Por Silvio Oliveira
Fonte: ASCOM / SEED
Mais de 500 pessoas, entre alunos, professores e a comunidade de Nossa Senhora das Dores, participaram nesta sexta-feira, 22, no Clube Arena Society, na sede municipal, do lançamento da 3ª edição do livro Histórias de Alunos, fruto do Projeto Construção Historiográfica do Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, circunscrito à Diretoria Regional de Educação 5 (DRE 5).
A obra conta com 128 textos produzidos por 102 alunos, organizado pelo professor Luiz Carlos de Jesus, e que traz em formato de poemas, crônicas e contos, as histórias dos professores da unidade escolar, além dos cidadãos que representam o município de Nossa Senhora das Dores.
O idealizador Luiz Carlos de Jesus explicou que na primeira edição do livro, observou-se que muitos dos alunos tinham habilidades para os sonetos, as crônicas, os poemas, além da questão historiográfica. Por conta disso, na segunda edição, o livro incluiu essas produções dos alunos, fazendo com que de 42 estudantes participantes passasse para 102 estudantes.
"Na primeira edição, trouxemos fotos e abordamos os ex-diretores. Na segunda edição, fizemos produções de pessoas da comunidade, rezadeiras, parteiras, lavadeiras, sapateiros, além dos ex-coordenadores da escola. Nesta terceira edição trouxemos 23 professores e mais histórias da comunidade", disse.
O evento de lançamento do livro contou com mais de 30 homenageados, além de declamação de poesias de autoria dos alunos e entrega de certificados.
Terceira edição
O Projeto Construção Historiográfica, por meio do livro Historia de Alunos, volume 3, comemora também 45 anos de fundação do Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, circunscrito à Diretoria Regional de Educação ( DRE 5), localizado no município de Nossa Senhora das Dores (SE).
A maioria dos textos produzidos para a terceira edição abordam aspectos históricos dorenses, instituições, pessoas que são agentes sociais e profissionais do Colégio Estadual Fernando Azevedo. "O projeto desperta o sentimento de pertencimento ao nosso lugar que aguça a necessidade da valorização que leva à preservação. São alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; jovens que construíram sua base nesse espaço e são membros natos do Projeto Construção Historiográfica, além de profissionais desse colégio que exercem o hábito da escrita", explica Luiz Carlos.
Na produção textual, cada aluno foi orientado e acompanhado pelo professor que aparece identificado na abertura de cada texto. O trabalho foi desenvolvido no sentido de interferir o mínimo possível na essência produzida pelos alunos.
A homenagem que se faz aos profissionais de educação no Fernando Azevedo, com destaque aos professores já aposentados, dá continuidade às homenagens do primeiro volume aos nomes que foram diretores do estabelecimento e, do volume 2, aos professores que exerceram a função de coordenadores.
O professor Luiz Carlos conta que a quarta edição do livro "Histórias de Alunos" está programada para 2018 e levantará as histórias, vida e obra de mais professores e outros servidores da escola, em conjunto com os personagens que permeiam o imaginário popular de Nossa Senhora das Dores.









