Por Silvio Oliveira
Fonte: Ascom/ Seduc
A programação de palco da IX Feira Científica de Sergipe a ser realizada no dia 27 de setembro, às 12h, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe, já está definida. Dos 28 projetos pré-selecionados pela comissão científica, 15 foram selecionados e seis são finalistas para se apresentarem no palco do evento científico.
Farão parte da programação o projeto “A Música como Elemento de Socialização e Mecanismo de Auxílio no Processo da Aprendizagem do CEMOC”, coordenado pelo professor Clistenes André Pinto Lisboa, do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio, na categoria Música; “A Voz dos (as) Poetas Sergipanos (as), de Carlos Alexandre Nascimento Aragão, do Centro de Excelência 28 de Janeiro,de Monte Alegre de Sergipe, na categoria Teatro; o “Desfile dos Polímeros: Uma Abordagem CTSA no Ensino de Química”, da professora Laís Menezes Cardoso dos Santos, do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, da cidade de Santa Rosa de Lima, na categoria Desfile.
Também estarão presentes como parte da programação os trabalhos “Minotauro do Sertão”, conduzido pelo professor Cláudio Luís Meneses de Oliveira, do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, da cidade Canindé de São Francisco, nas áreas de Teatro, Dança e Música; a ‘Peleja Sertaneja”, da professora Lark Soany Santos, também do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito, de Canindé de São Francisco, nas áreas de Teatro e Música. A peça “Pressões na Adolescência”, da professora Natiane Santana dos Santos, do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, da cidade de Umbaúba, também compõe a programação na área da Dança.
A feira começa às 8h, com os finalistas de palco às 12h, e premiação às 15h. Serão premiados 10% dos trabalhos participantes, em cada modalidade. Os premiados receberão medalhas e certificado de premiação. As equipes de escola pública premiadas receberão uma bolsa de PIBICJr.
A professora da UFS, Zélia Macedo, destaca que a Cienart é um projeto que tem como meta levar o método científico para a sala de aula, proporcionando uma aprendizagem significativa, construída a partir da curiosidade, do questionamento, da investigação e do raciocínio. O projeto também busca valorizar e apoiar os professores, tanto os que já adotam as práticas científicas, quanto àqueles que desejam aderir a esse tipo de trabalho. “A Feira é um momento importantíssimo desse projeto, porque traz o resultado final desse trabalho, proporciona um espaço de interação, aprendizado e percepção de outras realidades", afirmou.
Cienart
A Feira Científica de Sergipe (Cienart) é uma iniciativa conjunta da Associação Sergipana de Ciência (ASCi), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS), realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para dar suporte aos participantes, são desenvolvidas atividades paralelas ao longo de todo ano, concentradas principalmente em minicursos e palestras, realizadas por pesquisadores e especialistas de todas as áreas do conhecimento.
A Cienart reúne, anualmente, cerca de cinco mil pessoas no espaço da Universidade Federal de Sergipe. São pesquisadores, professores, estudantes da Educação Básica e das Universidades, trocando experiências e popularizando a Ciência, a Tecnologia, as Artes e a Inovação produzidas no estado.
