Promovido pela Seed, evento contou com a participação de diretores regionais, secretários municipais, e técnicos e representantes de órgãos estaduais e municipais
Por Izabela Campos (estagiária)
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Coordenadoria de Estudos em Avaliação Educacional (Ceave), realizou nesta quinta-feira, 29, o Seminário do Saese 2024, com o tema ‘Avaliação e gestão educacional: Compreender para analisar, planejar e avaliar’. No evento, ocorrido no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE-SE), em Aracaju, foram tratados temas como os dados contextuais da última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e os resultados dos instrumentos avaliativos aplicados, e ministradas palestras com representantes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), instituição parceira da Seed.
Após credenciamento, acolhimento e abertura da cerimônia com o instrumentista Lucas Campelo, o evento contou com palestras de membros da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Participaram os professores Márcio Fagundes Alves, Gianne Neves e Luciana Netto de Sales.
O secretário executivo da Seed, Marcel Resende, representando o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, afirma que o Saese é uma ferramenta fundamental para a compreensão, com precisão, dos desafios e avanços das redes de ensino. “Os dados apresentados hoje reforçam nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, pautada em evidências. Avaliar é essencial para planejar melhor. Seguiremos fortalecendo políticas que façam a diferença na vida dos nossos estudantes. O seminário de hoje reafirma esse caminho”, destacou.
Também componente da mesa, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE), João Luiz Andrade Dória, ressaltou a importância de abordar os resultados produzidos pelo sistema de avaliação sergipana.
“O Saese foi uma conquista fundamental para a educação pública de Sergipe, porque a partir dele nós conseguimos mensurar como estão os níveis de aprendizagem e, assim, nortear as ações que devem ser feitas para que possamos melhorar. Nós vamos ter uma devolutiva dos resultados, oportunidade em que teremos um aprofundamento das discussões, para que possamos, a partir desse momento, tomar as ações necessárias nos municípios com o fito de que os indicadores sejam cada vez melhores”, frisou o presidente.
Para o diretor da Diretoria Regional de Educação 3 (DRE-3), Gladston dos Santos, a apresentação dos resultados do Saese contribui diretamente com a forma como o ensino público será desenvolvido nas escolas. “Esse é um momento muito importante, no qual teremos a apropriação dos resultados do Saese 2024, a fim de que, a partir disso, nós possamos criar estratégias e mecanismos, com o objetivo de alavancar cada vez mais os resultados da nossa regional. E, ao chegarmos lá, trabalharemos individualmente, em cada escola, com cada turma e estudante, buscando identificar suas dificuldades, para podermos avançar”, explicou Gladston.
O chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae/Ceave), Alexandre Guimarães, detalhou a influência de ações como o seminário para a melhoria nos índices escolares. “Esses eventos são importantes porque nós conseguimos reunir os 75 municípios do estado, as redes municipais, as diretorias de educação e os interlocutores de avaliação, para que eles tenham ciência de como é realizado todo o processo da avaliação. E, a partir dos dados gerados, mostramos como eles podem ser utilizados de uma forma qualitativa nas escolas, a fim de que essa análise seja oportunizada no momento de evolução de um ano para o outro”, reforçou.
Saese 2024
A mais recente aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe foi realizada entre os dias 11 e 26 de novembro de 2024 e contou com a participação de 984 unidades escolares, das quais 308 são escolas estaduais dos anos iniciais (1º ao 5º ano), finais (6º ao 9º ano) e médio (1ª e 3ª séries), além de 676 escolas municipais, abrangendo os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
Foram aplicados instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática e de questionários contextuais em todas as etapas de ensino. Para operacionalizar o Saese, o Governo de Sergipe contratou a Fundação Cesgranrio, que estrutura, juntamente à Seed, todo o processo de aplicação da avaliação.
Os estudantes responderam a questionários contextuais no dia da aplicação da prova, que coletam informações sobre fatores socioeconômicos, formação docente e gestão escolar. Esses dados complementam a avaliação e ajudam a traçar um panorama mais detalhado da educação pública em Sergipe.
Os dados coletados são essenciais para medir a qualidade da educação ofertada na rede pública estadual. Como política pública de estado, os dados do Saese impactam nas diferentes frentes dos projetos, ações e atividades educacionais.
Fotos | Adejoan Neto/Seed