Retrospectiva 2022: um ano produtivo para o esporte sergipano

Por Givaldo Batista
Fonte: Ascom/ Seduc

Um dos segmentos que despertou a atenção da Supee na atual temporada foi o paradesporto. Sergipe participou da seletiva das Paralimpíadas Escolares – Regional Dois em Natal/RN entre os dias 21 e 27 de agosto, com as modalidades de atletismo e natação. O estado conquistou 57 medalhas. Nas Paralimpíadas Nacionais, realizadas em São Paulo, entre 21 e 26 de novembro, Sergipe conquistou 60 medalhas, entre ouro, prata e bronze. 


Investimentos Esportivos

 

O governo do Estado de Sergipe, em parceria com a Superintendência Especial de Esportes, não mediu esforços para investir no desporto sergipano, especialmente no desporto escolar. Um investimento de mais de 17 milhões em material esportivo, para estudantes de escolas públicas. Foram 201 mil kits de equipamentos, que beneficiaram 322 unidades de ensino da rede estadual. Os materiais esportivos compreendem itens como bolas de voleibol, de futsal, handebol e basquete, colchonetes, cones, cordas, bambolês, apitos, tabuleiro de xadrez, jogos de tacos e frescobol.

 

Além do investimento em materiais, o governo também investiu na infraestrutura, construindo e reformando ginásios e quadras esportivas. Nesse segmento foram investidos Cr$ 50,8 milhões em todo o estado. Destacando-se a ampla reforma do Ginásio Constâncio Vieira, da quadra Geraldo de Oliveira, Parque Aquático Zé Peixe, Parque dos Cajueiros, dentre outras praças esportivas importantes, na capital e no interior. 

 

Vale registrar a captação de alguns eventos marcantes de nível nacional, como os Jogos da Juventude, Jogos Universitários, Seletiva da Gymnasiade, Campeonato Nacional de Karatê e Ginástica. Aqui também pode ser evidenciado, o apoio dispensado aos atletas sergipanos, na liberação de passagens, para participação de competições em outros estados.   

 

Agradecimento

 

A superintendente Mariana Dantas, comemora a série de realizações de eventos esportivos no período, com agradecimento especial ao governador Belivaldo Chagas, pelo apoio irrestrito ao esporte sergipano, nesses quatro anos de gestão. "O sentimento é de agradecimento e carinho, pelo comprometimento que o governador Belivaldo Chagas teve com o esporte sergipano. A gente conseguiu enquanto superintendência, juntamente com a Secretaria da Educação, fazer o resgate do esporte escolar. Quando a gente implanta uma política pública na Educação e Esporte, ela é colhida a médio e longo prazo e a gente já está colhendo os frutos. Vamos colher mais na frente, com as ações que foram implantadas nesses últimos quatro anos", disse Mariana Dantas, destacando a realização de grandes eventos no estado, a exemplo dos Jogos Universitários de Praia, Campeonato Brasileiro de Ginástica em suas diversas versões, o Prêmio Brasil Olímpico, a Seletiva da Gymnasiade e os Jogos da Juventude, que fomentaram o Turismo e vários setores da economia – disse a superintendente Mariana Dantas.

 

O Coordenador de Esportes das Supee, o professor Wendel Ribeiro, demonstra uma certa felicidade, com os resultados alcançados este ano e a perspectiva de futuro brilhante do desporto escolar sergipano.                                                          

 

Acredito que com a retomada dos eventos a todo vapor, nós conseguimos um bom desempenho, superando todos os resultados dos anos anteriores. A gente fica muito feliz, em ter mais alunos participando dos eventos, com melhor qualidade, a nível nacional principalmente. Temos também agora uma maior estrutura esportiva, como a construções de quadras esportivas nas escolas públicas. Então, tudo isso gera melhores condições, para os professores desempenharem um bom trabalho e, consequentemente nossos alunos obterem melhores resultados”, garante Wendel Ribeiro, coordenador de esporte educacional da Superintendência Especial de Esportes.

 

Leia mais:

A comunicação como uma ponte entre a escola pública e a sociedade

Governo supera metas e investimentos da infraestrutura das escolas e no parque tecnológico da Seduc

Kit de material escolar, merenda, tecnologia e fardamento fazem para da equidade na Educação

Colaboração entre Estado e municípios sergipanos possibilita avanços em estratégias educacionais

Governo de Sergipe dialoga com municípios e cria avaliações e prêmio escolar

Pesquisa na Escola impulsiona protagonismo de estudantes na iniciação científica

Evolução de indicadores pedagógicos coloca Sergipe entre os estados que mais avançaram em políticas públicas

Dezesseis leis aprovadas na Alese para a Educação

Notícias Anteriores