Campeonato foi encerrado neste domingo, 3, e, dentre as 10 principais no pódio, Colégio Estadual Ivo do Prado destacou-se como a escola pública estadual em melhor posição
Autora: Izabela Campos (estagiária)
O Governo de Sergipe, por meio da parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seed) e do Esporte e Lazer (Seel), celebra o sucesso de mais uma edição dos Jogos da Primavera. A 41ª realização do campeonato foi marcada pela participação de alunos de escolas públicas e particulares de todo o estado, competições de esportes diversos e momentos de aprendizado esportivo.
Compondo o top 10, o Colégio Estadual Ivo do Prado, em Aracaju, destacou-se como o melhor colocado entre as escolas da Rede Estadual de Ensino, com um total de 31 medalhas. Para a diretora da unidade, Magali Barros da Silva, o compromisso com a preparação dos alunos para os esportes vai além das quadras.
“É uma responsabilidade grande, porque esse nosso título de escola que se destaca nos esportes já é anterior à minha gestão. Eu tenho o papel de mantê-lo vivo, e acredito que tenho conseguido, já que o Ivo está entre as 10 melhores escolas nos Jogos da Primavera. E a importância do incentivo aos esportes é que, além de trabalhar questões como concentração, motricidade, respeito ao outro, interação e disciplina, os nossos professores são muito preparados para fazer uma ponte com a parte cognitiva deles. Então, geralmente, os nossos atletas também são bons alunos, e o nosso objetivo mesmo é que um grande número de alunos participe cada vez mais das modalidades esportivas que são ofertadas”, explica Magali.
A escola aracajuana, que oferta diversas modalidades esportivas, destaca-se, principalmente, por sua prática no badminton. O aluno Tennyson Emanoel, que conquistou uma medalha de bronze, explica como funciona o esporte. “É um jogo que tem uma rede e é jogado como o tênis, usando uma peteca como se fosse a bola. Nele, podem ter jogos que vão acabar com 11 pontos ou 21 pontos. Quem primeiro conseguir pontuar 21 ou 11 pontos, ganha. É um esporte jogado em sets, que podem ser dois ou três”, diz.
O aluno Pedro Gabriel, que pratica o esporte desde os nove anos e conquistou uma medalha de ouro nos Jogos, fala como se interessou pelo badminton. “Quando eu comecei, eu não sabia muito bem como funcionava, mas já gostei bastante. Então, conheci Acásia, nossa professora, e fui melhorando, até participar dos Jogos e de campeonatos regionais”, compartilha Pedro.
Em sua quarta participação nos Jogos da Primavera, o aluno Renysson Marley fala sobre suas consagrações no esporte ao longo dos anos. “Atualmente, eu sou o melhor do estado na minha categoria. E, também, eu sou tricampeão nos Jogos. Nos anos de 2024 e 2025 eu me consagrei campeão nas três modalidades que disputei, que são a simples masculina, dupla masculina e dupla mista. Além disso, eu fui tricampeão no regional, em três modalidades, e me classifiquei para o Top 16, que vai acontecer aqui em Sergipe”, diz Renysson, que conquistou três medalhas de ouro nesta edição.
Além do badminton, o Colégio Estadual Ivo do Prado tem alunos de outras modalidades esportivas que brilharam na competição. Ellen Gabrielly, que ganhou medalha de ouro no tiro com arco, compartilha sua experiência nos Jogos da Primavera 2025. “É sempre emocionante, e como é meu último ano, fiquei com o coração apertado por estar saindo. Foi algo a que eu me conectei, e esse esporte é meu lar, não tem explicação”, expressa a aluna.
Já Yan Gabriel obteve medalhas de ouro e prata em duas categorias do karatê e avaliou o seu rendimento. “A competição foi boa, mas o nervosismo bateu na hora, competindo com muita gente de fora. Chegava muita gente para competir, e eu não entendia, não chegava a minha vez nunca. Mas chegou a hora, e consegui prata no kumite e ouro no kata”, diz.
Para Alice Eloá, atleta de arremesso de peso, a experiência de participar da competição foi positiva. “Apesar do nervosismo, eu me concentrei e consegui ganhar uma medalha. Foi a minha primeira vez participando, então para mim foi surreal. Eu me dediquei, tentei me acalmar e deu certo”, conta Eloá, que ganhou medalha de ouro na modalidade.
Além do Colégio Ivo do Prado, o Centro de Excelência Leandro Maciel, em Rosário do Catete, também se destacou entre os dez melhores no quadro geral da competição.
Incentivo ao esporte
A 41ª edição dos Jogos da Primavera, lançada pelo Governo de Sergipe com apoio das secretarias de Educação (Seed) e de Esporte e Lazer (Seel), é considerada a maior já promovida até hoje. Sua cerimônia oficial de abertura ocorreu no dia 24 de abril na Arena Batistão, em Aracaju, com direito a desfile das delegações escolares e acendimento da pira olímpica.
A programação incluiu 28 modalidades esportivas, das mais tradicionais como futsal e atletismo, até surfe, triatlo e judô, com a estreia do skate como novidade nesta edição. Os Jogos são, também, seletivas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e outras competições nacionais, reforçando o papel formativo e inclusivo do evento.
Fotos: Maria Odília