Rotina de trabalho na pandemia é tema de livro lançado por professores de escolas estaduais do Alto Sertão Sergipano

Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc

Os professores do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto e Colégio Estadual Delmiro de Miranda Britto, em Canindé de São Francisco, lançaram o livro Professores em Criação Interativa – Ano I, que traz relatos da rotina de trabalho durante a pandemia, falas e pensamentos que perpassam sobre as relações humanas, fé, além de homenagens. Durante a cerimônia, foi anunciada a segunda edição do projeto, dessa vez aberto também aos professores da Rede Municipal de Ensino de Canindé.

 

Sob a organização da professora Veranúbia Avelino, que é membro efetivo da Academia Canindeense de Letras e Artes (ACLAS), a obra foi escrita por 28 professores, ativos e inativos, das escolas estaduais Dom Juvêncio de Britto e Delmiro de Miranda Britto e teve revisão do professor Ilson Barros. “Esse livro foi idealizado e escrito em 2020, logo nos primeiros meses da pandemia, e o processo se desenvolveu totalmente de forma virtual”, disse Veranúbia.

 

Ela explica que a obra é de estilo livre, “predominando poemas que retratam o momento atual, esperança, fé e homenagens, e se apresentou como uma ferramenta importante de superação de desafios, corroborando para que cada um expressasse e registrasse, de agora para a posteridade, os seus sentimentos e anseios diante desse contexto tão adverso”. “Além dos textos intimistas, o prefácio e as orelhas do livro foram gentilmente escritos, respectivamente, pelas professoras aposentadas e ex-diretoras do Dom Juvêncio, Maria Auxiliadora Melo de Britto e Delfina Fernandes Alves”, acrescentou Veranúbia.

 

A professora Margarida Sibaldo, que leciona Filosofia no Colégio Delmiro de Miranda, afirmou que foi uma honra ter contribuído para a construção do livro. Ainda segundo ela, a ação evidencia “o potencial criativo dos professores, diante de uma intensa rotina de atividades durante as aulas remotas. Foi uma oportunidade maravilhosa,  que se estende aos professores da rede municipal”. 

 

Participaram da cerimônia o prefeito de Canindé, Weldo Mariano; o presidente da Academia Canindeense de Letras e Artes, professor Evanilson Santana (Tinho Santana); a diretora Regional de Educação 9 (DRE 9), professora Meire Ferreira da Silva; a diretora do Colégio Estadual Delmiro de Miranda Britto, Patrícia Anjo, que também é coautora do livro; e o secretário de Educação de Canindé, professor Felino Bonfim Feitosa.

 

Interessados em adquirir exemplares do livro deverão entrar em contato com um dos coautores ou diretamente com a organizadora, pelo telefone/Whatsapp (79) 99988-4993 e fazer a encomenda.

Notícias Anteriores