Rede estadual de ensino encerra 2024 com resultados positivos em olimpíadas e iniciação científica

Gestão já prepara um novo eixo para 2025, visando destacar participação de alunos da rede

Autora | Heidy Souza (estagiária)

Durante todo o ano de 2024, alunos e professores da rede estadual foram destaques em diversos eventos, sejam eles científicos ou olímpicos, nacionais e internacionais. Com um investimento em torno de R$ 3 milhões para o programa Educação Nota 10 no eixo das Olimpíadas e do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais Legislação (Profin), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), vem apoiando a comunidade escolar da rede estadual em Sergipe.

Todas as dez diretorias regionais de educação (DREs) desenvolveram projetos. Na Diretoria Regional de Educação 3 (DRE 3), que engloba o agreste central sergipano, o Centro de Excelência Abdias Bezerra, no município de Ribeirópolis, obteve seu destaque em diversos eventos científicos, artigos, olimpíadas e projetos aprovados pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).

A escola se destaca com projetos que visam à sustentabilidade, como: ‘Matérias Eco-Friendly a partir de Aloe Vera: educação e sustentabilidade’; ‘Ecoeficiência: A utilização da fibra de coco em diferentes matérias’; e ‘Do jardim à xícara: Transformação Sustentável de folhas secas e borra de café’.

O aluno Heloan Santana participou por dois anos da Iniciação Científica Júnior, e viu os projetos como uma oportunidade de pôr em prática o conhecimento teórico que adquiriu nas aulas de ciências. “Acho isso muito importante, porque a prática é um método de aprendizagem ativo, no qual o aluno só tem a ganhar participando. Além disso, pretendo cursar licenciatura em química e com certeza esses dois anos de iniciação científica me trouxeram muitas experiências boas”, pontuou o aluno.

O professor Danilo Oliveira, que também é destaque na diretoria, relatou o quão perceptível foi o avanço da iniciação científica durante esse ano, e sua importância para a revelação de novos talentos. O professor também abordou que a Seduc a e DRE 3 apoiaram por meio de projetos como o Profin, custeando passagens, alimentação e hospedagem dos alunos e docentes que participaram de eventos foram do estado de Sergipe.

Já na DRE 6, o Colégio Estadual José Guimarães Lima, do município de Telha, teve grande destaque na região do baixo São Francisco. Durante 2024 a escola contou com o maior quantitativo de alunos na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP); participação na primeira e segunda fases da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC); medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG); e alunos bolsistas no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Além disso, a escola foi campeã na Olimpíada Territórios de Sergipe (OTS); e teve alunos participantes do Torneio Nacional de Física (TNF). O professor de física, Roberto Oliveira. impulsionou os estudantes a participarem de olimpíadas científicas e desenvolveu, com as alunas Flaviana Batista, Laine Farias, Táfne Trindade e Clara Feitoza, a Solução Braille Tech. O protótipo foi idealizado para contribuir com o aprendizado de crianças cegas a partir do braille, utilizando a robótica.

“Receber esse reconhecimento como professor destaque na minha regional é uma honra imensa e um reflexo do esforço coletivo entre escola, alunos e comunidade. Isso mostra que a educação, quando valorizada e aliada a oportunidades como as olimpíadas científicas, tem o poder de transformar vidas”, afirmou Roberto.

De Sergipe para o mundo

Os alunos do Centro de Excelência Professor Hamilton Rocha, no município de São Cristóvão, circunscrito à DRE 8, desenvolveram o projeto “Potencial Aplicação de Esponjas Verdes Adsorventes na Indústria Têxtil”, sob a orientação da professora Patricia Fernanda Andrade.

Estudantes do 1º e 3º anos do Ensino Médio, Adryam Daniel, Nelson Victor e Vinícius Pereira prepararam esponjas verdes utilizando vagem de moringa como adsorvente biodegradável. O projeto não só contribui para a formação integral dos alunos, desenvolvendo-lhes competências e habilidades mediante experiências laboratoriais e trabalho em equipe, mas também teve destaque em diversas feiras e eventos em 2024.

Para o aluno Adryam Daniel, o projeto proporcionou a ele um amplo conhecimento. “Foi através da pesquisa que tive experiências que jamais imaginei viver durante o meu ensino médio. Tivemos três apresentações do projeto no Pará, Brasília e Pernambuco, e o último congresso de que participamos nos trouxe o primeiro lugar na nossa categoria e uma credencial para apresentar o projeto em uma feira internacional, em Dubai”, exaltou. A equipe irá participar da Milset Expo-Sciences International 2025.

Outra equipe que também está com presença confirmada para Dubai é a BIOTECPALM, oriunda da DRE 9, no alto sertão sergipano. Os estudantes Kaike Oliveira, José Saulo e Antonio Lucas, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, com a professora orientadora, Helayne Andrade, investigaram as propriedades da palma e desenvolveram um método para transformá-la em um material que simula a textura e funcionalidade do couro. O projeto promove inovação e sustentabilidade ao utilizar recursos do semiárido brasileiro, refletindo a busca por soluções regionais para problemas globais.

O estudo já proporcionou aos alunos e à professora a participação em vários eventos científicos, conquistando prêmios como o 1º lugar na categoria Ensino Médio e geral da Feira de Ciências Monte-Alegre (FECIMAG); 1º lugar geral na Feira Territorial de Ciências do Alto Sertão Sergipano; 1º lugar geral em Engenharias na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT) com credenciamento para a Expo Sciences International 2025 em Dubai; e 2º lugar geral em Engenharias na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), com credenciamento para a Copa Tecnociências Paraguay 2025.

Para a professora responsável pelo projeto, Helayne Andrade, o ano de 2025 pretende ser de muitas oportunidades e desafios empolgantes para todos. “Representar Sergipe e o Brasil em um evento internacional tão relevante é um privilégio que destaca a capacidade transformadora da educação pública. É um momento para brilhar e inspirar outros educadores e estudantes”, disse ela.

Além desses projetos, muitos outros foram destaques durante o ano. A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE), Eliane Passos, comemorou os resultados obtidos durante o ano de 2024, incentivando os estudantes e professores a participarem de projetos que viabilizam o avanço da educação no estado.

Ela também destacou a inclusão de uma nova habilidade para o Programa Educação Nota Dez. “O Departamento de Educação trabalha com a educação no pódio, e para o ano de 2025 estamos estudando para a criação do quarto eixo para a premiação no Educação Nota 10. Esse eixo será a premiação dos alunos que se destacam nas diferentes áreas artísticas”, finalizou a diretora.

Fotos: Arquivo/ Seduc

Leia mais

Governo de Sergipe entregou 62 unidades escolares totalmente reformadas e climatizadas em 2024

Governo de Sergipe reforça investimento em transporte escolar e segurança para estudantes da rede estadual

Arquivo Público do Estado de Sergipe leva conhecimento da memória do estado

Ensino em Tempo Integral contribui com aprendizagem de estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino

Programa ‘Alfabetizar pra Valer’ encerra 2024 fortalecendo ações pela alfabetização na idade certa

Sergipe avança na climatização de escolas estaduais por meio do programa ‘Sinta o Clima’

Sergipe avança na expansão da educação infantil com o Programa Ameei

Programa Educação Nota 10 estimula a valorização dos profissionais da Educação em Sergipe

Governo de Sergipe investiu em revisões, material didático e preparação para Enem 2024

Reabertura da Sala Villa-Lobos do Conservatório de Música fortalece educação musical em Sergipe

Biblioteca Epiphanio Dória celebra conquistas em 2024 com inclusão e participação social

Alimentação escolar em Sergipe recebe investimentos e distribui refeições de qualidade

Programa Filé de Camarão na Merenda Escolar diversifica cardápio alimentar nas escolas estaduais

Governo do Estado já investiu mais de R$ 2,6 milhões em segurança menstrual por meio do Cuidar- SE

Programa Acolher finaliza primeiro ano com mais de 3 mil acompanhamentos psicossociais

Programa Estudante Monitor incentiva protagonismo estudantil em Sergipe

Governo de Sergipe avança na internacionalização da educação pública

Campanha ‘Estudante cidadão, CPF na mão’ realizou mais de 100 atendimentos em cinco meses

Notícias Anteriores