Secretaria da Educação disponibiliza cartilha sobre gêneros alimentícios para gestores escolares da rede estadual

A ação tem como objetivo garantir a qualidade e a segurança dos produtos destinados à alimentação escolar

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), tornou disponível para gestores de escolas de todo o estado uma cartilha que apresenta a relação dos gêneros alimentícios, além de orientações e fotos dos produtos que serão ofertados às unidades no ano letivo de 2025. O material, disponível para acesso no Sistema de Alimentação Escolar (Saesc), tem como finalidade oferecer mais transparência e conhecimento sobre os alimentos que fazem parte do cotidiano dos estudantes.

As informações contidas na cartilha incluem imagens dos produtos a serem recebidos, suas marcas, as empresas que farão a distribuição, prazos de validade, entre outros dados. Além disso, o material contém, também, um resumo do que é fornecido para as escolas por meio do edital, com as devidas demandas requisitadas pelo departamento.

De acordo com a responsável técnica pelo Serviço de Nutrição e Avaliação do DAE, Dayane Marques, a ideia de criar o material para os gestores veio a partir de visitas realizadas às escolas. “Nós do Departamento de Alimentação Escolar, durante as visitas, identificamos que o ponto principal para um bom recebimento do alimento é a escola. É lá que as pessoas devem estar cientes de todo o processo, como que foi realmente finalizado. Então, a gente sabe que, com eles cientes de todas essas informações, não tem como nenhum produto chegar errado ou ocorrer algum tipo de problema”, diz Dayane.

A diretora do DAE, Lucileide Rodrigues, comenta que a distribuição da cartilha contribui diretamente com a entrega de uma alimentação segura e nutritiva para os alunos da rede. “A cartilha promove uma transparência maior às escolas, mostrando o processo que ocorre desde a compra dos alimentos até a distribuição dentro das escolas, a fim de que todos fiquem informados do que irão receber, e do quanto irão receber”, finaliza a diretora.

Fotos | Arquivo Seed

Notícias Anteriores