garantindo ambientes mais confortáveis para estudantes e professores

Por Jennifer Nyrla (estagiária)

Com o objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizado termicamente mais confortável para os estudantes e profissionais da educação, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), alcançou a marca de 218 escolas climatizadas. O programa ‘Sinta o Clima’ tem como principal objetivo climatizar todas as 318 escolas da rede pública estadual de ensino até dezembro de 2026.

Além das 218 escolas que já foram climatizadas, outras 32 estão em processo de aumento de carga elétrica, o que possibilita a instalação dos equipamentos de climatização; enquanto outras 17 escolas estão passando por aumento de carga na reforma; e 10 escolas já estão liberadas para a climatização. Outras oito estão em processo de licitação; e 33 estão aguardando para serem licitadas, totalizando um investimento de R$ 143.453.213,49.

As escolas da rede pública estadual de ensino estão equipadas com ambientes que permitem e facilitam o aprendizado, e além das salas de aula confortáveis, contam também com laboratórios, bibliotecas e auditórios, todos equipados com aparelhos de ar-condicionado. A climatização nas escolas garante que estudantes e equipes tenham um ambiente mais confortável e uma melhor experiência educacional.

O Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, em Aracaju, passou por um processo completo de reforma e ampliação, o que garantiu aos estudantes um ambiente escolar mais confortável e de qualidade. Para o estudante Thiago Levi, a climatização mudou todo o ambiente, tornando a escola mais agradável tanto para estudantes quanto para professores. “A climatização ajudou muito, principalmente na concentração de nós estudantes. Antes, nossa escola era muito quente, então não ficávamos muito focados na aula. Agora, com os aparelhos de ar-condicionado, as salas ficaram muito mais agradáveis”, ressaltou.

Já o Centro de Excelência Leandro Maciel, também em Aracaju, passou por um processo de reforma e teve todas as suas instalações climatizadas, a exemplo do auditório, laboratórios de informática e ciências, salas destinadas aos jovens protagonistas, o que garante um ambiente mais agradável aos estudantes.

“A climatização na escola é um avanço muito grande, não só para nós estudantes, mas também para os professores que convivem conosco o dia todo. Passamos o dia inteiro na escola e, com todas as salas climatizadas, sentimos mais vontade de estar em sala de aula. O ar-condicionado hoje é fundamental para o bem-estar, principalmente em uma escola com muitos estudantes”, disse o aluno Isaac Gabriel.   

Fotos | Ascom Seed

Notícias Anteriores