Projeto do Centro de Excelência Doutor Milton Dortas valoriza e promove literatura a alunos

Desenvolvido em três etapas, iniciativa visou estimular o protagonismo estudantil por meio da leitura

Autora: Izabela Campos

O Centro de Excelência Doutor Milton Dortas, em Simão Dias, realizou, durante a primeira quinzena do mês de maio, o projeto literário ‘Céfiro & Poesia’. Idealizada pelo professor de Língua Portuguesa Eduardo Santos e com a participação dos alunos do 3° ano do ensino médio, a ação foi desenvolvida em três etapas, e teve o intuito de estimular o hábito da leitura entre os estudantes.

A primeira etapa do projeto consistiu na preparação dos alunos, por meio da elaboração de slides informativos e da apresentação de conteúdos introdutórios, como as escolas literárias brasileiras, as vanguardas europeias e o Modernismo. Essa fase inicial contribuiu com a contextualização dos temas propostos, a fim de despertar o interesse da comunidade escolar e expor os principais tópicos e temas que seriam apresentados durante o projeto.

Em seguida, a segunda etapa contou com a dedicação dos alunos à produção dissertativa. Assim, eles puderam aprofundar seus conhecimentos acerca dos temas, por meio da escrita de textos reflexivos e argumentativos, fortalecendo suas habilidades em competências de análise e construção textual.

A terceira e última fase foi marcada pela execução do evento ‘Café Literário’. Na oportunidade, os alunos puderam compartilhar suas reflexões com os colegas, professores e demais membros da comunidade escolar. O objetivo foi criar um espaço de diálogo e apreciação aos materiais literários.

Um dos grandes destaques do evento foi a abordagem da antropofagia na literatura, conceito modernista apresentado por Oswald de Andrade, no Manifesto Antropógrafo, obra do ano de 1928. O conceito propõe a ideia de “devorar” culturalmente o que vem de fora, ressignificando-o de forma autenticamente brasileira.

“A realização desse projeto leva os alunos a uma reflexão do próprio ser protagonista e a prova de que a escola pode ser espaço de arte, pensamento livre e construção coletiva do saber. Os alunos foram protagonistas do início ao fim, e o ‘Café Literário’ coroou uma jornada de muito envolvimento e descobertas “, comenta o professor organizador do ‘Céfiro & Poesia’, Eduardo Santos.

Fotos: Unidade escolar

Related Articles