Projeto de Lei que amplia os eixos do programa Estudante Monitor é aprovado na Alese

Além das áreas Busca Ativa e Transporte, e Desempenho Escolar, programa da rede pública estadual de ensino passa a contar com o eixo Tecnologia Digital da Informação e Comunicação


O Programa de Monitoria Estudantil para a Educação Básica, popularmente conhecido como ‘Estudante Monitor’, incentiva os alunos da rede pública estadual de ensino a compartilhar conhecimentos e auxiliar os colegas no processo de aprendizagem. A iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), visa criar oportunidades para fortalecer o protagonismo dos estudantes em suas comunidades escolares. Nesta quinta-feira, 18, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) um Projeto de Lei que amplia e fortalece o programa.

Além das vertentes Desempenho Escolar, e Busca Ativa e Transporte Escolar, a partir do ano letivo de 2026, o programa ‘Estudante Monitor’ passará a contar com eixo Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). O novo eixo tem o objetivo ampliar a possibilidade de monitoria escolar, desenvolvendo competências e habilidades práticas e conhecimentos técnicos aplicados aos recursos tecnológicos digitais nas 318 escolas da rede pública estadual de ensino. 

Os eixos atuais vigentes objetivaram a participação dos alunos do ensino médio a desenvolverem habilidades em monitoria nas ações de fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem e colaboração e monitoria nas atividades de busca ativa escolar e transporte. “Com a ampliação para as tecnologias digitais, o novo eixo permitirá os alunos do Ensino Médio o desenvolvimento de habilidades práticas nos laboratórios de ciências e informática, na monitoria dos recursos tecnológicos e práticas digitais, sendo aplicadas na educação para modernizar o ensino, promover cultura digital crítica, conscientizar sobre a educação midiática e étnica. São novas possibilidades para fortalecer a presença e o protagonismo dos nossos estudantes”, afirma o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.

Outra novidade incluída no projeto de lei é a expansão da bolsa. Até 2025 os  participantes recebem o benefício de R$ 439. A partir da nova lei, o programa ofertará uma bolsa mensal de R$ 500.

O ‘Estudante Monitor’ é uma iniciativa voltada para os alunos do Ensino Médio e tem como base o acompanhamento de professores e da equipe gestora de cada unidade. O programa incentiva o enfrentamento à evasão escolar e potencializar o protagonismo juvenil e formação de liderança, por transformar o aluno em agente de mudança dentro da escola, promovendo aprendizagem coletiva, desempenhada pelo aluno para o aluno.

“A monitoria é essencial para fortalecer a equidade na escola, pois os monitores nos auxiliam a resolver de forma mais célere as dificuldades individuais encontradas na diversidade da sala de aula. É uma ferramenta valiosa de conhecimento e fortalecimento do protagonismo. O programa ‘Estudante Monitor’ é muito querido pela comunidade escolar, desenvolve as habilidades dos nossos jovens e os prepara para a vida. É a primeira presença de um jovem no protagonismo social, quando ele desempenha a função de monitor, além de ser uma troca de experiência, garantindo a permanência na escola e combatendo a infrequência escolar”, ressalta Zezinho Sobral.

Notícias Anteriores