Resultado do Encceja 2019 é divulgado pelo Inep

Por Ascom/ Seduc
Fonte: Ascom/ Seduc

 

Sergipe inscreveu 40.422 candidatos. Secretaria de Estado da Educação e Instituto Federal de Sergipe certificarão os aprovados

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta sexta-feira, 6, o resultado da edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em Sergipe, 40.422 candidatos se inscreveram no exame. Desse total, 24.326 aprovados solicitaram a emissão da certificação por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, 8.645 dos quais foram aprovados para a certificação do nível fundamental e 15.681 para certificação do nível médio.

 

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Para obter a certificação do Ensino Fundamental (EF) ou do Ensino Médio (EM), além de conseguir a nota mínima exigida na avaliação, é preciso ter pelo menos 15 anos completos no dia da realização do exame, para o Ensino Fundamental, e 18 anos completos no dia do exame para o Ensino Médio.

 

O coordenador do Diex, Edson Aragão, ressalta que o Encceja é uma oportunidade ímpar para jovens e adultos concluírem os estudos da educação básica. "Essa avaliação oportuniza àqueles que não tiveram acesso à escola em idade regular a conclusão dos estudos, favorecendo esses cidadãos, sobretudo, quanto ao ingresso no mercado de trabalho e ao acesso ao ensino superior", destaca.

 

No caso dos participantes que não obtiveram a pontuação mínima em todas as provas, mas conseguiram em uma ou mais, eles podem solicitar a declaração de proficiência. Com essa declaração, os estudantes podem excluir, em uma próxima edição do Encceja, as disciplinas nas quais já conseguiram a nota mínima.

 

Entidades certificadoras

 

O Certificado do Encceja é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep. Ao todo, são 383 instituições certificadoras cadastradas para o Encceja 2019 no país. As secretarias estaduais emitem os certificados e declarações de proficiência tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, enquanto os institutos federais emitem apenas para ensino médio.

 

De acordo com o coordenador da Divisão de Exames e Certificação (DIEX) da Seduc, professor Edson Aragão, a novidade neste ano é que o processo de requerimento de certificação foi descentralizado. "Devido ao quantitativo de alunos inscritos no Encceja, nós descentralizamos o processo de certificação. Então o aluno poderá solicitar o certificado de conclusão pelo Encceja ou a declaração de proficiência diretamente em qualquer escola da rede estadual que oferte o Ensino de Jovens e Adultos, ou na sede da Diretoria Regional de Educação mais próxima, além da própria Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, na Divisão de Exames Supletivos, obedecendo aos horários de atendimento dessas instituições", afirmou. Na Seduc, será das 7h às 13h.

 

Encceja 2019

 

As provas do Encceja 2019 Nacional foram realizadas no dia 25 de agosto. Dos quase 3 milhões de inscritos (recorde de todas as edições), apenas 1.185.945 fizeram a prova. Apesar de uma abstenção grande, o Ministério da Educação informou que o número de presentes foi 45% superior ao do ano passado.

 

Quem compareceu ao exame respondeu a quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Foram duas provas pela manhã e outras duas à tarde.

 

O Encceja foi criado em 2002 com o objetivo de conceder certificado de ensino fundamental e médio para brasileiros fora da idade escolar. Para ensino fundamental, a idade mínima é 15 anos, e para o ensino médio, 18 anos.

 

Entre 2009 e 2016, o Enem substituiu o Encceja para certificação do ensino médio. Em 2017, essa função voltou para o Encceja.

 

Consulte aqui o resultado do Encceja 2019

 

Baixe as provas e gabaritos do Encceja

 

*Com dados do Inep

 

Related Articles