Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
Outras Regionais estão realizando atividades de aperfeiçoamento em conjunto com o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico (NAP) da Seduc
Os professores da rede estadual de ensino que atuam nas escolas circunscritas à Diretoria Regional de Educação 4 terão a oportunidade de aperfeiçoar a prática, tirar dúvidas e compartilhar experiências relativas ao ensino não presencial neste momento de distanciamento social. A DRE 4, regional localizada no Agreste Sergipano, realizará no período de 6 a 10 de julho, a I Rodada de Oficinas para Professores. A ação tem como objetivo auxiliar os docentes no planejamento e execução das aulas, conforme recomendações da Portaria 2.235, que estabelece as normas para as Atividades Educativas Não Presenciais.
A transmissão das oficinas será feita por meio do aplicativo Google Meet. De acordo com a diretora da DRE 4, Maria Luiza Rodrigues de Albuquerque Omena, devido à limitação do quantitativo de paricipantes na plataforma, as oficinas serão ofertadas apenas para os professores e equipes técnicas vinculadas às escolas da DRE 4. Para participar, é preciso se inscrever por meio do link: https://forms.gle/uGygxdjL6bw65jus5.
"Estamos vivendo um momento novo e desafiador, no qual nos deparamos com um cenário de dúvidas e incertezas. Essas dúvidas permeiam as famílias, os estudantes e também os professores, que têm se questionado sobre o que priorizar em termos de conteúdo e, principalmente, sobre como fazer. As oficinas foram pensadas justamente para tentar sanar essas dúvidas, levando em consideração a necessidade de o plano docente estar alinhado às dez competências gerais da BNCC, objetivando o desenvolvimento de um trabalho voltado para a questão cognitiva, mas priorizando o desenvolvimento integral do aluno", explicou Maria Luiza Omena.
Cronograma
Durante as oficinas, os convidados debaterão temas específicos para esse momento de Atividades Não Presenciais. As trasmissões serão realizadas por meio do aplicativo Google Meet, no horário das 17h às 18h, com excessão do último dia, que será das 16h às 17h. Na segunda-feira, 6, o convidado será o professor João Manoel de Faro Neto, do Departamento de Educação (DED/Seduc), que falará sobre a "Elaboração do Plano Docente com base na BNCC". Na terça-feira, 7, será a vez do coordenador pedagógico do Centro de Excelência Leandro Maciel, em Rosário do Catete, Tadeu Sales, que terá como tema de debate "O uso de ferramentas tecnológicas nas atividades remotas".
Na quarta-feira, 8, o coordenador geral do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja/DED/Seduc), professor Ibernon Alves de Macena Junior, falará sobre "As especificidades das Atividades Educativas Não Presenciais voltadas aos alunos da Educação de Jovens e Adultos". Na quinta-feira, 9, será a vez da professora Lilian Alves, coordenadora da Divisão de Educação Especial da Seduc (Dieesp/DED/Seduc), que fará sua explanação sobre "As especificidades das Atividades Educativas Não Presenciais voltadas aos alunos da Educação Especial". O último dia contará com a participação do técnico da Coordenadoria de Informática (Codin/Seduc), Saymon Menezes, que dará orientações para uso do Diário Eletrônico.
Leia também
Secretaria de Educação intensifica ações de acompanhamento pedagógico das aulas não presenciais
