Reunião discute linhas de atuação para o grupo de teatro da SEED

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED


A proposta do grupo é apresentar de forma lúdica temas e problemáticas aos estudantes da rede estadual


Recém-formado, o Grupo de Teatro da Secretaria de Estado da Educação é coordenado pelo Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores (NUPI/SEED) e composto por oito estagiários, estudantes do curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. O grupo está trabalhando inicialmente com intervenções artísticas junto às ações da Brigada da Educação contra o Aedes, nas escolas da rede estadual.

 

Para discutir a elaboração de novas linhas de atuação do grupo, seus integrantes estiveram reunidos nesta quarta-feira, 4, com a diretora do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH/SEED), Josevanda Franco, também coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência.

 

No encontro, foram discutidos conceitos de violência e de não violência, dentre outras temáticas que serão utilizadas para a construção de textos e personagens a serem apresentados em espetáculos teatrais nas escolas públicas estaduais.

 

Ao abordar a capacidade de sensibilização dos atores, Josevanda Franco ressaltou que o teatro é um caminho para se fortalecer proativamente conceitos que a sociedade trata de modo reativo. "Devemos transmitir e ensinar as pessoas formas de reagir à violência de maneira não violenta, desconstruindo a violência com ações inteligentes", ponderou a diretora do SEDH durante a reunião.

 

Supervisor técnico do Grupo de Teatro da SEED, o professor Manoel Cerqueira explica que o principal objetivo é fazer com que a arte do teatro esteja a serviço da educação, "esclarecendo para os estudantes da rede pública estadual temas polêmicos de forma não didatizante, mas sim de maneira lúdica e suave", afirma ele.

Notícias Anteriores